A Cidade do México recebeu, na tarde deste domingo (26), a 20ª etapa da Fórmula 1, no Autódromo Hermanos Rodríguez. Lando Norris (McLaren) foi o vencedor da prova. O piloto britânico liderou a corrida de ponta a ponta, com grande vantagem, e ainda assumiu a liderança do Campeonato Mundial de Pilotos ao ultrapassar seu companheiro de equipe, Oscar Piastri. O pódio foi completado por Charles Leclerc (Ferrari), em segundo lugar, e Max Verstappen (Red Bull), em terceiro. O brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) fez uma boa prova e terminou em 10º.
Na largada, Norris se beneficiou da pole position, se distanciou dos outros pilotos e não deu brechas aos adversários, vencendo de maneira autoritária. Logo atrás de Lando, Leclerc conseguiu sobreviver a uma primeira curva intensa, com quatro carros lado a lado, e se manteve na segunda posição. Mesmo sob pressão de Verstappen no fim, o piloto monegasco garantiu o segundo lugar.
O piloto holandês largou na quinta posição, com uma estratégia de pneus diferente dos demais pilotos à sua frente, o que lhe permitiu se beneficiar e terminar na terceira colocação.

(Foto: Reprodução/F1)
A surpresa da prova foi a boa atuação de Oliver Bearman (Haas). O jovem piloto britânico largou em nono, arriscou na primeira volta e se beneficiou do bom desempenho de seu carro, terminando em quarto lugar, a melhor colocação de sua carreira.
O até então líder do campeonato, Oscar Piastri, teve uma corrida discreta. O australiano largou na sétima posição e terminou em quinto. Com os pontos conquistados, Piastri conseguiu reduzir o prejuízo de perder a liderança do campeonato para Norris e manteve-se apenas um ponto atrás do companheiro de equipe.
Os abandonos da prova foram de Liam Lawson (Racing Bulls), Nico Hülkenberg (Sauber), por problema no motor; Fernando Alonso (Aston Martin), por falha nos freios; e Carlos Sainz (Williams), que foi o último a abandonar após rodar e bater na curva do estádio.
Gabriel Bortoleto fez uma boa corrida de recuperação. O brasileiro largou na 16ª posição, executou diversas ultrapassagens, a última delas sobre Isack Hadjar (Racing Bulls), e terminou em décimo, somando um ponto.
O Campeonato Mundial de Pilotos ficou aberto com a vitória de Norris no México. A diferença é de apenas um ponto entre os líderes. Verstappen ainda tem chances de título e diminuiu a distância para 35 pontos em relação ao agora vice-líder Piastri e 36 para o novo líder, Norris. A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas para o Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos.
Foto de capa: Reprodução/F1
Reportagem de Brendon Faria, com edição de texto de Rafael Zoéga
LEIA TAMBÉM: Saiba como Tiago Splitter se tornou o primeiro treinador brasileiro na história da NBA
LEIA TAMBÉM: Verstappen vence com autoridade o GP dos Estados Unidos

Pingback: Flamengo segura o Racing e confirma vaga na final da Libertadores | Agência UVA
Pingback: Palmeiras vive noite mágica, Goleia LDU e vai à final da Libertadores | Agência UVA