Cultura Música

Padam? Kylie Minogue comemora 35 anos de carreira com “Tension”

A cantora australiana dona do hit "Padam Padam" é destaque na lista de lançamentos musicais da semana, junto de Doja Cat e Yeule

A estrela pop Kylie Minogue lança, nesta sexta-feira, seu 15° álbum de estúdio, “Tension”. A diva australiana também comemora 35 anos de carreira musical, embalada de hits voltados para as pistas de dança, como “Can’t Get You Out of My Head” e, a mais recente, “Padam Padam”. Minogue é destaque na coluna de lançamentos musicais da semana, com curadoria da equipe da Agência UVA. Além de Kylie, tem Doja Cat, Yeule e Kim Petras. Confira:

Kylie Minogue – “Tension” (BMG)

A diva pop australiana Kylie Minogue apresenta ao público seu mais novo trabalho. “Tension” é o título de seu 15° álbum de inéditas em 35 anos de carreira no mundo da música. Após o sucesso do projeto “Disco” (BMG, 2020), Kylie aposta em um trabalho voltado para música eletrônica. A cantora lançou em maio o single “Padam Padam” que viralizou na internet com seu refrão pegajoso e batida eletrônica cativante. Escute “Tension” aqui.

O single “Padam Padam” é o primeiro Top 10 nas paradas britânicas desde 2010, em que obteve a terceira posição com “All the Lovers”. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Doja Cat – “Scarlet” (Kemosabe)

A cantora, compositora e rapper americana Doja Cat lança, nesta sexta-feira, seu quarto álbum de estúdio, “Scarlet”. A artista aqui muda completamente o seu visual e a estética sonora dos seus trabalhos anteriores, como o apelo pop de “Hot Pink” (Kemosabe, 2019) e “Planet Her” (Kemosabe, 2021). “Scarlet” é mais introspectivo, mas equilibrando com faixas pop, como “Paint the Town Red” e “Demons”. Escute “Scarlet” aqui.

Doja Cat anunciou, junto do disco, a turnê “The Scarlet Tour” pelos Estados Unidos, com abertura de Ice Spice e Doechii. (Foto: Reprodução/Genius)

Yeule – “Softscars” (Ninja Tune)

“Softscars” é o novo álbum do artista multi-dimensional Yeule. Aqui, elu apresenta novas texturas em uma nova direção, contrária a seu disco anterior “Glitch Princess” (Bayonet, 2021), onde eram trabalhados elementos e ruídos eletrônicos. Em seu terceiro álbum, Yeule apresenta suas composições mais vulneráveis, em um projeto que examina profundamente suas feridas e cicatrizes emocionais, evidente em singles como “Sulky Baby” e “Dazies”. Escute “Softscars” aqui.

Yeule, ou Nat Ćmiel, é de Singapura e atualmente mora na Inglaterra. Além de cantar, elu pinta e se considera uma “entidade ciborgue”. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Kim Petras – “Problematique” (Republic)

A cantora pop alemã Kim Petras lançou de surpresa, nesta segunda-feira, seu álbum previamente descartado “Problematique”. Vazado na internet em 2022, a artista, atração do festival The Town, resolveu pegar seus fãs de surpresa com o disco lançado oficialmente nas plataformas de streaming. “Problematique” é o segundo álbum de Petras que sai em 2023, sucedendo “Feed the Beast”. Com produção de Aaron Joseph e Dr. Luke, com quem sempre trabalhou com Kim, e uma colaboração com a socialite e DJ Paris Hilton. Escute “Problematique” aqui.

“Problematique” seria o álbum debut de Kim Petras mas foi descartado. O projeto vazou na internet em Agosto de 2022. (Foto: Reprodução/Apple Music)

The National – “Laugh Track” (4AD)

Outra surpresa no mundo da música foi o da banda de indie rock The National, que lançou o seu segundo álbum de 2023, “Laugh Track”. Cinco meses após “The First Two Pages of Frankenstein”, o grupo anunciou este, que é seu 10° álbum de estúdio, em um show em Cincinnati, estado de origem da banda. “Laugh Track” conta com participações de Phoebe Bridgers, Rosanne Cash e Bon Iver, na faixa “Weird Goodbyes”, lançada em 2022. Escute “Laugh Track” aqui.

“Laugh Track” conta com faixas gravadas no período de produção de “First Two Pages of Frankenstein”, mas que não entraram no álbum. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

CHAI – “CHAI” (Sub Pop)

Atração do Primavera Sound 2022, em São Paulo, a banda japonesa CHAI lança, nesta sexta-feira, seu quarto álbum de estúdio, auto-intitulado “CHAI”. Um lançamento internacional pelo renomado selo Sub Pop, este trabalho retoma as origens da cultura japonesa que o grupo cresceu. “Todas as letras refletem nossas experiências como mulheres japonesas”, contou a vocalista MANA, do porquê o álbum levar no título o nome da banda. Escute “CHAI” aqui.

CHAI é conhecida pelo ecletismo, com influências de Dance-Punk, R&B e Funk. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Foto de capa: Erick Melvin/Divulgação

Reportagem por Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Mitski lança novo álbum “The Land is Inhospitable and So Are We”

LEIA TAMBÉM: Olivia Rodrigo é uma estrela do rock em seu aguardado segundo disco

3 comentários em “Padam? Kylie Minogue comemora 35 anos de carreira com “Tension”