Cultura Música

Billie Eilish é destaque da semana na música com “Hit Me Hard and Soft”

A recém vendedora do Oscar e do Grammy lança álbum inédito nesta sexta-feira, junto de Beth Gibbons, um tributo ao Talking Heads e Shellac

Nesta sexta-feira, a vencedora do Grammy e do Oscar Billie Eilish lança seu aguardado novo álbum. “Hit Me Hard and Soft” é destaque dos lançamentos da semana, com curadoria da equipe da Agência UVA. Além de Eilish, tem a já conhecida vocalista do Portishead, Beth Gibbons, que lança seu primeiro álbum solo, uma coletânea tributo ao filme “Stop Making Sense”, do Talking Heads, e o último álbum de Steve Albini e mais. Confira:

Billie Eilish – “Hit Me Hard and Soft” (Darkroom)

Após vencer mais um Oscar de Melhor Canção Original, por “What Was I Made For?” do filme “Barbie”, e mais um Grammy de Melhor Canção pela mesma faixa, Billie Eilish está pronta para uma nova era. “Hit Me Hard and Soft”, que sai nesta sexta-feira, é seu terceiro álbum de estúdio e o primeiro em três anos. Seu último lançamento foi “Happier Than Ever” (Darkroom, 2021). Além do álbum inédito, Billie anunciou a “Hit Me Hard and Soft The Tour”, que começará em Setembro, até Julho de 2025. Escute “Hit Me Hard and Soft” aqui.

Para a divulgação, Billie escolheu não lançar singles para esse novo trabalho e deixou o mistério apenas para o lançamento oficial e alguns teasers divulgados no Instagram e em entrevistas. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Beth Gibbons – “Lives Outgrown” (Domino)

Conhecida como a voz da banda Portishead, Beth Gibbons lança nesta sexta-feira seu primeiro álbum solo de estúdio. A artista inglesa de 59 anos já lançou três álbuns com o trio de trip hop da qual iniciou sua carreira, incluindo “Dummy” (Go! Beat, 1994), o maior lançamento do estilo eletrônico. Em 2002, Gibbons lançou, junto do baixista Paul Webb, o álbum folk “Out of Season” (Go Beat, 2002). Mais de 20 anos depois, Beth apresenta o aguardado “Lives Outgrown”, com os aclamados singles “Floating on a Moment”, “Lost Changes” e “Reaching Out”. Escute “Lives Outgrown” aqui.

Além de “Out of Season”, primeiro em que Beth Gibbons assina com o seu nome, a cantora inglesa esteve presente como vocalista de “Symphony No. 3: Symphony of Sorrowful Songs, Op. 36”, do compositor Henryk Mikołaj Górecki. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Vários – “Everyone’s Getting Involved: A Tribute to Talking Heads’ Stop Making Sense”(A24)

Há 40 anos, em 1984, o Talking Heads gravou a histórica apresentação ao vivo “Stop Making Sense”, que se transformou num filme independente dirigido por Jonathan Demme. Em 2023, a produtora americana A24 remasterizou o show em 4K, que foi reexibido nos cinemas. Nesta sexta-feira, a A24 Music lança “Everyone’s Getting Involed”, um álbum tributo com vários artistas do pop e rock que regravam a setlist do lendário concerto. Nomes como Miley Cyrus, The National, Paramore, Kevin Abstract, girl in red e Lorde compõe o álbum de 16 faixas. Escute “Everyone’s Getting Involved: A Tribute to Talking Heads’ Stop Making Sense” aqui.

O filme “Stop Making Sense” do Talking Heads conta com nota 8.7 no IMDB e 94 no Metacritic. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Shellac – “To All Trains” (Touch and Go)

No dia 7 de maio, o lendário engenheiro de gravação e produtor americano Steve Albini faleceu. Responsavel pela gravação de importantes discos do rock alternativo, como “Rid of Me” (Island, 1993), da PJ Harvey e “In Utero” (Geffen, 1993) do Nirvana, Steve também fez parte de algumas bandas Punk influentes como Big Black e Shellac. Esta última lança, nesta sexta-feira, o último álbum de Albini, “To All Trains”. Este é o sexto álbum do grupo liderado por Steve Albini, e o primeiro após dez anos de hiato. Escute “To All Trains” aqui.

“To All Trains” foi gravado ao longo de vários finais de semana entre novembro de 2017 e março de 2022. O álbum foi masterizado por Steve Albini, guitarrista, e Bob Weston, baixista do Shellac. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Crumb  – “Amama” (Independente)

“Amama” é o terceiro álbum da banda de música psicodélica de Boston, Estados Unidos, Crumb. Sequência a “Ice Melt” (Crumb, 2021), “Amama”, que é lançado nesta sexta-feira, é um lançamento do próprio selo do grupo, Crumb Records. Um de seus últimos lançamentos foi o single “La Temple Volant”, parceria com a artista francesa Melody’s Echo Chamber. Formada em 2016 no estado de Massachussets, o grupo é conhecido pelo seu som psicodélico e pop, com influências de rock e jazz. Escute “Amama”, novo álbum de Crumb, aqui.

Junto de “Amama”, Crumb anunciou uma turnê, que passará pelos Estados Unidos e Canadá. O grupo estará acompanhado das artistas L’Rain, Vagabon e Discovery Zone. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Mach-Hommy – “Richaxxhaitian” (Independente)

Mach Hommy é um rapper haitiano-americano que estabelece sua identidade (nome e rosto) como uma incógnita. Nesta sexta-feira, ele apresenta a última parte de uma tetralogia de álbuns que Hommy começou em 2016, com “HBO (Haitian Body Odor)” (Independente, 2016). Em 2021, ele lançou a segunda e terceira parte, com “Pray for Haiti” (Griselda, 2021) e “Balens Cho (Hot Candles)” (Independente, 2021). Em “Richaxxhaitian”, Mach-Hommy conta com participações de KAYTRANADA, Roc Mariano, Quelle Chris e mais. Escute “Richaxxhaitian” aqui.

Mach-Hommy continua celebrando a riqueza cultura e intelectual do Haiti, presente em toda a sua discografia. (Foto: Reprodução/Genius)

Foto: Reprodução/Petros Studio

Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Trilha de “I Saw the TV Glow” reúne artistas indie e é destaque na semana

LEIA TAMBÉM: Dua Lipa está de volta com “Radical Optimism” e é destaque nesta sexta-feira

2 comentários em “Billie Eilish é destaque da semana na música com “Hit Me Hard and Soft”

  1. Pingback: Twenty One Pilots lança “Clancy” e é destaque da semana | Agência UVA

  2. Pingback: Bat for Lashes lança “The Dream of Delphi” e é destaque da semana na música | Agência UVA

Deixe um comentário