Cultura Música

Com “Cowboy Carter”, Beyoncé resgata a música Country e é destaque da semana

A Queen B é destaque da semana no mundo da música, junto da coletânea “funk.br: São Paulo”, sonhos tomam conta e FBC.

Beyoncé está de volta. “Cowboy Carter” marca o retorno da Queen B depois do reverenciado “Renaissance” (Parkwood, 2022). No álbum anterior, Beyoncé incorporava a house e dance music. Em “Cowboy Carter”, como o título sugere, abraça a música Country, neste que é seu trabalho mais ousado até o momento. Bey é destaque na coluna de lançamentos musicais da semana, com curadoria da Agência UVA. Além da diva, tem a coletânea da NTS Radio “funk.br: São Paulo”, sonhos tomam conta e FBC. Confira:

Beyoncé – “Cowboy Carter” (Parkwood)

Nesta última sexta-feira, Beyoncé lançou seu álbum mais ousado até o momento. “Cowboy Carter”, como diz o título, apresenta a estética da música country como condutor de seu oitavo disco, um resgate das origens afro-americanas do estilo, que foram apagadas da história. A Queen B apresentou as músicas “16 Carriages” e “Texas Hold ‘Em” após o Superbowl e divulgou que um novo álbum, continuação do “Renaissance” (Parkwood, 2022), chegaria dia 29 de março. Com 27 faixas e participações de Dolly Parton, Willie Nelson, Miley Cyrus, Post Malone, Linda Martell, Shaboozey e Tanner Adell, “Cowboy Carter” não se prende somente ao Country. Beyoncé vagueia pelo rock, folk, soul neste que não é apresentado como um álbum Country, mas um álbum da Beyoncé. Escute “Cowboy Carter” aqui.

Dentre vários samples ao longo de “Cowboy Carter”, a música “Spaghetti” é um rap com sample da batida do funk carioca “Aquecimento das Danadas”, de DJ O Mandrake. (Foto: Reprodução/Apple Music)

“funk.br: São Paulo” (NTS)

A rádio inglesa NTS apresentou, nesta sexta-feira, a coletânea “funk.br: São Paulo”. Este projeto, com curadoria dos jornalistas Felipe Maia e Jonathan Kim, reune mais de 20 músicas não lançadas anteriormente por diversos DJs de Funk de São Paulo. O Mandelão, junto das vertentes Ritmado e Beat Bruxaria, tem ganhado destaque na mídia especializada internacional e nas redes sociais do mundo todo. O funk paulistano repercute no mundo todo, quebrando barreiras pelo seu experimentalismo e dissonância inigualável. Nomes como DJ K, Mu540, MC GW, Deekapz, DJ Arana, dentre outros compõem quase uma hora de disco. Escute “funk.br: São Paulo” aqui.

A direção criativa do projeto ficou por conta de Millena Nascimento, fundadora do laboratório criativo Mile Lab. A designer teve como conceito “trazer a identidade estética e a personificação da energia periférica dos bailes e do estilo Madrake de forma lúdica, com inspiração em Histórias em Quadrinhos”. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

sonhos tomam conta – “corpos de água” (Longinus)

sonhos tomam conta é o projeto solo de Shoegaze e Dream Pop da cantora, compositora e guitarrista Lua Viana. “corpos de água”, lançado nesta última sexta-feira, é seu quarto álbum solo, lançado pelo selo independente americano Longinus. Enquanto lidava com a morte de uma pessoa próxima, Lua se deparou com a fragilidade iminente da vida. Em momentos de guerra, catástrofes climáticas e escassez de recursos, a artista encontrou paz espiritual no conhecimento geracional de religiões de matriz africana, Candomblé e Umbanda. Isso influenciou “corpos de água”, um álbum que homenageia o desconhecido da experiência humana, e que isso faz nossa vivência tão única. “Encantada pela imensidade do oceano e como isso reflete o espaço sideral, eu vejo poeira estelar enterrada na areia da praia e entendo que nossos corpos são feitos de estrelas caídas. Quando morremos, elas decaem e seremos parte da natureza novamente”, descreve Lua na página do álbum no Bandcamp. Escute “corpos de água” aqui.

