Cultura Música

St. Vincent está de volta com o psicótico “All Born Screaming”

Annie Clark é destaque na lista semanal de lançamentos musicais, junto de Céu, Pet Shop Boys e Sega Bodega

Annie Clark, artista por trás do projeto St. Vincent, lança nesta sexta-feira seu aguardado sétimo álbum “All Born Screaming”. Ela é destaque nos lançamentos musicais desse final de semana, na coluna com curadoria da equipe da Agência UVA. Além de St. Vincent, tem Céu, Pet Shop Boys, Sega Bodega e mais. Confira:

St. Vincent – “All Born Screaming” (Total Pleasure)

St. Vincent, nome artístico da cantora, compositora, produtora e multi-instrumentista Annie Clark, lança nesta sexta-feira seu sétimo álbum de estúdio. “All Born Screaming” é completamente diferente de seu antecessor, o disco inspirado pelo soul “Daddy’s Home” (Loma Vista, 2021). Influenciada pelo rock Industrial de Nine Inch Nails, St. Vincent lançou o single “Broken Man” junto do anúncio do projeto. “All Born Screaming”, segundo Clark, é seu trabalho mais “urgente e psicótico”. Escute “All Born Screaming” aqui.

Em “Broken Man” e “Flea”, St. Vincent tem Dave Grohl, dos Foo Fighters e Nirvana, como baterista. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Céu – “Novela” (Urban Jungle)

“Novela” é o mais novo álbum da Céu. Este é o primeiro álbum de inéditas da cantora e compositora, que lançou “Apká” em 2019. O último trabalho da Céu foi o disco de covers “Um gosto de sol” (Warner, 2021), que reunía versões de músicas de Rita Lee, João Gilberto, Fiona Apple, entre outros. “Gerando na alta”, parceria com a cantora franco-senegalesa Anaiis, foi o único single do projeto. Outras colaborações presentes em “Novela” são “Raiou”, com Ladybug Mecca, e “Into My Novela”, com Loren Oden. Escute “Novela” aqui.

“Novela” tem produção de Pupillo, marido da cantora e figura recorrente de sua discografia, e o produtor americano Adrian Younge. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Pet Shop Boys – “Nonetheless” (Parlophone)

“Nonetheless” é o décimo quinto álbum de estúdio da dupla de Synthpop britânica Pet Shop Boys. Este é o primeiro álbum do grupo, formado por Neil Tennant e Chris Lowe, desde “Hotspot” (x2, 2020). Gravado em 2023, este e o primeiro trabalho em parceria com o produtor James Ford, que já produziu para o Arctic Monkeys, Jessie Ware e Gorillaz. O Pet Shop Boys foi headliner do segundo dia do festival Primavera Sound 2023, que aconteceu em São Paulo, em Dezembro. “Nonetheless” tem apenas dez faixas e conta com o single “Loneliness” e “Dancing Star”. Escute “Nonetheless” aqui.

“Nonetheless” é o primeiro álbum do Pet Shop Boys pela Parlophone em mais de dez anos. O último álbum do duo na gravadora foi “Elysium”, de 2012. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Justice – “Hyperdrama” (Because)

Outra grande dupla da música eletrônica que está de volta nesta sexta-feira são os franceses da Justice. “Hyperdrama” é o quarto álbum de estúdio da dupla Gaspard Augé e Xavier de Rosnay, e o primeiro em oito anos. Seu último trabalho foi “Woman” (Ed Banger, 2016). Em “Hyperdrama”, Justice reune Tame Impala, em “One Night/All Night” e “Neverender”, o cantor de R&B Miguel em “Saturnine” e o Thundercat em “The End”, que encerra o álbum. Escute “Hyperdrama” aqui.

A cruz na capa do álbum é a marca oficial do grupo Justice, que desde seu primeiro álbum, “†” (Ed Banger, 2007), é utilizada em todos os seus álbuns. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Sega Bodega – “Dennis” (ambient tweets)

O cantor e produtor irlandês Salvador Navarrete, conhecido pelo seu nome artístico Sega Bodega, lança nesta sexta-feira seu terceiro álbum de estúdio. “Dennis” dá sequência à “Salvador” e “Romeo” (Nuxxe, 2020, 2021). Sega Bodega é conhecido no cenário do pop alternativo pelas sua parceria com Shygirl, além de colaborações com Dorian Electra, Caroline Polachek e FKA twigs. “Dennis”, segundo Bodega, é uma representação de um dia na vida de alguém com Sono com Movimentação Rápida dos Olhos (ou REM Sleep). A experiência é sobre uma pessoa que não se tem certeza de estar totalmente acordada. Escute “Dennis” aqui

Recentemente, Salvador remixou a canção “Ovule” da Björk, e fez parte da produção de “Oral”, parceria de Björk com Rosalía. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Iron & Wine – “Light Verse” (Sub Pop)

Assim como diversos outros artistas, o cantor e compositor Sam Beam, conhecido como Iron and Wine, teve o processo de criação musical atrapalhado pela pandemia de Covid-19. Somente em 2022, após uma série de turnês, que Beam retomou com a composição de seu novo trabalho. “Light Verse”, seu sétimo álbum, saiu nesta sexta-feira. O trabalho de 10 faixas apresenta os singles “You Never Know”, “Anyone’s Game” e “All In Good Time”, está última um dueto com Fiona Apple. Escute “Light Verse” aqui.

O último álbum de carreira solo do Iron and Wine foi o “Beast Epic” (Sub Pop), lançado em 2017. Depois desse disco, Sam Beam lançou o colaborativo “Years to Burn”, em parceria com a banda Calexico. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Foto de capa: Alex da Corte/Divulgação

Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Taylor Swift é destaque da semana na música com “The Tortured Poets Department”

LEIA TAMBÉM: Duda Beat está de volta com “Tara e Tal” e é destaque na música nesta sexta-feira

3 comentários em “St. Vincent está de volta com o psicótico “All Born Screaming”