Com a proximidade de seu show gratuito na Praia de Copacabana em 4 de maio, Madonna é um dos assuntos mais falados entre os brasileiros. Tendo sua carreira marcada por suas músicas inesquecíveis e momentos polêmicos, a cantora sempre foi um ícone da moda desde começo de sua jornada na música. A Agência UVA traz os looks mais memoráveis e icônicos da cantora, que sempre valorizou a moda em sua trajetória como forma de se expressar.
O corset de Jean Paul Gaultier para a Blond Ambition Tour, em 1990
Mais conhecido como “cone bra”, a peça é um corset na cor nude que no busto era um formato de cone. Feito por Jean Paul Gaultier, com quem Madonna colaborou diversas vezes ao longo de sua carreira, o look foi considerado polêmico na época e fazia referência aos anos 50.
O figurino do clipe de “Hung Up”, em 2005
Uma das músicas mais populares da cantora, o clipe de “Hung Up”, que integra o disco “Confessions on a Dance Floor” de 2005, marcou uma geração. A canção tem sample histórico de “Gimme Gimme Gimme” do ABBA. Para o clipe, Madonna escolheu referenciar os filmes “Saturday Night Fever” (1977) e “Grease” (1978), ambos protagonizados por John Travolta.
O figurino mais marcante do clipe é o que ela usa nas cenas que dança em um estúdio. O collant é referência aos looks de academia dos anos 80 e o sapato peep-toe é do designer Patrick Cox.
O figurino do clipe de “Material Girl”, em 1984
A cantora retoma inspiração no cinema para seus clipes, dessa vez escolhendo o filme “Os Homens Preferem as Loiras”, de 1953, estrelado pela lendária Marilyn Monroe. No clipe, Madonna recriou a cena da música “Diamonds Are Girl’s Best Friends” com o vestido rosa, imitando o de Monroe. A peça originalmente foi criada para o filme “Norma Jean”, e a cantora conseguiu alugar para seu clipe.
Figurino do clipe de “Express Yourself”, em 1989
Inspirado no filme “Metropolis” (1927), o videoclipe da música “Express Yourself”, presente no álbum “Like a Prayer”, apresenta uma Madonna com terno masculino, interpretando uma mulher em posição de poder na sociedade e com liberdade para aproveitar o melhor das práticas sexuais.
Performance de “Like a Virgin” no primeiro VMA, em 1984
Considerado por uns um de seus looks mais polêmicos, Madonna na primeira cerimônia do MTV Video Music Awards apresentou a música “Like a Virgin” em um vestido de noiva misturado com lingerie. Um dos momentos mais comentados da apresentação foi quando a artista começou a rolar pelo chão fazendo movimentos sexuais. A performance marcou a história da premiação e foi um grande impulso na carreira da cantora e o que conhecemos hoje como Madonna.
A história dela com a moda vai muito além dos seus clipes e shows. Ela conta com presença em diversos MET Gala, já ajudou diversos estilistas emergentes e até lançou sua própria linha de roupas, homenageando momentos e looks de sua carreira.
O show gratuito da cantora será na Praia de Copacabana no dia 4 de maio, e conta com o patrocínio do banco Itaú. A apresentação faz parte da sua turnê The Celebration Tour e será o maior show de sua carreira até então.
Foto de capa: Divulgação/Itaú
Reportagem de Cássia Verly, com edição de texto de João Agner
LEIA TAMBÉM: Madonna: relembre cinco discos essenciais da Rainha do Pop
LEIA TAMBÉM: Show de Madonna na Praia de Copacabana é confirmado, veja detalhes

Pingback: Madonna em Copacabana: Prefeitura apresenta esquema especial para receber a diva pop | Agência UVA
Pingback: Figurinos de “Bridgerton” mostram criatividade na mistura de épocas | Agência UVA