“LUX” é o mais novo álbum da cantora e compositora espanhola Rosalía. Anunciado de forma criativa e diferenciada, o sucessor do “Motomami” (Columbia, 2022) está com divulgação presente em telões em Madrid, Espanha e em Nova York, do qual foi anunciado a data do lançamento do disco para 7 de novembro. A partir de referências religiosas, gravações de orquestras em igreja, lançamentos de partituras e live via TikTok, a cantora dá o pontapé inicial em sua nova era.


Em lives no TikTok e Instagram, a artista aparecia se arrumando com seu time para uma apresentação de sua nova era na Plaza del Callao, em Madrid.
Durante a transmissão, a artista mostrava seu novo visual com um circulo descolorido em seu cabelo, representando uma auréola. Os símbolos religiosos são peças-chave para “LUX”.


Após a live, a artista divulga em seu website a pré-venda do vinil e CD do álbum de estúdio. Na capa, a artista se veste de freira. Já na contracapa, Rosalía se encontra nua em uma cama na posição de um crucifixo.


O primeiro anúncio envolvendo músicas inéditas foi feito pela própria Rosalía na divulgação de uma partitura musical em sua página do Substack, no dia 13 de outubro. O escrito de “Berghain”, cujo nome é de um dos clubes mais requisitados da Europa, localizado em Berlim, foi reproduzido por músicos profissionais nas redes sociais, em instrumentos como piano, violino, flauta, violão e acordeão.

Rosalía volta a demonstrar que está em um outro patamar. Ela publica algumas partituras e desencadeia uma onda de músicos que as tocam no TikTok. Sem nem mostrar um segundo de áudio, já estamos ouvindo sua nova era. Sempre na vanguarda, ditando o ritmo da indústria.
“ROSALÍA INFO”, em tradução livre, via X.
No domingo, 19, em sua página no Instagram, Rosalía apresentou mais uma prévia de músicas novas. A artista aparece em uma igreja, usando um terço, e vira a câmera mostrando uma orquestra, evidenciando arranjos clássicos e eruditas para esta nova era.
Foto de capa: Reprodução/Site da Rosalía
Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner
LEIA TAMBÉM: A nova cara da MPB: conheça a geração que está reinventando a música brasileira
LEIA TAMBÉM: “Camp Rock 3” e a força da nostalgia: como os anos 2000 continuam moldando o entretenimento

Pingback: Grammy 2026: veja as indicações da nova edição da premiação | Agência UVA