Cultura Música Multimídia

“Funk Generation”, novo disco de Anitta, explora funk brasileiro com letras em inglês e espanhol

Sexto disco de estúdio da cantora toma como meta levar o funk brasileiro pro mundo

Na última sexta (26), a longa espera pelo álbum de funk da carioca Anitta finalmente chegou ao fim. “Funk Generation”, sexto álbum de estúdio da cantora e terceiro projeto trilíngue, chegou às plataformas digitais, lançado pela Republic Records. Em seu novo álbum, Anitta explora diferentes sonoridades que compõem o funk carioca, seguindo com sua promessa de exportar o funk brasileiro para o mundo.

Com uma mistura envolvente entre funk e pop, o disco representa a nova aposta de Anitta no mercado fonográfico. Este trabalho marca sua estreia como álbum completo na Republic Records, selo da Universal Music, gravadora à qual ela se juntou em 2023 após deixar a Warner Music. A capa é trabalho do fotógrafo de moda Richie Talboy com direção criativa de Franc Fernandez.

A capa do disco remete à estética do clipe de “Double Team”. (Foto: Divulgação/Anitta)

O projeto é composto por 15 faixas, incluindo as já conhecidas “Funk Rave”, “Double Team”, parceria com Bad Gyal e Brray, “Mil Veces” e “Joga Pra Lua”, hit do Carnaval desse ano e reencontro com seus parceiros de longa data Dennis DJ e Pedro Sampaio. Além dessas, o disco traz uma parceria com Sam Smith na faixa “Ahí”, que quase ficou de fora do disco por motivos relacionados à equipe de Sam. Um grande destaque no álbum pode-se dar para o produtor carioca DJ Gabriel do Borel, que se envolveu em seis canções dentro do álbum.

O lançamento do disco foi acompanhado do clipe de “Grip”, uma música que o fãs já haviam escutado em apresentações e shows da cantora. Anitta promete o lançamento de mais clipes para o projeto.

“Funk Generation” fez mais de 200 mil pre-saves antes de sua estreia, sendo um recorde no país. O disco ainda estreou com mais de 12 milhões de streams no Spotify, levando a cantora para a posição #34 global como artista mais reproduzida, e #1 no Brasil. Todas as quinze faixas do álbum foram para o Top 50 Brasil.

O perfil de fãs do Twitter/X @AnittaMagazine comemora o lançamento, acreditando que Anitta traz uma carga significativa de cultura brasileira no “Funk Generation” de forma equilibrada e confortável para o público que ela busca atingir.

“O trabalho dela é visto como capaz de tirar o público da bolha em que estão acostumados a ver o Brasil, do turismo e das elites, e trazê-los para a realidade das favelas e do funk, que também é muito rico culturalmente”, comenta o administrador da página.

O organizador do portal, que preferiu não se identificar, compara o impacto de Anitta no funk ao que o reggaeton experimentou em sua origem, passando de um ritmo criminalizado a um fenômeno global. Ele cita uma declaração da artista, onde ela afirma que “o próximo ritmo do mundo será o funk”, e acredita que ela esteja na linha de frente dessa batalha, sendo responsável por impulsionar esse movimento.

Em postagem no Instagram, Anitta comemorou o lançamento do projeto que tanto se dedicou. “Esse projeto traz nuances desse gênero musical 100% brasileiro e marca minha trajetória como pessoa e artista. Hoje, fico realizada e muito feliz em ver que o funk é fonte de inspiração no cenário musical brasileiro e global. Um gênero com valor, premiado e admirado. Espero que vocês possam curtir, dançar, cantar e celebrar junto comigo o poder do funk brasileiro!”

Foto de capa: Divulgação/@Anitta

Reportagem de Athos Baptista, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Com “Batidão Tropical Vol. 2”, Pabllo Vittar traz de volta regravações de hits do forró

LEIA TAMBÉM: St. Vincent está de volta com o psicótico “All Born Screaming”

4 comentários em ““Funk Generation”, novo disco de Anitta, explora funk brasileiro com letras em inglês e espanhol

  1. Avatar de Mari

    Belíssima reportagem!

  2. Avatar de Weslley Vieira Garcia
    Weslley Vieira Garcia

    Amei a reportagem, muito bem feita e rica em informações!

  3. Pingback: Indicações para Grammy Latino 2024 tem brasileiros prestigiados em categorias principais | Agência UVA

  4. Avatar de João Vitor Ferreira Costa
    João Vitor Ferreira Costa

    eu preciso tirar essa música que está incomodando as pessoas que mais amava eu quero que tire essa pra outro lugar

Deixe um comentário