Nos últimos anos, os dramas coreanos têm sido cada vez mais inseridos na rotina dos brasileiros e de várias pessoas ao redor do mundo. Os dramas com temática LGBTQIAP+, especialmente aqueles que retratam o amor entre dois homens, conhecidos mundialmente como boys love, também estão ganhando mais espaço nessa indústria. Confira a lista de cinco boys love que a Agência UVA preparou com indicações para maratonar.
Blueming (2022)

Cha Siwon, um jovem com autoestima baixa e sem confiança em relação à sua aparência, entra no mundo universitário. Antes, ele muda sua aparência para se adequar aos padrões e ser aceito pelas pessoas, acreditando que será popular na faculdade. No entanto, ao conhecer um garoto bonito e amado por todos em sua volta, Hyeong DaUn, ele percebe que não tem capacidade de chegar aos pés dele.
No início, Siwon não gosta de sua concorrência e fica irritado na presença de DaUn, mas à medida que os dois se aproximam e criam um laço forte, Siwon descobre que DaUn nunca foi sua concorrência, mas o único que não se importou se Siwon era ou não bonito o suficiente. Com isso, eles descobrem seus sentimentos um pelo outro, mas ainda terão que lidar com as dificuldades da vida com maturidade para que o relacionamento possa crescer.
The Eight Sense (2023)

Um calouro de uma cidade do interior, Kim Jihyun, vai para a capital Seul para estudar em uma universidade. Sem muito amigos e um pouco perdido com a grande mudança de vida, ele conhece o veterano Seo Jaewon, que o surpreende com sua simpatia e popularidade. No entanto, Jaewon tem um passado traumático, e faz tratamento com medicações controladas e terapia com uma psiquiatra.
Para se aproximar de Jaewon, Jihyun entra no clube de surfe da faculdade, e os sentimentos entre os dois logo se revelam. Porém, o passado de Jaewon pode atrapalhar o futuro deles. Os personagens precisam enfrentar essas dificuldades para ficarem juntos, mas será que Jaewon conseguirá vencer o medo de ser feliz com Jihyun?
A Breeze Of Love (2023)

O estudante do ensino médio Bang Dongwook sofre de insônia crônica e descobre que a solução para sua dificuldade em dormir tem nome: Lee Dohyun, o capitão do time de basquete.
No início do drama, a noção de tempo pode ser um pouco confusa para o espectador. No passado, Dongwook já havia confessado seus sentimentos por Dohyun, mas partiu sem dar explicações. No futuro, eles se reencontram no mesmo time de futebol da faculdade, mas o sentimento de raiva de Dohyun pelo abandono de Dongwook domina a narrativa.
Mesmo assim, Dongwook consegue convencer Dohyun a morarem juntos. Com a presença de Dohyun, Dongwook finalmente consegue dormir tranquilamente, mas Dohyun se sentirá usado e isso poderá comprometer o futuro dos dois juntos.
Love For Love’s Sake (2024)

Um estudante do ensino médio vê sua vida virar de cabeça para baixo ao perceber que tem uma missão: se não tiver sucesso, ele morrerá, e o tempo está contra ele. Cha Yeowoon, uma pessoa depressiva e sem amigos, perdeu o sentido de viver.
Em um jogo online que se torna realidade, Tae Myungha, um homem de 29 anos, retorna aos seus 19 e recebe a missão de fazer Yeowoon feliz dentro de um prazo limitado. Os dois se aproximam e se tornam amigos, mas com o carinho e dedicação de Myungha, essa amizade cresce para algo mais profundo. No entanto, fazer Yeowoon feliz não é uma tarefa fácil, e as chances de um final feliz ficam cada vez mais distantes.
Jazz For Two (2024)

Yoon Seheon, um estudante de ensino médio e pianista, sempre estudou em casa para se dedicar ao piano, conforme a exigência do pai. Porém, ele consegue ingressar em uma escola focada em alunos com talentos musicais. Na nova escola, ele encontra uma sala abandonada com um piano, mas o veterano Han Taeyi não gosta que Seheon toque naquele piano e não explica o motivo.
Taeyi é misterioso e fechado, pois seu passado o assombra com uma perda de uma pessoa muito importante. Assim, a relação dos dois é conturbada, cheia de brigas e segredos. No entanto, o destino os une os dois em uma mesma banda, e encontrar harmonia não apenas na música, mas também em seus corações, será uma tarefa desafiadora.
A Coreia do Sul ainda é um país conservador e homofóbico e não reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo legalmente. Por isso, a importância de doramas com temáticas homoafetivas é significativa. Na Tailândia, o maior produtor de séries boys love, a comunidade LGBTQIAP+ conquistou o direito ao casamento após muitos anos de luta. As críticas sociais presentes em algumas de suas séries ajudaram a fortalecer essa pauta e a impulsionar o movimento pela igualdade desses direitos.
Foto de capa: Viki / Reprodução
Reportagem de Juliana Ramos, com edição de texto de João Agner
LEIA TAMBÉM: 5 séries asiáticas com temática LGBTQIA+ para conhecer
LEIA TAMBÉM: Dia da série: repórteres e editores da Agência UVA elegem suas produções favoritas

0 comentário em “Conheça cinco dramas coreanos com temática LGBTQIAP+”