Neste domingo (27), foi disputado o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, no circuito de Spa-Francorchamps. O final de semana contou com a corrida Sprint no sábado (26), vencida por Max Verstappen (Red Bull). A prova regular sofreu um longo atraso devido às condições climáticas, mas isso não impediu a vitória de Oscar Piastri (McLaren). Completaram o pódio seu companheiro de equipe Lando Norris (McLaren) e Charles Leclerc (Ferrari). O brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) pontuou mais uma vez e ficou na nona posição.
As emoções do final de semana já começaram no sábado, com a corrida Sprint. Piastri largou na pole position, mas antes de completar a primeira volta, foi ultrapassado por Verstappen. O piloto holandês largou de maneira agressiva e, ao ultrapassar Oscar, não deu brechas para perder a primeira posição, garantindo a vitória na corrida curta.
A disputa no domingo atrasou em mais de uma hora por conta da chuva intensa que atingiu o circuito. Com o cessar da chuva, o procedimento de início foi realizado com uma largada em movimento atrás do safety car. Norris largou na pole position e aparentava conseguir se manter na liderança da prova, mas foi ultrapassado por Piastri antes mesmo do término da primeira volta da corrida sob bandeira verde. Após a manobra, Piastri não ofereceu oportunidades para ser ultrapassado novamente e garantiu sua sexta vitória na temporada.
O circuito apresentava diversos pontos molhados no início da disputa. Mas, conforme as condições foram melhorando, os primeiros pilotos que realizaram a troca dos pneus de pista molhada para seca se beneficiaram no final da prova, com diversas posições ganhas. Além da dupla da McLaren, Leclerc completou o pódio da corrida. O piloto da Ferrari teve uma performance sólida e ficou com o terceiro lugar. Ele também suportou a pressão constante de Verstappen, que finalizou na quarta colocação.

(Foto: Reprodução/F1)
Um dos grandes destaques da prova foi Lewis Hamilton (Ferrari), que teve uma classificatória ruim e começou a corrida na 18º posição. No entanto, o sete vezes campeão mundial fez uma corrida de recuperação, sendo um dos primeiros a trocar para os pneus de pista seca, à medida que as condições melhoravam após a chuva. Ele terminou na sétima colocação.
Gabriel Bortoleto também teve uma boa apresentação. O brasileiro conquistou uma boa posição de largada com o décimo lugar na classificação. O piloto da Sauber demonstrou resiliência, mesmo diante das condições adversas da pista, e finalizou em nono, somando mais dois pontos para ele e sua equipe.
Com a vitória, Piastri aumentou a distância como líder no Campeonato Mundial de Pilotos para 16 pontos. O segundo colocado, Norris, segue na briga com seu companheiro de equipe pelo título mundial. Já no Mundial de Construtores, a McLaren segue imbatível na liderança, com mais que o dobro de pontos da segunda colocada, Ferrari. A Fórmula 1 retorna já no próximo final de semana, com o Grande Prêmio da Hungria, última corrida antes da pausa de um mês da categoria.
Foto de capa: Reprodução/F1
Reportagem de Brendon Faria, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: GP da Inglaterra: Norris vence na chuva e Hülkenberg conquista pódio inédito
LEIA TAMBÉM: Wimbledon 2025: Sinner vence revanche contra Alcaraz e Swiatek conquista o feminino

Pingback: Cadillac anuncia seus pilotos para a Fórmula 1 | Agência UVA