A Seleção Brasileira de futebol masculino venceu a Seleção Inglesa por 1 a 0 na noite do último sábado (23) em amistoso internacional disputado em Wembley, na cidade de Londres. A partida foi marcada por diversos feitos, como a estreia do novo treinador, Dorival Jr., além do primeiro gol do jovem atacante Endrick, de 17 anos, pela Seleção.
Com vários jogadores lesionados na sua lista de convocação, Dorival teve que preparar um time com muitas mudanças para a sua estreia no comando da equipe. Além disso, pôde-se ver a utilização do novo uniforme azul lançado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As camisas ainda traziam homenagens a Zagallo, que faleceu aos 92 anos em janeiro de 2024 e foi vencedor de quatro edições da Copa do Mundo (duas vezes como jogador em 1958 e 1962, uma vez como treinador em 1970 e uma vez como auxiliar-técnico em 1994).
O jogo foi equilibrado desde o primeiro tempo. Com destaque para o meia Lucas Paquetá que, além de ter criado oportunidades para o time brasileiro, ainda finalizou com perigo ao gol adversário por duas vezes chegando a acertar a trave numa delas. A Inglaterra, por sua vez, concentrou suas melhores chances em jogadas aéreas, tendo obtido quatro lances perigosos na área adversária.
O time comandado por Gareth Southgate teve o controle da partida em certa parte do primeiro tempo com o meia Belllingham e o ponta Phil Foden se aproximando pelo lado direito do ataque. Além disso, o atacante Anthony Gordon originou duas oportunidades impedidas pela defesa brasileira.
Vini Jr. também participou de duas chances memoráveis na partida. Ainda na primeira etapa, o atacante driblou o goleiro Pickford mas chutou fraco e viu o defensor Kyle Walker impedir o trajeto da bola até as redes. Já na segunda oportunidade, o gol da partida aconteceu. Aos 35 minutos do segundo tempo, Andreas Pereira roubou a bola e tocou para Vinícius Júnior que, em velocidade, ganhou a disputa contra os zagueiros ingleses e chutou para a defesa do goleiro, mas Endrick aproveitou o rebote e marcou seu primeiro gol pela seleção canarinho. O jovem atleta é uma das maiores promessas do futebol brasileiro para os próximos anos.
O resultado foi importante para o momento de crise em que a CBF se encontra. A Seleção masculina está em sexto lugar nas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2026 e teve Fernando Diniz demitido depois de apenas seis jogos no comando técnico. A Seleção feminina não passou da fase de grupos do último Mundial disputado entre julho e agosto do ano passado. A Seleção olímpica não obteve classificação para os Jogos Olímpicos de Paris deste ano. Além disso, o presidente da instituição, Ednaldo Rodrigues, foi destituído em dezembro de 2023, mas em janeiro deste ano voltou ao cargo após liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
A entidade ainda teve que lidar com pressões externas em virtude das decisões judiciais sobre os casos de crimes de violência sexual cometidos por Robinho e Daniel Alves, ex-atletas que prestaram serviços pela Seleção nas últimas décadas.
CBF se posiciona sobre os casos Robinho e Daniel Alves
Robinho foi preso pela Polícia Federal (PF) em Santos na última quinta-feira (21). A ação ocorreu após a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinar o cumprimento da pena de nove anos em solo nacional devido ao crime de estupro coletivo, de acordo com a condenação estabelecida pela Justiça Italiana. O crime aconteceu em 2013, na cidade de Milão. Em 19 de janeiro de 2022, a justiça do país europeu condenou Robinho em última instância.
Enquanto isso, Daniel Alves teve a liberdade provisória concedida pela justiça espanhola na última terça-feira (19) sob fiança de um milhão de euros. Até o momento, a quantia não foi paga e o brasileiro segue preso desde janeiro de 2023. Recentemente, Daniel Alves havia recebido pelo tribunal de Barcelona a condenação de quatro anos e seis meses por crime de estupro. O caso ocorreu em dezembro de 2022 no banheiro de uma boate em Barcelona.
Em nota assinada pelo presidente Ednaldo Rodrigues e publicada na sexta-feira (22), a CBF classificou as condenações desses ex-atletas como capítulos nefastos do futebol brasileiro e propôs reflexão para que homens estejam aptos ao combate contra qualquer forma de violência.
A Seleção Brasileira de futebol masculino volta a campo em mais um amistoso internacional na próxima terça-feira, às 17h30, para enfrentar a seleção da Espanha no Santiago Bernabéu, em Madrid. O jogo é mais uma partida de preparação para a Copa América de 2024, organizada pela CONMEBOL e que acontecerá entre junho e julho deste ano.
Foto de capa: Rafael Ribeiro/CBF
Reportagem de Gustavo Pinheiro, com edição de texto de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Ex-técnico de ginástica é condenado a 109 anos de prisão por abuso sexual
LEIA TAMBÉM: Após denúncias de assédio sexual e moral, Rogério Caboclo é afastado da Presidência da CBF

Pingback: Em jogo de seis gols, Brasil marca no fim e empata com a Espanha | Agência UVA
Pingback: Endrick se despede do Palmeiras rumo à Europa | Agência UVA