A entrevista é uma ferramenta essencial no campo da Comunicação, fundamental para construir narrativas envolventes, muitas vezes criando histórias que dão voz às minorias e promovem conexão emocional com quem assiste.
Neste semestre na disciplina Conexões e Narrativas Sociais, ministrada pela professora Daniela Oliveira, os quase 80 alunos se dividiram em grupos para produzir 10 entrevistas com personagens fortes que compartilharam em vídeos suas histórias.
“No produto final desta disciplina os estudantes deveriam produzir vídeos contendo uma entrevista com bons personagens, que contassem boas histórias. Todas elas deveriam ter alguma relação com a disciplina e os assuntos trabalhados, de alguma forma em sala de aula”, diz a professora.
Confira:
“O Verdadeiro Rap”
Nesta entrevista, Jr – O Primeiro, fundador do estúdio BlackRap, localizado na Baixada Fluminense, compartilha como o rap foi essencial para superar a depressão. O rapper teve uma infância marcada por uma relação conturbada com o pai, além de outras dificuldades.
Durante o bate-papo, Jr também reflete sobre como o sistema molda a visão da sociedade sobre pessoas negras, destacando a importância da arte como instrumento de resistência e transformação.
“Enraizando Cultura”
O Instituto Enraizados, localizado em Morro Agudo, Nova Iguaçu, é um importante polo cultural e social na Baixada Fluminense, com 25 anos de atuação. Nessa entrevista, o DJ Dorgo, um dos fundadores do projeto, fala das ações e desafios do Instituto.
“Do sonho à conquista”
Rompendo a rigidez das estruturas sociais e as mazelas da desigualdade social, Vanessa Farah fez de seus sonhos uma realidade. Nascida e criada na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro e, atualmente, moradora do Leblon, bairro nobre da Zona Sul carioca, Vanessa mostrou que o conhecimento tem o poder de mudar os nossos destinos.
“A arte por Fernando Bohrer“
Fernando Bohrer narra parte de sua trajetória no mundo da arte. Expondo todo o processo de superação da pressão por uma carreira mais tradicional, ele mostra que a realização de um sonho pode mudar completamente uma vida e a forma como a enxerga.
“Conquistas e desafios: a história de Claudemir Santos”
A entrevista acompanha a história de Claudemir Santos, medalhista paraolímpico e professor universitário, que compartilha com o público seus desafios e suas conquistas, incluindo sua trajetória como fundador da Associação Vencedores Adaptados (AVA).
“Desafios de um nordestino no meio musical”
Layn Lessa é músico e fundador da produtora Doody Records. Natural de Macau (RN), Layn aborda questões como a influência do trap e do rap no Nordeste, as diferenças culturais entre as regiões Sudeste e Nordeste e como ele aborda essas diferenças em seus trabalhos.
“Entre cenas e sonhos”
Xande Valois iniciou sua carreira em 2012 e desde então se destacou em diversas produções da TV e do cinema brasileiro. Xande conta um pouco sobre sua jornada, relembrando os desafios e aprendizados dos papeis realizados. Ele fala também sobre como cresceu junto com seus personagens, mesclando a vida pessoal com a profissional, e como encara o futuro na atuação.
“Waguinho Pinto: a voz do rádio e a alma do humor brasileiro”
Wagner Pinto, mais conhecido como Waguinho, é um dos grandes nomes do rádio carioca. Waguinho ficou conhecido por ser integrante do “Rock Bola” e escrever programas de humor da Rede Globo, como “Tá no Ar. A TV na TV”, “Escolinha do Professor Raimundo”, entre vários. Nesta entrevista, ele conta um pouco de sua trajetória.
“Conexões e perspectivas de um jovem carioca“
Eduardo Carvalho, jornalista de 26 anos, traz reflexões e experiências de um jovem carioca em sua busca por identidade, desenvolvimento pessoal e oportunidades no cenário social e cultural brasileiro.
“Bate-bola com Mateus Gomes“
Fazendo sua estreia no basquete profissional pela Liga Nacional de Basquete (NBB), Mateus de Oliveira Gomes aborda na entrevista como está sendo jogar pelo seu time de coração, o Botafogo, contando algumas curiosidades pessoais e também como enxerga o futuro do basquetebol no Brasil.
“O perigo silencioso“
Amaro José da Silva compartilha sua experiência ao contrair a esquistossomose, popularmente conhecida como “verme do caramujo”. Ele relata como, de forma silenciosa, foi diagnosticado com a doença e descreve os desafios enfrentados durante o período em que a contraiu. Amaro também fala sobre as sequelas que a doença deixou em seu corpo, revelando os impactos duradouros que essa infecção, muitas vezes invisível, causou em sua saúde.
Foto de capa: Projeto “Enraizando Cultura” / Reprodução
Reportagem de Mariana Motta
LEIA TAMBÉM: Documentários realizados em sala de aula abordam projetos sociais
LEIA TAMBÉM: TCCs sobre racismo algorítmico e racismo nas redes sociais são destaque na 18a jornada cientifica

0 comentário em “Alunos da UVA exploram temas sociais em entrevistas desenvolvidas em sala de aula”