Após uma saída inesperada de Pierpaolo Piccioli da direção criativa da Valentino, muito foi especulado sobre quem ocuparia seu cargo na grande grife de luxo italiana. Desde 2008, Piccioli assumiu a posição junto de Maria Grazia Chiuri, até que em 2016, seguiu como único representante do cargo. Com sua saída esse ano, foi anunciado que o também italiano Alessandro Michele seria o novo nome a assumir o lado criativo da marca.
Alessandro já trabalhou como designer de acessórios da Fendi ao lado de Karl Lagerfeld. Seu trabalho mais notável, entretanto, foi com a Gucci, onde trabalhou por 20 anos, e foi diretor criativo da Gucci por oito, deixando a posição em 2022, e considerado o responsável por reerguer e reinventar a marca, deixando de lado a sofisticação e dando vez ao maximalismo. Graças a Michele, o mundo da moda teve sua primeira colaboração entre duas grifes de luxo, na parceria de Gucci e Balenciaga em 2021.





Uma característica do trabalho de Alessandro é não ter medo de ousar. Sua “era” na Gucci foi marcada pela mistura de estampas, cores e até mesmo roupas sem gênero (genderless), sendo uma peça importantíssima para a contemporaneidade da grife assim como para a popularização e desejo de consumo entre a Geração Z.
Michele já trabalhou com artistas extremamente notáveis como Elton John, Billie Eilish e Jared Leto, além de sua parceria mais popular, o britânico Harry Styles. A colaboração dos dois se estende desde a criação de looks para as turnês do cantor como para vestir Gucci em tapetes vermelhos e eventos.

Há muito do que se esperar dessa nova era da Valentino. Pierpaolo deixa como um de seus últimos trabalhos a coleção Pink PP, com todas as peças em rosa, impactando a moda e todos que a consomem. Pode-se esperar uma abordagem da Valentino com mais maximalismo e inovações, aspecto esse que Alessandro faz com muita maestria.
Foto de capa: Fabio Loviono (Reprodução/Instagram)
Reportagem de Cássia Verly e João Agner, com edição de texto de João Agner
LEIA TAMBÉM: O fenômeno das celebridades na moda: estilo, influência e alcance global
LEIA TAMBÉM: Couro animal e couro sintético: qual a melhor opção?

0 comentário em “Alessandro Michele é apresentado como novo diretor criativo da Valentino”