A vocalista e líder da banda de Indie Folk/Rock Big Thief, Adrianne Lenker lança, nesta sexta-feira, seu aguardado novo trabalho. “Bright Future” é seu sexto álbum solo e é destaque na coluna de lançamentos musicais da semana, com curadoria da equipe da Agência UVA. Junto de Lenker, tem Julia Holter, Shakira, Gossip, e mais. Confira.
Adrianne Lenker – “Bright Future” (4AD)
Adrianne Lenker, cantora e compositora conhecida por seu trabalho como líder da banda queridinha indie Big Thief, lança, nesta sexta-feira, um novo álbum. “Bright Future” é lançado quatro anos após o projeto de duas partes lançado durante a pandemia, “songs”, de músicas folk com letra, e “instrumentals”, de canções “ambient” instrumentais. Em 2022, o Big Thief lançou “Dragon New Warm Mountain I Believe In You”, que recebeu grande aclamação da crítica. Uma das compositoras mais elogiadas da atualidade, as melodias modernas e invenções líricas de Lenker criam novas tradições em “Bright Future”, na companhia de instrumentos acústicos. Escute “Bright Future” aqui.

Julia Holter – “Something in the Room She Moves” (Domino)
A cantora, compositora, produtora e multi-instrumentista Julia Holter, um dos nomes mais aclamados da música alternativa atual, lança, nesta sexta-feira, seu primeiro álbum de estúdio inédito em seis anos. “Something in the Room She Moves” é seu sexto disco, e sucede o trabalho apresentado em “Aviary” (Domino, 2018). Holter, que se tornou mãe recentemente, encontrou no filme “Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar” (Hayao Miyazaki, 2008), clássico do Studio Ghibli, inspiração para esse trabalho, que explora os diversos estados de mudança dos humanos. “Tentei criar um reino que seja como água, fluido, que evoque o mundo sonoro interno do corpo”, explicou Julia, no anúncio do álbum no Instagram. Escute “Something in the Room She Moves” aqui.

Shakira – “Las mujeres ya no lloran” (Sony Music Latin)
Lenda do pop latino, a colombiana Shakira está de volta, sete anos após “El Dorado” (Sony, 2017). “Las mujeres ya no lloran” é seu décimo segundo álbum de estúdio. O título, traduzido para “As mulheres já não choram”, faz referência a colaboração com o produtor Bizarrap, na música “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53”. A canção viralizou pela letra que fala diretamente sobre o recém-divórcio conturbado da artista com o jogador espanhol de futebol Gerard Piqué. “Las mujeres ya no lloran”, que conta com esse e outro feat. da Shakira com o Bizarrap, ainda tem colaborações com Cardi B, Rauw Alejandro e Ozuna. Escute “Las mujeres ya no lloran” aqui.

Gossip – “Real Power” (Columbia)
Após doze anos em hiato, Gossip, a banda liderada pela potente vocalista Beth Ditto, retorna às atividades com um novo álbum. “Real Power”, sexto álbum de estúdio do grupo de Olympia, Washington, é também o seu primeiro lançamento desde “A Joyful Noise” (Columbia, 2012). Queridinhos no meio indie rock, Gossip marca a reunião com o lendário produtor de rock Rick Rubin, que também produziu o disco fundamental da carreira da banda “Music for Men” (Sony, 2009). O álbum começou a ser gravado em 2019, mas teve o processo pausado com a pandemia de covid-19. O resultado sai nesta sexta-feira, em um disco maduro da banda de Beth Ditto sobre o celebração do poder de estimulação, a alegria da expressão criativa e o poder da família escolhida (chosen family) no processo de cura de traumas. Escute “Real Power” aqui.

Waxahatchee – “Tigers Blood” (Anti-)
A cantora e compositora americana Katie Crutchfield, conhecida como Waxahatchee, lança nesta sexta-feira um novo álbum. Dando sequência ao trabalho apresentado no bem recebido “Saint Cloud” (Merge, 2020), em que a artista se insere no Country Alternativo, “Tigers Blood” é seu sexto álbum solo como Waxahatchee. Em 2023, Crutchfield estreou o duo Plains, junto de Jess Williamson, e no mesmo ano lançou o álbum “I Walked With You a Ways” (Anti, 2023). “Tigers Blood” tem uma colaboração com MJ Slenderman, crescente nome do alt-country e indie rock americano, em “Right Back to It”. Além disso, tem produção de Brad Cook, que trabalhou nos últimos projetos de Waxahatchee. Escute “Tigers Blood” aqui.

Irmãs de Pau – “Gambiarra Chic, Pt. 1”
Isma Almeida e Vita Pereira ganharam fama na internet e nas festas brasileiras com “Shambaralai”. As duas artistas trans paulistanas formam a dupla de funk e música eletrônica Irmãs de Pau, e estão em atividade desde 2020. Nesta sexta-feira, a dupla lança a primeira parte de seu novo álbum, “Gambiarra Chic, Pt. 1”, de forma independente. Com 7 músicas, esse primeiro volume traz feats. com Salvie da Bawdy, MC Luanna, Aurora Abloh, e Pepita. Além disso, 6 canções inéditas produzidas por Cyberkills, Brunoso, Mu540 e Clementaum. Escute “Gambiarra Chic, Pt. 1” aqui.

Foto de capa: Buck Meek/Divulgação
Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner
LEIA TAMBÉM: Vencedora do Grammy, Kacey Musgraves lança novo álbum nesta sexta-feira
LEIA TAMBÉM: Ariana Grande lança “Eternal Sunshine” e é destaque nos lançamentos da semana

Pingback: Show de Madonna na Praia de Copacabana é confirmado, veja detalhes | Agência UVA
Pingback: Com “Cowboy Carter”, Beyoncé resgata a música Country e é destaque da semana | Agência UVA
Pingback: História de Nicholas Winton é retratada de forma inspiradora em ‘Uma Vida’ | Agência UVA
Pingback: Vampire Weekend está de volta com novo álbum e é destaque da semana na música | Agência UVA