Cultura Música

Vampire Weekend está de volta com novo álbum e é destaque da semana na música

A banda de Nova York lança seu quinto álbum de estúdio e é destaque na semana, junto de Tuyo, Fresno e Mount Kimbie

A banda americana Vampire Weekend está de volta com seu quinto álbum de estúdio. “Only God Was Above Us”, que sai nesta sexta-feira, encerrando o hiato de cinco anos desde seu último trabalho. O grupo de Indie Rock é destaque na coluna de lançamentos musicais da semana, com curadoria da equipe da Agência UVA. Além desse, tem Tuyo, Fresno, Mount Kimbie e mais. Confira:

Vampire Weekend – “Only God Was Above Us” (Columbia)

Uma das mais amadas bandas do indie rock dos anos 2000, donas dos clássicos do gênero “A-Punk” e “Diane Young”, Vampire Weekend está de volta com um novo álbum. “Only God Was Above Us” é o quinto trabalho de estúdio do grupo, e o primeiro desde “Father of the Bride” (Spring Snow, 2019). Neste trabalho, o vocalista e principal membro Ezra Koenig, que assume a produção junto do parceiro de longa data Ariel Retchshaid, que já trabalhou com o Vampire Weekend em álbuns anteriores. “Only God Was Above Us” tem inspiração na cidade de Nova York, origem do grupo, e inclui temas universais como a urgência de questionamento do mundo ao nosso redor e a questão da paz, no trabalho mais maduro do grupo, até o momento. Escute “Only God Was Above Us” aqui.

O título de “Only God Was Above Us” vem da capa, que é um trabalho do artista Steven Siegel, conhecido pelas fotografias da vida em Nova York. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Tuyo – “Paisagem” (BMG)

Queridinhos do indie pop brasileiro, o trio paranaense Tuyo lançou nesta quinta-feira seu mais novo trabalho. “Paisagem”, seu terceiro álbum, é o primeiro lançamento do grupo desde os EPs “Fragmentos 1 e 2”, lançados em 2021 e 2022. Este é o primeiro trabalho do grupo a ser distribuído pela BMG Brasil. O pop melancólico com pinceladas de R&B, característico da música do Tuyo, está presente neste novo disco, que tem produção dos três membros, Lay, Lio e Machado, junto de Lucs Romero. O produtor VHOOR e JLZ também compõem o time em algumas das faixas. Além disso, “Paisagem” conta com feats. de JOCA, em “Devagar”, Luedji Luna na faixa-título “Paisagem” e de Arthur Veroccai, que fez os arranjos orquestrais em “Apazigua”. Escute “Paisagem” aqui.

A foto de capa, como as fotos de divulgação, foram feitas pelo mestre Walter Firmino, autor de retratos icônicos da música brasileira. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Fresno – “Eu Nunca Fui Embora – Parte I” (Elemess)

Quem também tem lançamento, no cenário brasileiro, são os ícones do emo nacional, a banda Fresno. “Eu Nunca Fui Embora – Parte 1”, como o título sugere, é a primeira parte do seu décimo álbum de estúdio, três anos após “Vou ter que me virar” (BMG, 2021). Para comemorar, a Fresno organizou diversas Listening Party pelo país, em Portugal e na Irlanda. Com sete faixas, esse primeiro volume contém o single “Eu nunca fui embora” e o aguardado feat. com Pabllo Vittar, em “Eu te amo/Eu te Odeio (Iô-Iô)”. Escute “Eu nunca fui embora – Parte 1” aqui.

Foram 29 Listening Party que aconteceram na quinta-feira, 4, às 19 horas nos locais que ocorreram. Dentre eles, capitais e cidades do interior do Brasil, como também em eventos em Porto, Lisboa e Dublin. (Foto: Reprodução/Elemess)

Mount Kimbie – “The Sunset Violent” (Warp)

A banda inglesa Mount Kimbie começa seu novo álbum “The Sunset Violent” de onde parou em seu último trabalho “Love What Survives” (Warp, 2017). Este disco, lançado há sete anos, foi uma virada na carreira da banda, que tinha um som voltado pro UK Garage e Dubstep, alternou para o indie rock e o pós punk em seu trabalho mais aclamado até o momento. “The Sunset Violet” tem uma sonoridade parecida, motivada pelo Shoegaze e a Eletrônica. O álbum que sai hoje, quarto disco de estúdio do grupo, foi gravado em Yucca Valley, na Califórnia, e a atmosfera surrealista, esparsa e alaranjada do deserto ajudou a composição das nove faixas. Canções, essas, que foram finalizadas em Londres, com ajuda de Andrea Balency-Béarn, Marc Bell e King Krule, presente como feat. nas músicas “Boxing” e “Empty and Silent”. Escute “The Sunset Violent” aqui.

O Yucca Valley, no condado de São Bernadino, e onde o Mount Kimbie gravaram “The Sunset Violent”, é uma cidade com histórico de avistamento de OVNIs. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Bruno Berle – “No reino dos afetos 2” (Far Out)

O cantor, compositor e multi-instrumentista alagoano Bruno Berle lança, nesta sexta-feira, a continuação do trabalho apresentado em “No reino dos afetos” (Far Out) de 2022. Aqui, Berle vai além com suas composições simples, diretas, mas com várias nuances, apresentadas do álbum anterior. A música de Bruno reside entre dois espaços, o da música brasileira e o do pop eletrônico em uma mistura de gêneros intencional, iconoclasta e singular. Com 10 faixas, “No reino dos afetos 2” tem dois feats. com batata boy, em “New Hit” e “Dizer Adeus”, o single “Tirolirole” e um cover de “Love Comes Back” do renomado artista experimental Arthur Russell. Escute “No reino dos afetos 2” aqui.

“No reino dos afetos 2” é um lançamento do selo inglês Far Out, especializado em música brasileira. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Fabiana Palladino – “Fabiana Palladino” (XL)

Promessa do pop britânico, Fabiana Palladino lança, depois de muita espera, seu primeiro álbum de estúdio, “Fabiana Palladino”. Após um término conturbado de um longo relacionamento, o disco auto-intitulado é um trabalho íntimo que vê Palladino confrontando questões complexas sobre amor, solidão e normatividade em relacionamentos. Seu debut tem como resultado 10 faixas pop com influências de R&B, Soul e Disco dos anos 80 e 90, com a produção filtrada por lentes modernas. O álbum ainda conta com produção, junto de Palladino, de Jai Paul. Nome essencial da música eletrônica contemporânea e do R&B Alternativo, Paul também canta com Fabiana em “I Care”. Escute “Fabiana Palladino” aqui

Fabiana é filha do baixista Pino Palladino. O músico está presente em “Fabiana Palladino” e já tocou com Jeff Beck, Elton John, D’Angelo e The Who. (Foto: Bandcamp)

Foto de capa: Michael Schmelling (Divulgação)

Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Com “Cowboy Carter”, Beyoncé resgata a música Country e é destaque da semana

LEIA TAMBÉM: Adrianne Lenker, do Big Thief, lança novo álbum e é destaque nesta sexta-feira