Cultura Música Moda

Lady Gaga no Rio: confira alguns dos looks mais icônicos da carreira da cantora

Relembre looks icônicos da diva pop antes de seu show gratuito na praia de Copacabana

Quando falamos sobre Lady Gaga, é inevitável não pensarmos sobre toda sua trajetória na moda. A cantora, que sempre foi mestre em unir o mundo da música com o mundo fashionista, está com o show confirmado em Copacabana no dia 3 de maio na segunda edição do “Todo Mundo no Rio”, evento promovido pela Prefeitura do Rio. O show, que sequencia o espetáculo de Madonna em 2024, acontece após o lançamento de seu mais novo disco “MAYHEM”.

Pensando nisso, a Agência UVA relembra nessa reportagem alguns dos momentos mais icônicos e controversos da cantora no mundo da moda.

O vestido de carne no VMA 2010

Sendo um dos looks mais icônicos e controversos da cantora, o famoso vestido feito de carne argentina do VMA 2010 foi obra do estilista Franc Fernández. O vestido contou com o uso de químicos para preservação e tinta vermelha para manter o aspecto de carne.

Na época, diversas organizações de direitos dos animais condenaram a atitude de Gaga. A peça já ficou em exibição no Rock Hall de Cleveland. Em recente entrevista, ao ser questionada se usaria carne crua em seus looks novamente, Gaga respondeu que não.

Jo Calderone no VMA 2011

Jo Calderone foi o alter-ego masculino criado por Gaga que surgiu em 2010 para o clipe do hit “You & I”. Nesse ano, o look da cantora contou com peças de Dior Homme, Brooks Brothers, Emporio Armani, Uniqlo e botas de Dr. Martens.

Versace no American Music Awards em 2013

Durante a era do seu disco “ARTPOP”, Gaga apareceu na premiação com um vestido Versace da coleção Primavera/Verão 2014. O look pode ser interpretado também como uma homenagem a estilista Donatella Versace, da qual Gaga referenciou em sua música “Donatella” do mesmo álbum.

Oscar em 2019

Lady Gaga conseguiu seu primeiro Oscar com a canção original “Shallow” para o filme “Nasce Uma Estrela”, no qual também era protagonista. Para a noite, Gaga escolheu Brandon Maxwell para a festa pós premiação.

Um dos destaques do visual é o colar icônico da Tiffany com o diamante amarelo. Ela foi a primeira pessoa a usar a peça depois de Audrey Hepburn, em 1961, para o filme “Bonequinha de Luxo”.

Performance de “Paparazzi” no VMA 2009

Para o que muitos consideram uma das melhores performances da cantora, Gaga se apresentou no Video Music Awards de 2009 usando o que chamam de “Bleeding Bodysuit” da Haus of Gaga.

MET Gala em 2019

Lady Gaga foi a co-anfitriã do MET Gala 2019, cujo tema honrava o Camp. Para a ocasião, a cantora escolheu a extravagância junto ao estilista Brandon Maxwell, em um look que se transformava em quatro ao longo de sua performance na escadaria do MET. Para compor o look, foram usadas jóias Tiffany & Co que totalizam mais de 1 milhão de dólares.

Super Bowl LI, em 2017

Em sua performance no show de intervalo do Super Bowl LI, Brandon Maxwell e Sophia Phonsavahn foram os responsáveis pelo styling de Gaga, que usava figurinos feitos sob medida da Versace.

Look do clipe de “Poker Face”, em 2009

O figurino de lastex usado no clipe da música “Poker Face” é um dos que os fãs mais escolhem usar para representar a cantora. Por muito tempo, Lady usou a identidade visual de cabelos grandes loiros e óculos escuros quadrados. Diversas vezes, o cabelo loiro vinha acompanhado de um penteado em formato de laço.

Os icônicos saltos peculiares da era “The Fame Monster

Uma das marcas de Lady Gaga são seus saltos em formatos arredondados e diferentes. Usado em clipes como o de “Bad Romance”, eles fazem parte do estilo da cantora até hoje.

Foto da capa: Lady Gaga/Instagram

Reportagem de Cássia Verly, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Lady Gaga lança álbum inspirado em Arlequina e é destaque da semana

LEIA TAMBÉM: “Coringa: Delírio a Dois”: sequência do grande sucesso não mostra a que veio