A aula master dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida (UVA) ocorreu durante a manhã da última quarta-feira (28), no auditório do Campus Tijuca. Para o evento, que foi organizado pela coordenação dos respectivos cursos, as professoras Michele Cruz Vieira e Érica Ribeiro convidaram o produtor e editor de esportes da Rede Globo, Luiz Gontijo, de 26 anos, que realizou uma palestra destinada aos estudantes da instituição.
Luiz iniciou a aula contando sobre a sua trajetória pessoal e profissional. Formado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), ele é neto de Gontijo Teodoro, que também era jornalista e apresentou o Repórter Esso por mais de 18 anos na extinta TV Tupi Rio de Janeiro.

(Foto: Gustavo Pinheiro/Agência UVA)
Atuando na área da comunicação, ele realizou trabalhos como produtor cultural para a Banda Bicho Solto e contribuiu como estagiário em diferentes veículos como o Jornal Meia Hora, o Jornal O Dia e o Portal iG. Atualmente na Globo, o profissional destacou como essas experiências o ajudaram a se desenvolver na área em que atua e recomendou aos universitários que façam o mesmo.
“Vocês tendo cada vez mais experiência, os seus portfólios aumentam e isso agrega bastante”, comentou o jornalista.
Ao falar sobre o próprio processo de entrada num dos maiores veículos de comunicação do país, Gontijo comentou que participou por três edições diferentes do processo seletivo até ter sido contratado pela Globo como estagiário. O palestrante falou sobre a concorrência que existe, mas encorajou as pessoas a se candidatarem assim que houver a oportunidade.
“São em torno de 30 mil candidatos para três vagas. Ou seja, cada vaga tem 10 mil pessoas correndo atrás. Mas, continuem tentando e saibam dizer o porquê de vocês merecerem a vaga. Não parem de buscar esse diferencial”, refletiu o editor de esportes da Globo.
Luiz ainda chamou ao palco o colega de emissora e também estudante de Jornalismo na UVA, Gustavo Di Sarli, que por sua vez, ainda é estagiário na empresa e trouxe o seu ponto de vista.
“Na minha vez, abriu uma vaga de urgência. Assim, foram cinco meses ao longo de um processo seletivo e durante esse tempo surgiam algumas tarefas a serem feitas que eram avaliadas. E foi assim que um dia aconteceu o melhor”, contou o universitário sobre as etapas pelas quais participou.

(Foto: Gustavo Pinheiro/Agência UVA)
Além dessas questões que envolvem o processo de entrada na emissora, Gontijo comentou sobre as histórias pelas quais viveu durante esses anos, como por exemplo, quando teve que se deslocar ao Aeroporto Santos Dumont no início de uma madrugada para apurar a chegada de Marinho ao Rio de Janeiro. Naquela ocasião, o jogador de futebol seria contratado pelo Flamengo nos dias seguintes. Como o atleta e os funcionários do clube não haviam se pronunciado para a imprensa em razão da então falta de assinatura do contrato, o jornalista de forma improvisada entrevistou um torcedor que estava no local e que havia tirado uma foto com o jogador.
Outro episódio de destaque foi a cobertura realizada pelo profissional sobre o caso que envolvia a prisão irregular da migrante Falilatou Sarouna, do Togo, que foi vítima de um golpe. Para o jornalista, essa é uma de suas reportagens preferidas mesmo não tendo semelhanças com uma editoria de esportes.
“Antes de ser voltado à área de esportes ou qualquer outra editoria, eu sou um jornalista. Dentro de uma democracia somos o quarto poder”, ressaltou Luiz Gontijo.
O palestrante ainda apresentou projetos pessoais e divulgou vagas de diversos estágios para os estudantes que estavam presentes poderem se inscrever. Ele também exibiu outros trabalhos realizados tanto para o mercado de trabalho quanto para o meio acadêmico.
Ao final da aula master, a Agência UVA realizou uma entrevista exclusiva com o jornalista que foi o principal convidado do evento realizado. Luiz Gontijo falou sobre questões como os desafios e glórias que têm no seu cargo atual, a pressão pelo nome que carrega e até o seu próprio estilo na trajetória profissional. Confira o conteúdo desta conversa em áudio logo abaixo.

(Foto: Marlon S. Mesquita/Nfoto)
Foto de capa: Gustavo Pinheiro/Agência UVA
Reportagem de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Aula inaugural dos cursos de comunicação da UVA discute a importância do trabalho do assessor de imprensa
LEIA TAMBÉM: Pela primeira vez na história, três times cariocas chegam juntos às oitavas da Libertadores

Pingback: Alunos da UVA promovem eventos com grandes nomes da comunicação e do entretenimento | Agência UVA
Pingback: Se ela canta, eu canto abre série de eventos realizados por alunos da UVA | Agência UVA
Pingback: Leslie Leitão realiza bate-papo sobre jornalismo investigativo com estudantes da UVA | Agência UVA