No último sábado (06\04), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) ampliou o calendário de vacinação contra o vírus Influenza para cidadãos a partir dos seis meses de idade. O imunizante protege contra as três variantes mais comuns no território brasileiro: a H1N1 Victoria, a H3N2 Tailândia e a B Áustria. A cidade tem estoque de mais de 600 mil doses da vacina, aplicada em dose única.
Mesmo após o fim do estado de emergência causado pela epidemia de dengue na cidade, os pontos de vacinação contra o Aedes Aegypti recebem também doses da gripe, para aumentar a cobertura vacinal no Rio. Há pontos de aplicação das doses por toda a cidade, como na Cidade das Artes, localizada na Barra da Tijuca.

As temperaturas amenas do outono e inverno acarretam no aumento de casos de gripe no Rio de Janeiro. Segundo a SMS, já são 193 pessoas internadas no sistema de saúde, além da confirmação de 13 óbitos por gripe. O secretário Daniel Soranz mostra a importância de se proteger das três variantes da doença, e que com uma boa cobertura vacinal, os casos circulam com menos intensidade pela cidade.
“É uma vacina muito importante porque protege a população contra três sorotipos diferentes de gripe. É crucial a imunização de toda a população”, enfatiza o secretário.
A vacina continua sendo a maior proteção contra os vírus. Em caso de dúvidas, os serviços de saúde da cidade podem orientar os cidadãos e esclarecer questões sobre o imunizante. Vale ressaltar também que a vacina pode ser aplicada em qualquer posto de saúde, nas unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e centros municipais de saúde) e no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo.
Para mais informações sobre pontos de distribuição de doses e horários de funcionamento, acesse aqui.
Foto de capa: Unsplash
Reportagem de Victoria Muzi
LEIA TAMBÉM: Do céu ao Inferno, como a saúde mental importa na vida de um atleta
LEIA TAMBÉM: Entenda a demora na criação da vacina da dengue

Pingback: Em Dia D contra a gripe, Prefeitura do Rio organiza 600 pontos de vacinação pela cidade | Agência UVA
Pingback: Rio inicia segunda dose da vacinação contra dengue em crianças e adolescentes | Agência UVA