Cultura Música

Jup do Bairro lança primeiro álbum e é destaque dos lançamentos da semana

"Juízo Final" é o primeiro disco da carreira de Jup do Bairro, e conta com participações especiais de Negro Leo e Black Pantera

Cantora, compositora, produtora, rapper, atriz e apresentadora, Jup do Bairro lança, nesta sexta-feira (17) “Juízo Final”, seu primeiro álbum de estúdio em carreira solo. A artista é um dos destaques da coluna de lançamentos musicais da Agência UVA, que nesta edição também apresenta novidades de nomes internacionais como Tame Impala e Silvana Estrada, e nacionais como Gal Costa. Confira:

Jup do Bairro – “Juízo Final” (Meia Noite FM)

Primeiro álbum da carreira da multiartista paulistana Jup do Bairro, “Juízo Final” foi lançado nesta sexta-feira (17). Este é o primeiro trabalho da cantora, rapper e poeta desde o EP “in.corpo.ração” (Independente), lançado em junho de 2024. O disco conta com produção de Jup, FUSO!, Apeles, Baby Plus Size, Exfera, CyberKills, Thiago Klein e VINEX. Um lançamento da Natura Musical por meio do selo Meia Noite FM, “Juízo Final” conta com participações especiais da banda de metal Black Pantera, da ativista trans Indianarae Siqueira e do cantor e produtor Negro Leo. Escute “Juízo Final” aqui.

“Juízo Final” tem direção criativa de Jup do Bairro e Gabe Lima. (Foto: Reprodução/X)

Tame Impala – “Deadbeat” (Columbia)

“Deadbeat” é o quinto álbum de estúdio da Tame Impala, banda e projeto do australiano Kevin Parker. Primeiro disco desde “The Slow Rush” (Island, 2020), este novo trabalho é descrito como mais eletrônico e voltado para as raves. “Deadbeat” marca uma nova fase na vida de Parker, que recentemente se tornou pai de duas crianças, fruto de seu casamento com Sophie Lawrence. Escute “Deadbeat” aqui.

“Deadbeat” é fortemente inspirado pela cultura “bush doof ” (como é conhecido as raves australianas). (Foto: Reprodução/Pitchfork)

Bar Italia – “Some Like It Hot” (Matador)

Após conquistar um público maior com seus últimos álbuns “Tracey Denim” e “The Twits” (2024), o trio britânico Bar Italia está de volta com mais um lançamento pela Matador Records. “Some Like It Hot”, lançado no dia 17 de outubro, tem como título uma referência ao filme “Quanto Mais Quente Melhor” (1959), comédia estrelada por Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon. O álbum prossegue com o som indie rock apresentado nos trabalhos anteriores da banda. Escute “Some Like It Hot” aqui.

Bar Italia é formada pela italiana Nina Crisante nos vocais, e Jezmi Tarik Fehmi  e Sam Fenton na guitarra e nos vocais. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Silvana Estrada – “Vendrán Suaves Lluvias” (Glassnote)

Vencedora do Grammy Latino, a cantora e compositora mexicana Silvana Estrada está de volta com seu terceiro álbum de estúdio. “Vendrán Suaves Lluvias”, mais um delicado álbum de folk latino, é o primeiro trabalho de estúdio de Estrada em três anos, desde “Marchita” (Glassnote, 2022) e o EP “Abrazo” (Glassnote, 2022). Desenvolvido durante este intervalo de três anos, o álbum foi produzido entre Montreal, Barcelona e Cidade do México. Escute “Vendrán Suaves Lluvias” aqui.

“Vendrán Suaves Lluvias” vem de um poema de Sara Teasdale, em inglês “There Will Come Soft Rains”, escrito em 1918 durante a Primeira Guerra Mundial. (Foto: Reprodução/Pitchfork)

Gal Costa – “As várias pontas de uma estrela – Ao vivo no Coala(Biscoito Fino)

No dia 17 de setembro de 2022, foi realizada a última apresentação ao vivo de Gal Costa, durante o festival Coala, em São Paulo, dois meses antes de sua morte em novembro do mesmo ano. “As várias pontas de uma estrela – Ao vivo no Coala” é o registro em áudio lançado três anos depois, mixado e masterizado para o lançamento especialmente para a comemoração de 80 anos da artista. O repertório inclui hits como “Divino Maravilhoso”, “Vapor Barato” e “Baby”, e participações de Rubel e Tim Bernardes. Escute “As várias pontas de uma estrela – Ao vivo no Coala” aqui.

A capa de “As várias pontas de uma estrela”, de autor desconhecido, replica os lábios vermelhos de Gal na capa do álbum “O Sorriso do Gato de Alice” de 1993. (Foto: Reprodução/Sopa Cultural)

Vanguart – “Estação Liberdade” (Deck)

Oitavo álbum do duo folk mato-grossense Vanguart, “Estação Liberdade” é lançado nesta sexta-feira (17) pelo selo independente Deck. Este é o primeiro trabalho de estúdio de Hélio Flanders e Reginaldo Lincoln desde a duologia “Intervenção Lunar” e “Oceano Rubi”, lançada em 2021 e 2022. “Estação Liberdade” inclui os singles “Estação Liberdade” e “A Vida é um Trem Cheio de Gente Dizendo Tchau”. Escute “Estação Liberdade” aqui.

O fotógrafo Andrei Moyssadis, que já trabalhou com Tim Bernardes e em filmes como “Homem com H”, assina a capa de “Estação Liberdade”. (Foto: Reprodução/G1)

Foto de capa: Reprodução/SESC Vila Mariana

Reportagem de Vinicius Corrêa

LEIA TAMBÉM: Urias lança “Carranca” e é destaque dos lançamentos musicais da semana

LEIA TAMBÉM: Taylor Swift lança “The Life of a Showgirl” e é destaque dos lançamentos musicais da semana

2 comentários em “Jup do Bairro lança primeiro álbum e é destaque dos lançamentos da semana

  1. Pingback: Lily Allen surpreende com álbum inédito nos lançamentos musicais da semana | Agência UVA

  2. Pingback: Florence + the Machine lança “Everybody Scream” e é destaque da semana na música | Agência UVA

Deixe um comentário