Comunicação Evento

Rio2C 2025: César Tralli e Renata Lo Prete refletem sobre credibilidade nos dias atuais

Os jornalistas ainda compartilharam as próprias experiências que tiveram na carreira

O Summit Globo Acontece trouxe César Tralli e Renata Lo Prete para participarem do painel “O papel do jornalismo na construção de confiança”. Realizado na última terça-feira (27), a palestra foi parte da programação da Rio2C, considerado o maior evento de criatividade e inovação da América Latina.

Além de ter tratado como tema central a importância do jornalismo profissional nesse processo da construção da confiança do público, a conversa ainda reuniu dois dos principais nomes do jornalismo brasileiro. Lo Prete é âncora do Jornal da Globo e Tralli é apresentador do Jornal Hoje.

A dupla de jornalistas marcou presença na Rio2C.
(Foto: Isabel Vieira/AgeCom)

Ambos os profissionais de comunicação compartilharam suas experiências e refletiram sobre questões que envolvem os obstáculos que a imprensa tem enfrentado num contexto de polarização e desinformação. Para Renata, a confiança é parte fundamental para uma comunicação eficaz.

“A comunicação plena só se realiza quando existe confiança”, afirmou Lo Prete.

Partindo do mesmo princípio, César Tralli acrescentou um olhar voltado aos tempos atuais com a existência e participação da Inteligência Artificial (IA). Para o jornalista, essa situação tem sido uma adversidade que surgiu por conta dos avanços tecnológicos.

“Esse trabalho de confiança passa até por um desafio tecnológico por meio da sofisticação da IA”, analisou o apresentador.

Os dois profissionais também reforçaram que o compromisso com a verdade é o que de fato sustenta toda a credibilidade da função do jornalismo na sociedade, mesmo num contexto de disseminação de fake news além do excesso de informações. Lo prete, inclusive, reforçou que a tarefa de um jornalista é ser um mediador entre os fatos e a sociedade.

Ambos os representantes da Globo ainda trouxeram reflexões sobre os projetos de fact-checking. O apresentador do Jornal Hoje, por exemplo, compartilhou perspectivas sobre a iniciativa “Fato ou Fake?”. Outro ponto abordado foi a maneira pela qual o contato constante com os telespectadores pelas redes sociais expande a percepção sobre as necessidades do público. Na visão de Tralli, não há nada maior do que o interesse público que seja capaz de nortear o jornalista.

Nesse mesmo sentido, Lo Prete apresentou os conceitos pelos quais se baseia na ao se mover na prática diária na área. Segundo ela, valores como transparência, isenção e proximidade são essenciais. A profissional ainda expôs o que pensa sobre o processo de confiança nos 100 anos de existência do Grupo Globo.

“O que é essa longa história de cem anos do que uma longa história de construção de confiança junto ao público em diferentes plataformas”, refletiu a âncora.

Para além da história do grupo de comunicação, César Tralli buscou apresentar o modo pelo qual a população auxilia o trabalho jornalístico no presente e como isso influencia num futuro próximo também. O apresentador ainda fez questão de agradecer a plateia que na ocasião representava toda a população.

“Vocês aí trazem para a gente esse combustível que a gente precisa para seguir em frente e procurar ser cada vez melhor. Muito obrigado de coração”, disse Tralli.

O debate entre a dupla de jornalistas acontece num momento pelo qual a credibilidade dos veículos tradicionais precisa se reafirmar passo a passo diante de um ambiente digital repleto de conteúdos duvidosos. A participação de nomes respeitados como eles no evento fortalece o pacto por um jornalismo que esteja cada vez mais conectado com a sociedade.

Foto de capa: Isabel Vieira/AgeCom

Reportagem de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Rio2C: confira os destaques da programação do evento

LEIA TAMBÉM: Indústria audiovisual carioca vira tema de palestra na Rio2C

Avatar de Desconhecido

Olá! Me chamo Gustavo e tenho 23 anos. Nasci e cresci na Zona Norte do Rio de Janeiro. Sou criativo, leal e apaixonado tanto pela escrita quanto por esportes. Atualmente estudo Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pretendo evoluir cada vez mais.

4 comentários em “Rio2C 2025: César Tralli e Renata Lo Prete refletem sobre credibilidade nos dias atuais