O Flamengo garantiu a vaga em mais uma final da Copa Conmebol Libertadores. Jogando no Estádio El Cilindro, em Avellaneda, o rubro-negro segurou o empate por 0 a 0 com o Racing nesta quarta-feira (29) e confirmou a classificação após vencer o jogo de ida por 1 a 0. Mesmo com um jogador a menos desde os 10 minutos do segundo tempo, o time de Filipe Luís mostrou organização e muita garra para resistir à pressão argentina.
O primeiro tempo foi equilibrado, com alternância de domínio entre as equipes. Os donos da casa começaram com mais intensidade, apostando em lançamentos longos e bolas aéreas, e chegaram a assustar em uma cabeçada de Conechny, defendida por Rossi. O time carioca, aos poucos, se ajustou e passou a responder com velocidade pelos lados, especialmente com Carrascal e Luiz Araújo, que levou perigo em dois bons chutes de fora da área, exigindo boas defesas do goleiro Cambeses.
Na volta do intervalo, o Racing partiu para o tudo ou nada, empurrando o Flamengo para o campo de defesa. A pressão aumentou ainda mais quando Gonzalo Plata foi expulso aos 10 minutos, após reagir a uma falta e atingir Marcos Rojo. Com um homem a menos, Filipe Luís reorganizou o time no 5-3-1 e reforçou a marcação com as entradas de Danilo e Bruno Henrique.
Mesmo acuado, o rubro-negro se manteve sólido. Rossi, mais uma vez decisivo, salvou o time em cabeçada de Martínez. Filipe Luís ainda colocou Emerson Royal e Saúl para segurar o resultado, enquanto a equipe argentina seguia tentando na base dos cruzamentos. Em um dos momentos mais polêmicos do jogo, Rojo chegou a ser expulso por uma suposta cotovelada em Léo Ortiz, mas o VAR anulou a decisão.
Nos minutos finais, o time mandante pressionou, e Vietto teve a melhor chance da partida, mas parou em Rossi, que garantiu o empate e a classificação heroica do Flamengo para mais uma final continental. Agora, o Flamengo aguarda o vencedor de LDU (EQU) e Palmeiras para conhecer o adversário na decisão marcada para Lima, no sábado (29 de novembro).
Foto de capa: Adriano Fontes/Flamengo
Reportagem de Rafael Zoéga
LEIA TAMBÉM: Norris vence no México e assume a liderança do Campeonato Mundial
LEIA TAMBÉM: Saiba como Tiago Splitter se tornou o primeiro treinador brasileiro na história da NBA

Pingback: Palmeiras vive noite mágica, Goleia LDU e vai à final da Libertadores | Agência UVA
Pingback: Torcedores do Flamengo vivem mistura de ansiedade, confiança e desejo de revanche antes da final da Libertadores | Agência UVA