
O 3º Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA traz, nesta edição, uma homenagem aos 20 Anos da Agência UVA, criada com o propósito de aliar o trabalho realizado em sala de aula de forma extracurricular que oferecesse ao estudante a possibilidade de vivenciar a profissão. O evento em comemoração ao aniversário do laboratório acontecerá no dia 22 de novembro, no auditório da Universidade Veiga de Almeida campus Tijuca. Pensando nisso, Thalita Bastos, professora da UVA e coordenadora da AgeCom, aborda agências de notícias como tema da premiação.
Segundo Thalita, quando o profissional se forma em jornalismo, muita das vezes não entende uma agência de notícia como um mercado viável e que permita desenvolver todas as habilidades aprendidas durante a graduação. O objetivo é aproveitar os 20 anos da Agência UVA e dar destaque para a função desses veículos no contexto contemporâneo e como um espaço de inserção dos jornalistas formados.
“No contexto atual, uma agência de notícias é um hub de informação muito intenso. Nesses casos, a formação de um jornalista multimídia é praticamente uma exigência. Hoje em dia, é cada vez mais comum ver o repórter sendo autossuficiente, realizando a transmissão através do próprio celular, com microfones e equipamentos próprios”, afirma.
Para o prêmio, poderão ser inscritos conteúdos e projetos produzidos há, no máximo, dois semestres, sendo permitidos os semestres 2022.2, 2023.1 e, o corrente, 2023.2; inéditos ou já publicados pelos estudantes. São divididas em seis categorias: Jornalismo Online, Fotojornalismo, Podcast, Radiojornalismo, Telejornalismo, Documentário. Além disso, podem ter origem em avaliações de sala de aula, laboratórios independentes, extracurriculares ou autônomos, mas devem ser autorais, realizados de forma individual ou em grupo.
“Acho importante os alunos enviarem os trabalhos para concorrer às categorias do prêmio, principalmente por termos profissionais de fora da Universidade avaliando esses projetos. É interessante para entenderem a qualidade do conteúdo que estão produzindo e obter um direcionamento de pessoas que já estão inseridas nesse mercado”, complementa Thalita.
É possível se inscrever no 3º Prêmio Universitário de Jornalismo da UVA através do link do Forms. Os trabalhos serão disponibilizados por link, dessa forma, o material deverá estar em algum site, portal, redes ou mesmo em nuvem. As inscrições estão abertas até o dia 14/11.
Mais informações no edital completo: PDF
Reportagem de Mariana Motta, com edição de texto de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM : 20 anos de Agência UVA e a importância de uma formação integrada
LEIA TAMBÉM : Agência UVA 20 anos: do redesenho da marca à criação de um novo site
Pingback: Curso de Jornalismo da UVA alcança nota máxima no ENADE mais uma vez | Agência UVA