Esporte

Verstappen volta a vencer na Itália e quebra recorde da Fórmula 1

Piloto holandês dominou a corrida em Monza

A hegemonia da McLaren foi quebrada por Max Verstappen (Red Bull), que venceu após oito corridas, com uma atuação sólida do começo ao fim neste domingo (7), no Grande Prêmio (GP) da Itália de Fórmula 1, no autódromo de Monza. A largada marcou a 75ª participação do circuito na categoria, que faz parte do calendário desde a criação da competição. Completaram o pódio a dupla laranja, com Lando Norris e Oscar Piastri. O brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) somou pontos e terminou na oitava posição.

A atuação de destaque de Verstappen já começou no sábado (6), na classificatória para a corrida. O holandês, além de garantir a pole, quebrou o recorde de velocidade média em uma volta, com aproximadamente 264,6 km/h. Ele superou Lewis Hamilton, que detinha o recorde com sua Mercedes, também no Grande Prêmio da Itália, com a marca de 264,3 km/h.

Na largada da prova no domingo, Max largou de forma agressiva e chegou a colocar Norris na grama na reta inicial. A disputa seguiu até a primeira chicane, onde Verstappen não fez o traçado adequado e teve que ceder a primeira posição. Mas, quando a asa móvel foi habilitada na volta seguinte, ele retomou a liderança e não cedeu novas oportunidades até garantir sua terceira vitória na temporada.

Verstappen abriu distância dos adversários na liderança da corrida.
(Foto: Reprodução/F1)

Ainda no início da prova, tivemos a ultrapassagem de Charles Leclerc (Ferrari) sobre Piastri, mas logo o piloto australiano retomou a posição. A dupla da McLaren fez uma corrida constante, mas pouco inspirada. Além de uma breve disputa entre si pela segunda e terceira posições, nada fizeram para ameaçar a vitória do piloto da Red Bull.

A dupla da Ferrari, que corria em casa, Leclerc e Hamilton, extraíram o máximo de seus carros, mas não foi o suficiente para alcançar algo melhor, terminando em quarto e sexto lugares, respectivamente. O brasileiro Gabriel Bortoleto teve um bom fim de semana: largou de um importante sétimo lugar, manteve-se constante durante toda a prova, mas perdeu uma posição devido a um imprevisto em sua parada nos boxes. Ainda assim, saiu com quatro pontos somados na oitava posição.

Os pilotos que não completaram a prova foram Nico Hülkenberg (Sauber), que abandonou logo na volta de apresentação com uma falha no carro, e Fernando Alonso (Aston Martin), que, na volta 26, teve a suspensão dianteira quebrada ao passar por uma zebra alta na borda da pista.

Apesar da vitória de Verstappen, o Campeonato Mundial de Pilotos não teve alterações na liderança. Oscar Piastri segue como líder, com diferença de 31 pontos para o segundo colocado e companheiro de equipe, Lando Norris. Max se mantém na terceira posição com 63 pontos atrás do vice-líder. A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas para mais um circuito de rua, desta vez na cidade de Baku, no Azerbaijão.

Foto de capa: Reprodução/F1

Reportagem de Brendon Faria, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Seleção Brasileira vence e convence em atuação contra o Chile no Maracanã

LEIA TAMBÉM: Cadillac anuncia seus pilotos para a Fórmula 1

4 comentários em “Verstappen volta a vencer na Itália e quebra recorde da Fórmula 1