O edital para a 5ª edição do Prêmio Universitário de Jornalismo, promovido pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), já foi liberado. A premiação tem como objetivo exaltar os melhores trabalhos produzidos por alunos. Os estudantes dos cursos da área de comunicação de todos os campi (Tijuca, Barra da Tijuca e Cabo Frio) podem participar e tem até segunda-feira (20) para realizar as inscrições.
Neste ano, o evento acontecerá no dia 11 de novembro, no campus Tijuca, e homenageará o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, que está completando 90 anos de atuação. O início acontecerá na parte da manhã com palestras e a finalização será à noite, com a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos.
O Prêmio de Jornalismo já coroou diversos trabalhos ao longo das suas quatro edições anteriores. A cada ano, mais produções são inscritas na competição. Para este ano, a expectativa é de manter o crescimento no número de trabalhos, em relação ao ano passado, assim como explica o coordenador e professor do curso de Jornalismo da UVA, Altayr Derossi.
“A expectativa para esse ano é de aumentar o número de inscritos. Ano passado tivemos cerca de 100 inscrições ou 120. Nós pretendemos alcançar um número maior esse ano. Eu, como coordenador, tenho uma expectativa de pelo menos, umas 200 inscrições, porque eu entendo que esse prêmio é um momento único onde o aluno vai poder desenvolver toda a sua prática”, afirma Altayr.
Além do otimismo com o aumento das inscrições, o coordenador também destacou a importância da análise de projetos dos estudantes ser feita por profissionais atuantes no mercado de trabalho. No áudio abaixo, o professor comenta sobre sua satisfação com o atual momento do curso e as categorias do prêmio.
As categorias que os estudantes podem concorrer são:
- Jornalismo Online
- Fotojornalismo
- Podcast
- Radiojornalismo
- Telejornalismo
- Documentário
- Projeto gráfico visual de periódico jornalístico
Acesse aqui o edital para verificar detalhes.

(Foto: Reprodução/NFoto)
Diversos alunos foram contemplados com os troféus de vencedores do Prêmio de Jornalismo. Assim, a Agência UVA foi saber um pouco mais sobre os últimos vencedores. Entre eles está o estudante de Jornalismo na UVA, Átila Cevidanes, que conquistou o primeiro lugar no ano passado na categoria de Telejornalismo. Ele comenta sobre o aumento da confiança em suas produções após receber o prêmio.
“No ano passado eu ganhei o prêmio na categoria de telejornalismo com a minha matéria sobre o uso de Inteligência Artificial nas universidades. Eu fiquei muito feliz de ganhar esse prêmio, acho que foi muito bom para mim. Me senti muito mais apto a fazer as coisas e me deu uma confiança muito maior”, comenta Átila.

(Foto: Reprodução/NFoto)
O aluno da instituição ainda complementa sobre a satisfação de ter tido a sua matéria sendo exibida no Giro Universidade, do Canal Futura. No áudio abaixo, inclusive, ele conta como foi a experiência de ver seu trabalho apresentado na televisão.
Outro universitário que também foi vencedor na categoria de Telejornalismo foi Alex Leoni. Ele fala um pouco sobre a gratificação que foi ter o seu trabalho avaliado e premiado por um júri formado por diferentes profissionais que atuam no mercado.
“Eu acho que vencer o Prêmio de Jornalismo foi um reconhecimento muito importante. Mas, o mais importante para mim foi que esses trabalhos foram avaliados por profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho. Isso me deu mais confiança na minha trajetória profissional”, conta o estudante.
Alex ainda comenta que a conquista o motivou a produzir novos trabalhos voltados para a competição em anos seguintes. No relato abaixo, ele fala sobre a produção de seus futuros projetos acadêmicos.
A ex-aluna e agora jornalista formada pela UVA, Maria Luiza Danezi, também conquistou o primeiro lugar no final de 2024, na categoria Jornalismo Online. Ela destacou uma mistura de sentimentos de surpresa e felicidade ao receber o troféu.
“Foi a primeira vez que eu ganhei um primeiro lugar. E eu não estava esperando, assim, sabe? Eu inscrevi a minha reportagem que eu fiz com a ajuda de outros dois colegas e eu inscrevi sem muitas esperanças, assim, para ver no que ia dar”, conta Maria Luiza.
Ela encerra seu relato enfatizando a complexidade de elaborar uma grande reportagem, destacando que ser premiada por esse esforço foi uma experiência marcante. No áudio abaixo, ela fala como se sentiu gratificada ao receber a primeira posição como recompensa.
O prêmio continua como uma iniciativa para destacar a criatividade e alunos que tenham talento voltado às produções. Para realizar a sua inscrição e saber mais detalhes, acesse aqui o edital completo.
Foto de capa: Reprodução/NFoto
Reportagem de Brendon Faria, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Mostra de publicidade da UVA completa 10 anos confira o depoimento de quem já venceu
LEIA TAMBÉM: Victoria’s Secret Fashion Show: diversidade e música marcam nova era

Pingback: Mostra de Publicidade da UVA completa 10 anos: confira o depoimento de quem já venceu | Agência UVA
Pingback: 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática ocorre e celebra parcerias estratégicas e debate uso crítico da tecnologia | Agência UVA
Pingback: Profissionais da Acerj debatem o futuro e a importância do diploma no 5º Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA | Agência UVA
Pingback: 5º Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA premia estudantes | Agência UVA