Na última quarta-feira (12), a Valve, dona da Steam, revelou três novos produtos de hardware que chegarão em 2026. São eles o “Steam Machine” (um PC compacto), o “Steam Frame” (um óculos de realidade virtual) e um controle chamado “Steam Controller”.
A empresa postou o anúncio oficial em suas redes sociais com um link para assistir um trailer e adicionar na lista de desejos.
A Valve, dona da maior loja de jogos para PC, mostra que está entrando cada vez mais no mercado de hardware. Em 2019, esta lançou um óculos de realidade virtual chamado “Valve Index” e, em 2022, lançou um console portátil que foi considerado um sucesso, o “Steam Deck”, que alcançou mais de três milhões de vendas. Agora a Valve vai tentar emplacar o sucesso novamente, anunciando um console que vai concorrer diretamente com as gigantes Playstation e Xbox.
Confira as especificações divulgadas pela Valve sobre seu novo concole:
- Poder e Performance: É 6 vezes mais potente que o Steam Deck, mirando em jogos com qualidade 4K a 60 fps (com suporte a FSR).
- Armazenamento: 512 GB ou 1TB
- Hardware: Utiliza componentes AMD semi personalizados (CPU Zen 4 de 6 núcleos e GPU RDNA3 com 28 unidades de computação).
- Sistema Operacional: Roda o SteamOS 3 (baseado em Linux), permitindo tanto a experiência de console (inicialização rápida) quanto o uso como PC desktop convencional (KDE Plasma).
A Valve também deu detalhes do seu novo controle do seu óculos de realidade virtual:
Steam Controler:
- Conectividade: Apresenta o Steam Controller Puck, um pequeno transmissor sem fio que também serve como base de carregamento magnética. O Puck garante latência ultra baixa (cerca de 8 ms) e suporta até quatro controles por adaptador.
- Bateria: Oferece mais de 35 horas de autonomia.
- Recursos Táteis: Possui motores táteis aprimorados e atuadores ressoantes lineares nos trackpads e empunhaduras para resposta tátil de alta definição.
Steam Frame:
- Qualidade Visual: Possui telas LCD com resolução de 2.160 x 2.160 pixels por olho, taxas de atualização de 72 a 120 Hz (144 Hz experimental) e lentes pancake que oferecem um campo de visão de até 110°.
- Transmissão Foveada: Utiliza a tecnologia de transmissão foveada, que concentra os detalhes gráficos no ponto exato para onde o jogador está olhando, otimizando a nitidez da imagem e a largura de banda.
- Hardware: É um headset standalone (independente) com um processador Snapdragon 8 Gen 3 (4 nm) e 16 GB de RAM.
Vale lembrar que ainda não há datas de vendas oficiais dos novos produtos da Valve. Também não há informações sobre a venda no Brasil, sendo apenas possível colocar os itens na lista de desejos.
Foto de Capa: Reprodução/X
Reportagem de Rafael Costantino, com edição de texto de Danilo Cupolillo
LEIA TAMBÉM: GTA 6 é adiado novamente pela Rockstar Games para o dia 19 de Novembro de 2026
LEIA TAMBÉM: Nova atualização quebra o mercado de skins do Counter Strike entenda

0 comentário em “Valve dá um passo a frente com seu novo console compacto”