O Palmeiras garantiu vaga na final da Copa Conmebol Libertadores ao golear a LDU (EQU) por 4 a 0 nesta quinta-feira (30), no Allianz Parque, revertendo a desvantagem do jogo de ida. Empurrado pela torcida, com atuação de gala do garoto Allan e decisivo desempenho de Raphael Veiga, o Verdão mostrou força e poder ofensivo para confirmar mais uma decisão continental sob o comando de Abel Ferreira.
O clima pré-jogo era de muita confiança, com a torcida do time brasileiro fazendo um corredor de fogo nas ruas para receber a equipe, confiando no lema “O Palmeiras é o time da virada”. O ambiente dentro do estádio não foi diferente: muito barulho e pressão da torcida. O clube paulista correspondeu dentro de campo, pressionando desde o primeiro minuto, o que era esperado devido ao mau resultado do primeiro jogo. O técnico Abel Ferreira escalou um time ofensivo, com quatro atacantes e apenas dois jogadores de meio-campo.
Logo aos oito minutos, os donos da casa reclamaram de um pênalti em cima do atacante Flaco López, mas o árbitro Wilmar Roldán mandou o jogo seguir. O VAR analisou e manteve a decisão de campo. Mesmo com toda a pressão, o Palmeiras não conseguia criar chances claras no começo da partida, sendo impedido pela linha de cinco montada pela LDU à frente da área. Por outro lado, a equipe equatoriana era nula ofensivamente e o time brasileiro pouco sofria.
Aos 20 minutos do primeiro tempo, apareceu o talento de Allan. Em jogada individual, ele levou da ponta para o meio e acertou o cruzamento na cabeça de Sosa, que apareceu como elemento surpresa na área e raspou de cabeça para o fundo da rede. Assim, abriu o placar para festa do torcedor em São Paulo.
Quinze minutos depois do gol, a equipe equatoriana tentou finalmente agredir o Palmeiras, o que permitiu o contra-ataque. Novamente Allan fez uma linda jogada, passando por três jogadores da LDU e tocando para Vitor Roque, deixando o Verdão em uma situação de três contra um. O atacante tinha duas opções de passe: o próprio Allan e Sosa. Porém, preferiu finalizar para o gol e acabou sendo bloqueado pelo zagueiro Richard Mina.
O 1 a 0 na etapa inicial parecia suficiente, mas o Palmeiras queria o segundo gol para inflamar de vez o estádio. Já nos acréscimos, depois de uma falta na intermediária do campo de ataque, Andreas bateu curto para Sosa, que levantou a bola na área. Vitor Roque tocou de cabeça para o meio, a bola foi mal afastada e sobrou no pé do zagueiro Bruno Fuchs, que chutou com força para o fundo do gol, enchendo o time de esperança para o segundo tempo.
A equipe brasileira manteve o mesmo nível de intensidade na volta do intervalo. Logo aos três minutos do segundo tempo, em jogada pela esquerda, Piquerez tabelou com Sosa, foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Flaco, que cabeceou no contrapé de Domínguez. O goleiro teve reflexo para fazer um milagre e evitar o que seria o terceiro gol do Palmeiras no jogo. A LDU tentou agredir mais o time paulista, porém mostrou pouca criatividade e ofereceu baixo perigo.
Aos 19 minutos da etapa complementar, Abel promoveu as entradas de Felipe Anderson e Raphael Veiga nos lugares de Sosa e Maurício. Logo no primeiro toque na bola, Veiga chamou a torcida ao cobrar uma falta perigosa, defendida por Domínguez. Quatro minutos depois, ele lançou Vitor Roque no contra-ataque. O atacante foi inteligente e devolveu um lindo passe para o meia fazer o terceiro gol do Palmeiras na partida.
A explosão no estádio logo se transformou em expectativa pela virada. Aos 31 minutos, Felipe Anderson arriscou em jogada individual, parou no goleiro e, no rebote, mandou para fora. Pouco depois, Allan brilhou novamente ao driblar quatro adversários e ser derrubado por Gruezo dentro da área. Na cobrança, Raphael Veiga mostrou frieza e converteu a chance virando o placar agregado e selando a noite mágica no Allianz Parque.
Com essa remontada, o Palmeiras vai para mais uma final de Libertadores, a sétima em sua história e a terceira sob o comando de Abel Ferreira. Na decisão, o Palmeiras enfrenta o Flamengo, na reedição da final de 2021 realizada em Montevidéu, quando a equipe paulista se sagrou campeã.
Foto de capa: Cesar Greco/Palmeiras
Reportagem de Alan Matos Melo, com edição de texto de Rafael Zoéga
LEIA TAMBÉM: Flamengo segura o Racing e confirma vaga na final da Libertadores
LEIA TAMBÉM: Norris vence no México e assume a liderança do Campeonato Mundial

Pingback: Dodgers vencem os Blue Jays em série épica e conquistam o bicampeonato da World Series | Agência UVA
Pingback: GP de São Paulo marca disputa tripla pelo campeonato mundial | Agência UVA