“Encantada pela imensidade do oceano e como isso reflete o espaço sideral, eu vejo poeira estelar enterrada na areia da praia e entendo que nossos corpos são feitos de estrelas caídas. Quando morremos, elas decaem e seremos parte da natureza novamente”, descreve Lua na página do álbum no Bandcamp. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

FBC – “O Amor, o Perdão e a Tecnologia Irão nos Levar para Outro Planeta (Ao Vivo em Belém)” (Do Padrim)

O ‘padrim’ FBC lançou nesta última quinta feira a gravação do show ao vivo em que apresenta seu último álbum. O show ocorreu no dia 17 de Dezembro de 2023, no festival Psica, em Belém, Pará. “O Amor, o Perdão e a Tecnologia Irão nos Levar para Outro Planeta”, o disco de estúdio, foi lançado em julho de 2023. O trabalho conquistou o público pelo já familiar carisma de FBC, navegando pela produção dance com influências de house e disco. A apresentação em vídeo também foi disponibilizada no canal do YouTube do artista. Escute “O Amor, o Perdão e a Tecnologia Irão nos Levar para Outro Planeta (Ao Vivo em Belém)” aqui. Confira, também, o show em vídeo aqui.

FBC canta ao vivo 13 músicas do álbum original, e conta com participações de niLL e Don L (Foto: Reprodução/Apple Music)

Kelly Moran – “Moves in the Field” (Warp)

A pianista e compositora experimental Kelly Moran lançou “Moves in the Field” nesta sexta-feira. Este é seu segundo álbum pela renomada gravadora inglesa Warp, continuando o trabalho apresentado em “Ultraviolet” (Warp, 2018), que obteve aclamação da crítica especializada. Em “Moves in the Field”, Moran equipa o piano player Yamaha Disklavier, uma espécie de pianola automática altamente tecnológica. A artista compôs músicas minimalistas e intrincadas que vão além das capacidades humanas, resultando em peças multidimensionais que distorcem a linha entre humanidade e tecnologia. Escute “Moves in the Field” aqui.

Kelly Moran já colaborou, como pianista, em apresentações ao vivo de nomes como FKA twigs e Oneohtrix Point Never. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Chastity Belt – “Live Laugh Love” (Suicide Squeeze)

Chastity Belt é uma banda de indie rock formada em Washington. “Live Laugh Love”, que saiu nesta última sexta-feira, é seu quinto álbum de estúdio. Há mais de uma década juntas, a banda liderada por Julia Shapiro na guitarra e nos vocais, este novo projeto é uma continuação natural de um ressonante trabalho. Feito de forma despretensiosa, “Live Laugh Love” foi gravado em três sessões entre 2020 e 2022. O objetivo principal das gravações se tornou a diversão das membros da banda durante o processo do que o senso de trabalho. O resultado é um disco gracioso de Dream Pop, com elementos de Pós Punk e Shoegaze. Escute “Live Laugh Love” aqui.

“Live Laugh Love” foi gravado em três sessões: em janeiro de 2020, novembro de 2021 e 2022. Foi concluído pela renomada engenheira de masterização Heba Kadry. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Foto de capa: Beyoncé Press/Divulgação (Créditos: Blair Cardwell)

Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Adrianne Lenker, do Big Thief, lança novo álbum e é destaque nesta sexta-feira

LEIA TAMBÉM: Ariana Grande lança “Eternal Sunshine” e é destaque nos lançamentos da semana

2 comentários em “Com “Cowboy Carter”, Beyoncé resgata a música Country e é destaque da semana

  1. Pingback: Vampire Weekend está de volta com novo álbum e é destaque da semana na música | Agência UVA

  2. Pingback: Duda Beat está de volta com “Tara e Tal” e é destaque na música nesta sexta-feira | Agência UVA

Deixe um comentário