Comportamento Entrevistas

O futebol na Web Radio

transmicaoCom o aumento dos usuários da Internet, cada vez mais são pensadas novas formas de entretenimento. Com base neste pensamento surgiram as web rádios. Elas são emissoras de rádio via Internet com a tecnologia streaming – tecnologia que permite o envio de informações multimídia, através de pacotes, utilizando redes de computadores, sobretudo a Internet – gerando áudio em tempo real, havendo possibilidade de emitir programação gravada (Podcast). 

O publicitário Pedro Henrique Fernandes Amorim, 23 anos, é um adepto das web rádios. Além de ouvir, Pedro trabalha na Irádio (www.iradio.com.br) há cerca de um ano e meio fazendo parte da equipe do programa “Independência ou Morte”, que tem um estilo musical, transmitido todo domingo às 22h. Ele conta que as web rádios vêm alcançando muitos ouvintes por todo o Brasil e que a segmentação é o ponto forte. Pedro diz que a publicidade é fundamental na divulgação, e que os sites de relacionamento como Orkut e MSN são os principais divulgadores. “A Internet é uma válvula de escape, você pode trabalhar diversos setores, e de diversas maneiras, dá muito mais trabalho, mas é muito mais prazeroso”. 

Assim como Pedro, o estudante de Jornalismo Gabriel Peres, 24 anos, é administrador e repórter da web rádio Canal Fluminense (www.canalfluminense.com.br). Ele conta que a idéia surgiu pelo amor ao clube em 2001. Em 2003 foi feita a primeira transmissão ao vivo com jogo Fluminense X Atlético Mineiro, pelo Campeonato Brasileiro. A partir daí, o trabalho foi aumentando, a web rádio passou por alguns problemas, mas em 2007 voltou com força total e desde então transmite os jogos do Fluminense ao vivo para todo Brasil. 

Com o sucesso do Canal Fluminense, Gabriel diz que está sendo estudada, pelos organizadores e colaboradores do site, a possibilidade da criação de canais para os outros times (Vasco, Flamengo e Botafogo), mas que isso depende de muito trabalho e de parcerias. O Canal Fluminense trabalha em parceria com a empresa esportiva Adidas. Através de permuta, ela patrocina o site e oferece material esportivo para sorteios. Com uma equipe composta por 19 profissionais, o Canal Fluminense tem colocado profissionais bem treinados no mercado e espera poder formar cada vez mais jornalistas.

Mas se essas rádios parecem por demais segmentadas, no site www.radios.com.br é oferecida uma lista de todas as web rádios que existem no Brasil. Assim, o internauta pode acessar e escolher aquela com que mais se identifica. Se a intenção do internauta é criar a sua própria web rádio, ele pode acessar o site www.brlogic.com.br e aprender o passo-a passo.

Por Tatiane Vargas• 5º período • 07/09/2008 (Jornalismo Digital)

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “O futebol na Web Radio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s