Faltam pouco menos de 20 dias para o Natal. Desde o início do mês de Dezembro, é esperado em rádios e lojas pelo mundo todo a reprodução de clássicos natalinos para comemorar os dias 24 e 25 de Dezembro. Há uma infinidade de interpretações e releituras clássicas e pop contemporâneas, que passeiam pelos mais variados estilos. Com isso, a equipe da Agência UVA reuniu alguns álbuns para a época do final de ano. Nove álbuns de artistas do passado e do presente, como Mariah Carey, Ella Fitzgerald e Ariana Grande, compõem a lista. Confira:
Mariah Carey – “Merry Christmas” (Sony, 1994)
Não tem jeito melhor de começar a lista de álbuns natalinos sem mencionar a rainha do natal, Mariah Carey. Seu primeiro álbum para a data, “Merry Christmas”, de 1994, foi um sucesso gigante para a época com o hit “All I Want for Christmas Is You”, que nos últimos anos tem sempre retornado ao topo dos charts da Billboard. No álbum, lançado há 30 anos, Mariah apresenta canções originais para festas de fim de ano, junto de clássicos tradicionais do Natal, como “Silent Night” (“Noite Feliz”, em português). Escute “Merry Christmas” aqui.

Vários Artistas – “A Christmas Gift For You From Philes Records” (Philes Records, 1963)
Phil Spector foi um polêmico e revolucionário produtor da música pop dos anos 1960 em diante. Em 1963, ele reuniu diversos nomes do pop de sua gravadora, a Philes Records, para um álbum de natal. Dentre o time de intérpretes, Darlene Love, The Ronettes, com sua então esposa Ronnie Spector, Bob B. Soxx and The Blue Jeans e The Crystals. O resultado foi uma coleção das mais emblemáticas e reutilizadas interpretações natalinas da cultura pop, como “Sleigh Ride”, das The Ronettes, e “Christmas (Baby Please Come Home)”, de Darlene Love. Escute “A Christmas Gift For You From Philes Records” aqui.

Simone – “25 de Dezembro” (Polygram, 1995)
Um clássico do natal brasileiro, “25 de Dezembro” é o vigésimo álbum de natal da cantora de MPB Simone. Conhecida pela versão em português de “Happy Xmas (War Is Over)” de John Lennon e Yoko Ono, “Então é Natal” é inesquecível no natal brasileiro desde seu lançamento, em 1995. “25 de Dezembro” foi um dos primeiros álbuns no mercado fonográfico dedicado ao feriado cristão de Natal. Escute “25 de Dezembro” aqui.

Ariana Grande – “Christmas & Chill” (Republic, 2015)
Após dois álbuns e se revelar como uma das promesas do pop, Ariana Grande lançou, em 2015, seu segundo EP de natal, “Christmas & Chill”, após “Christmas Kisses” de 2013. Desta vez, apenas com canções originais, o EP de seis faixas tem o gostinho especial de Ariana Grande e seu R&B pop para o final de ano. Em 2023, foi incluida o single “Santa Tell Me”, que já se tornou um clássico natalino do pop contemporâneo. Escute “Christmas & Chill” aqui.

Kacey Musgraves – “A Very Kacey Christmas” (Mercury, 2016)
Outro nome contemporâneo que trabalhou com as festas de fim de ano em suas músicas foi a cantora e compositora country Kacey Musgraves. “A Very Kacey Christmas” foi lançado em 2016, após seu álbum “Pageant Material” (Mercury, 2015), e é um dos álbuns de natal mais coesos dos últimos anos. O trabalho conta com 12 faixas, dentre elas, quatro originais de Musgraves, e parcerias com Willie Nelson, Leon Bridges e The Quebe Sisters. Escute “A Very Kacey Christmas” aqui.

Ella Fitzgerald – “Ella Wishes You a Swinging Christmas” (Verve, 1960)
Uma das maiores cantoras de jazz de todos os tempos, Ella Fitzgerald tem em sua discografia um álbum especial para o final de ano. “Ella Wishes You a Swinging Christmas”, lançado em 1960, reúne as melhores e mais celebradas canções natalinas do “The Great American Songbook” (categoria para os grandes Standards americanos, ou canções pop tradicionais em ritmo de jazz do século 20). Escute “Ella Wishes You a Swinging Christimas” aqui.

Sufjan Stevens – “Songs for Christmas” e “Silver & Gold” (Ashmatic Kitty, 2006, 2012)
Para os indies, a coletânea especial de natal do cantor e compositor Sufjan Stevens é ótima para o final de ano. Lançada em 2006, “Songs for Christmas” é uma compilação de cinco EPs de Stevens, lançados entre 2001 e 2006. Entre eles, estão “Noel”, “Hark!”, “Ding! Dong!”, “Joy” e “Peace”. São pouco mais de duas horas de música, que reune canções originais de Stevens e cantigas (ou carols) e músicas tradicionais de Natal do mundo todo. Stevens continuou com a sonoridade natalina com mais seis EPs, reunidos para a coletânea “Silver & Gold”, lançada em 2012. Escute “Songs for Christmas” aqui. Escute “Silver & Gold” aqui.


Vince Guaraldi Trio – “A Charlie Brown Christmas” (Fantasy, 1965)
Para terminar, a trilha para um dos mais belos especiais de natal em animação é uma ótima pedida. “A Charlie Brown Christmas” é a trilha sonora do especial de natal de mesmo nome, lançado em 1965, da turma do Snoopy e Charlie Brown, criada por Charles M. Schulz. Do conceituado pianista de jazz Vince Guaraldi, “A Charlie Brown Christmas” é um trabalho majoritariamente instrumental, com algumas cantigas tradicionais das festas de final de ano, para um dos trabalhos em animação que melhor exemplificam o espírito de união do Natal. O especial “A Charlie Brown Christmas” está disponível na Apple TV. Escute “A Charlie Brown Christmas” de Vince Guaraldi Trio aqui.

Foto de capa: Reprodução/Official Charts
Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de
LEIA TAMBÉM: Equipe da Agência UVA escolhe suas músicas favoritas de 2024
LEIA TAMBÉM: Kendrick Lamar lança videoclipe com várias referências à cultura afro-americana

Pingback: “Queer”: novo longa de Guadagnino é destaque da semana | Agência UVA
Pingback: Natal nas telas: 10 filmes para assistir nas festas de fim de ano | Agência UVA