Esporte

Cadillac anuncia seus pilotos para a Fórmula 1

Equipe contrata pilotos experientes para seu novo projeto em 2026

A Fórmula 1 terá uma novidade a partir da temporada de 2026: a entrada da Cadillac como a 11ª equipe do grid. O anúncio oficial foi feito na última terça-feira (26), em comunicado da montadora norte-americana, confirmando que o mexicano Sérgio Pérez e o finlandês Valtteri Bottas formarão a dupla de pilotos. Ambos, experientes na categoria, foram escolhidos para liderar o projeto que marca a estreia da montadora no campeonato.

Durante todos os anos de competição a Fórmula 1 era composta por 20 pilotos, distribuídos em dez equipes para formar o grid. Porém, com as recentes mudanças nos mandatários da categoria, os norte-americanos passaram a exercer grande influência sobre a competição. Com isso, ocorreram transformações, como o aumento do número de corridas nos Estados Unidos e a maior comercialização do esporte como produto de entretenimento. A alteração mais recente foi a criação e inclusão da Cadillac na Fórmula 1, totalizando agora 11 equipes e 22 pilotos na pista.

Para representar a montadora em seu primeiro ano na competição, foram contratados o finlandês Valtteri Bottas e o mexicano Sérgio Pérez. Tanto Bottas quanto Perez tem 35 anos e são experientes dentro do ambiente da Fórmula 1. Juntos, eles somam 527 largadas e 16 vitórias na categoria ao longo de suas carreiras.

“Eles já viram de tudo e sabem o que é preciso para ter sucesso na Fórmula 1. Mas, mais importante, eles entendem o que significa ajudar a construir uma equipe”, disse o líder da equipe Cadillac, Graeme Lowdon.

Apesar da experiência da dupla, suas últimas performances foram inconsistentes. O piloto finlandês foi reserva da Mercedes em 2024, mas antes corria pela Alfa Romeo, que se tornou Kick Sauber, sem muito destaque. Enquanto isso, o piloto mexicano enfrentou uma queda de rendimento acentuada na Red Bull no final de 2022 e em 2023, quando acabou sendo retirado do cockpit e permaneceu fora das pistas até o anúncio da Cadillac.

“Ingressar na Cadillac Formula 1 Team é um novo capítulo incrivelmente emocionante na minha carreira. Desde nossas primeiras conversas, pude sentir a paixão e a determinação por trás desse projeto”, comentou Pérez.

A nova dupla da Cadillac estreará nas pistas na temporada de 2026 da Fórmula 1. Esse será também o ano em que entrarão em vigor mudanças na concepção dos carros, com novos detalhes ainda a serem divulgados. Entre eles, já se sabe que os modelos não serão tão largos quanto os atuais, o que pode representar uma oportunidade para que novas equipes se destaquem.

Foto de capa: Divulgação/Cadillac Formula 1 Team

Reportagem de Brendon Faria, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Ancelotti convoca Seleção para últimos jogos das Eliminatórias

LEIA TAMBÉM: GP da Bélgica: Piastri volta a vencer em corrida marcada por chuva e atrasos

1 comentário em “Cadillac anuncia seus pilotos para a Fórmula 1

  1. Pingback: Verstappen volta a vencer na Itália e quebra recorde da Fórmula 1 | Agência UVA

Deixe um comentário