Cultura Música

Kendrick Lamar lança novo álbum de surpresa e é destaque da semana na música

Kendrick Lamar é destaque da última coluna de lançamentos musicais de 2024, junto de Michael Kiwanuka e Father John Misty

Na tarde da última sexta-feira, 22, o rapper vencedor do Grammy Kendrick Lamar, dono do hit “Not Like Us”, surpreendeu todos com um álbum inédito, “GNX”, sem nenhum aviso anterior, com participações de SZA e mais. Kendrick é destaque da última coluna de lançamentos musicais, com curadoria da equipe da Agência UVA, de 2024. Além de Lamar, no resumo de lançamentos musicais tem também Michael Kiwanuka, Father John Misty, Giovani Cidreira, e mais. Confira:

Kendrick Lamar – “GNX” (pgLang)

Pegando todos de surpresa, em plena tarde da última sexta-feira (22), o premiado rapper Kendrick Lamar lançou um novo disco. “GNX”, sexto álbum de sua discografia, é o primeiro trabalho do artista após “Mr. Morale & the Big Steppers”, de 2022. “GNX” conta com parcerias com SZA, Dody6, e participação na produção de Jack Antonoff. Escute “GNX” aqui.

Este é o primeiro lançamento de Lamar após as icônicas diss tracks para Drake, “Euphoria”, “Meet the Grahams” e “Not Like Us”, esta última indicada ao Grammy 2025. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Michael Kiwanuka – “Small Changes” (Polydor)

Premiado cantor, compositor e instrumentista britânico Michael Kiwanuka lança, nesta sexta-feira, seu aguardado quarto álbum de estúdio. Atração do próximo Lollapalooza, que acontecerá em março de 2025 em São Paulo, “Small Changes” é mais um belo registro de soul atemporal dos anos 1970. Escute “Small Changes” aqui

Kiwanuka evoca de forma luxuosa a sonoridade de Marvin Gaye e Bill Withers em canções como “Floating Parade” e “Rebel Soul”. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Father John Misty – “Mahashmashama” (Sub Pop)

O músico, cantor e compositor americano Josh Tillman, Father John Misty, lançou na última sexta-feira seu mais novo álbum de estúdio. “Mahashmashana”, o quinto de sua discografia, prossegue de onde o artista parou em “Chloë and the Next 20th Century” (Sub Pop, 2022). Father John Misty segue o estilo crooner com baladas orquestradas, com letras críticas e crônicas aos tempos atuais. Escute “Mahashmashana” aqui.

Coincidentemente, todos os álbuns de Father John Misty, lançados em 2012, 2015, 2017, 2022 e 2024, foram lançados nos mesmos anos de álbuns do Kendrick Lamar. “Mahashmashana” foi pego de surpresa com o lançamento surpresa de “GNX”. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Giovani Cidreira – “Carnaval eu chego lá” (Dobra)

Giovani Cidreira, cantor e compositor baiano, lançou na última terça-feira (19), seu mais novo álbum de estúdio. “Carnaval eu chego lá”, terceiro de sua discografia e um lançamento da Dobra Discos, é o primeiro do artista em quatro anos após “Nebulosa Baby” (2021). Este é o seu primeiro trabalho como intérprete, onde Cidreira canta e homenageia o conterrâneo Ederaldo Gentil, um dos mais importantes sambistas da Bahia. Escute “Carnaval eu chego lá” aqui

“Carnaval eu chego lá” conta com participações de Vandal, Céu, Josyara, Alice e Danilo Caymmi. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Kim Deal – “Nobody Loves You More” (4AD)

Líder da banda The Breeders e fundadora e ex-membro do Pixies, Kim Deal lançou na última sexta-feira seu primeiro trabalho completo em carreira solo. “Nobody Loves You More” é o primeiro disco solo de Deal que tem uma carreira influente na música indie desde os anos 1980. “Nobody Loves You More” foi gravado pelo falecido Steve Albini e tem participação de colaboradores de longa data de Kim Deal, como membros da The Breeders, como sua irmã gêmea, Kelly Deal. Escute “Nobody Loves You More” aqui.

Junto do Pixies, Kim Deal inovou o rock alternativo e se tornou referência para artistas e bandas como Nirvana, PJ Harvey, Dinosaur Jr e Pavement. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Red Hot Org & Vários Artistas – “TRA​И​Ƨ​A” (Red Hot Organization)

A Red Hot é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada ao combate à HIV/AIDS. Nesta sexta-feira, é lançada a “TRA​И​Ƨ​A” em celebração à comunidade trans e à conscientização dos direitos das pessoas trans e não bináries. Em 46 faixas, o projeto apresenta pessoas da comunidade, como ANOHNI, Beverly Glenn-Copeland, Claire Rousay e Hunter Schafer, e aliades, como Sade Adu, que fez uma canção inédita dedicada ao seu filho transgênero. Escute “TRA​И​Ƨ​A” aqui.

Por meio da cultura pop e da música, desde o final dos anos 1980, a Red Hot organiza coletâneas musicais com diversos artistas da comunidade LGBTQIAP+ e aliades. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Foto de capa: Reprodução/Rolling Stone

Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Linkin Park retorna com nova vocalista e é destaque da semana na música

LEIA TAMBÉM: Planet Hemp celébra 30 anos de carreira com disco ao vivo e é destaque da semana