Cultura Música

Taylor Swift é destaque da semana na música com “The Tortured Poets Department”

A cantora e compositora lança seu 11° álbum e é destaque na semana, junto de Pearl Jam, Cátia de França e Tei Shi.

Após “Midnights” (Republic, 2022), a “The Eras Tour” e as regravações “Speak Now (Taylor’s Version)” e “1989 (Taylor’s Version)” (Republic, 2023), Taylor Swift está de volta. “The Tortured Poets Department” é o décimo primeiro álbum inédito da loirinha e é destaque na coluna de lançamentos musicais da semana. Com curadoria da equipe da Agência UVA, a lista ainda traz Pearl Jam, Cátia de França, Tei Shi e mais. Confira a lista:

Taylor Swift – “The Tortured Poets Department” (Republic)

Taylor Swift lança nesta sexta-feira seu mais novo álbum de estúdio. Dois anos, após “Midnights” (Republic, 2022), o disco reflete o fim do relacionamento mais longo de Swift, que durou seis anos, com o ator Joe Alwyn, e seu breve relacionamento com Matty Healy, líder da banda britânica The 1975. Um álbum em que a artista trabalhou nos últimos dois anos, o trabalho conta com os já habituais colaboradores de Swift, Jack Antonoff (Bleachers) e Aaron Dressner (The National). Além disso, o disco de dezesseis faixas conta com feats. de Post Malone, em “Fortnight”, e Florence + The Machine, em “Florida!!. “Escute “The Tortured Poets Department” aqui.

“The Tortured Poets Department” foi anunciado de surpresa em fevereiro, no momento em que a cantora e compositora ganhou o prêmio Grammy de “Melhor Álbum Pop Vocal”, com o álbum “Midnights” (Republic, 2022). (Foto: Reprodução/Apple Music)

Pearl Jam – “Dark Matter” (Monkeywrench)

Junto de Nirvana e Alice In Chains, Pearl Jam é uma das bandas mais bem sucedidas do Grunge, estilo de Rock Alternativo dos Anos 1990. Desde o lançamento de “Ten” (Sony, 1991), o grupo é um das únicos do Grunge que ainda está em atividade. Nesta sexta-feira, a banda de Eddie Vedder seu mais novo disco. “Dark Matter” é o décimo segundo álbum da banda dos sucessos “Jeremy” e “Alive”. Com produção de Andrew Watt, que já trabalhou com The Rolling Stones, Post Malone e Ozzy Osbourne, este trabalho dá sequência “Gigaton” (Monkeywrench, 2020). O disco anterior foi o primeiro lançamento do grupo após sete anos sem lançamentos inéditos. Escute “Dark Matter” aqui.

Em 2017, o Pearl Jam foi induzido ao “Rock and Roll Hall of Fame”, junto de Joan Baez, Nile Rodgers, Tupac Shakur e Yes. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Cátia de França – “No Rastro de Catarina” (Tuim)

“No Rastro de Catarina” é o mais novo álbum de Cátia de França. Este disco de 12 faixas inéditas celebra os 50 anos de carreira da cantora e compositora paraibana. Além disso, a artista comemora os 45 anos de sua obra-prima, “20 Palavras ao Redor do Sol” (Sony, 1979), seu primeiro trabalho de estúdio, que demonstrava a força feminina no meio do Baião, dominado por homens. Em “No Rastro de Catarina”, Cátia de França mostra canções inéditas que percorrem quase 60 anos de estrada, desde a época da Ditadura Militar, à músicas inéditas. Escute “No Rastro de Catarina” aqui.

“No Rastro de Catarina”, além de meio século de carreira, celebra os 77 anos de idade de Cátia de França, comemorados em fevereiro de 2024. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Tei Shi – “Valerie” (Independente)

Um ano após o EP “Bad Premonition” (Independente, 2023), a cantora colombiana e canadense Tei Shi lança nesta sexta-feira mais um trabalho de estúdio. “Valerie”, seu novo álbum, leva o seu próprio nome no título, Valerie Teicher Barbosa. Este, que é seu terceiro disco, é uma sequência direta ao seu último EP, que marcou a libertação de Tei Shi da sua gravadora ao se tornar uma artista independente. Ela foi demitida da Downtown Records durante a pandemia e, com isso, perdeu muito do contato com sua arte. Em “Valerie”, estou de volta ao início e expondo minhas reflexões mais pessoais e íntimas, sobre um dos períodos mais confusos de minha vida”, disse a artista. Escute “Valerie” aqui.

“Valerie”, assim como os trabalhos anteriores de Tei Shi, é cantado em inglês e em espanhol, refletindo a dupla nacionalidade da artista. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Lucy Rose – “This Ain’t The Way You Got Out” (Communion)

Nesta sexta-feira, a cantora e compositora inglesa Lucy Rose lança “This Ain’t The Way You Go Out”, seu quinto trabalho de estúdio. Após o lançamento de seu álbum anterior, “No Words Left” (Communion, 2019), Lucy decidiu dar uma pausa, depois de estar em turnê desde sua adolescência. A artista se tornou mãe e, após a gestação, foi diagnosticada com Osteoporose derivada da gravidez. A composição de músicas fugiu da prioridade da artista e, com o tempo, Lucy Rose reconstruiu sua confiança e saúde. Assim, compôs e produziu um álbum inédito, com o renomado produtor Kwes, e seu disco mais eclético e maduro até o momento. Escute “This Ain’t The Way You Go Out” aqui.

“This Ain’t The Way You Go Out” foi inspirado em uma viagem de Lucy Rose com o seu amigo, o rapper Logic. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Cloud Nothings – “Final Summer” (Pure Noise)

Cloud Nothings é uma banda americana que ganhou notoriedade no início os anos 2010, tanto pela crítica quanto pelo público fã de Emo e Hardcore com o álbum “Attack on Memory” (Carpark, 2012). O segundo álbum da banda de Cleveland, Ohio, teve produção do lendário músico Steve Albini, das bandas Big Black e Shellac, que já produziu para Nirvana, PJ Harvey e Pixies. Nesta sexta-feira, eles lançam seu oitavo álbum, “Final Summer”, o primeiro fora da Carpark Records. Com apenas dez faixas, este novo disco encontra Cloud Nothings num habitat mais positivo, ao contrário da angustia Emo dos trabalhos anteriores. Escute “Final Summer” aqui.

“Final Summer” foi gravado por Jeff Zeigler, conhecido por seu trabalho com Kurt Vile e The War on Drugs. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Bônus: Taylor Swift – “The Tortured Poets Department: The Anthology” (Republic)

Taylor Swift lançou seu “The Tortured Poets Department” à meia-noite, no horário de Nova York (uma da manhã, no horário de Brasília). Duas horas depois, Taylor lança “The Tortured Poets Department: The Anthology” com mais quinze faixas além das 16 da versão lançada previamente, totalizando 31 canções e mais de duas horas de duração. A tracklist ainda conta com “The Black Dog”, “The Albatross”, “The Bolter” e “The Manuscript”, cada uma presente, como faixa bônus, nas quatro versões físicas dos CDs. Escute “The Tortured Poets Department: The Anthology” aqui.

(Foto: Reprodução/Apple Music)

Foto de capa: Reprodução/Taylor Swift

Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Duda Beat está de volta com “Tara e Tal” e é destaque na música nesta sexta-feira

LEIA TAMBÉM: Vampire Weekend está de volta com novo álbum e é destaque da semana na música

3 comentários em “Taylor Swift é destaque da semana na música com “The Tortured Poets Department”