Cultura Música

Bebel Gilberto reverencia o catálogo de seu pai, no disco “João”

A cantora lança uma carta de amor a seu pai em um álbum especial, e é destaque na coluna semanal, junto de SPELLLING, Victoria Monet e FLEEZUS.

“João” é o sétimo álbum de estúdio de Bebel Gilberto e é uma carta de amor a seu pai, João Gilberto. Este trabalho é o destaque na coluna de lançamentos musicais da semana. Junto da cantora brasileira, tem um disco de releituras de SPELLLING, o debut de Victoria Monét e um álbum inédito de FLEEZUS. Confira a lista da Agência UVA:

Bebel Gilberto – “João” (PIAS)

A cantora brasileira Bebel Gilberto apresenta, nesta sexta-feira, seu mais novo álbum de estúdio, em que honra o repertório de seu pai, o revolucionário da bossa nova João Gilberto. Definido por Bebel como “uma carta de amor”, o trabalho tem produção do pianista americano Thomas Bartlett e com arranjos do violinista Guilherme Monteiro. Em 11 faixas, Gilberto interpreta clássicos da bossa nova, conhecidos na voz de seu pai, como “O Pato” e “Eu vim da Bahia”. Escute “João” aqui.

Bebel Gilberto é um dos nomes contemporâneos mais conhecidos da bossa nova, ganhando notoriedade mundial com o disco “Tanto Tempo”, em 2000. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Spellling – “SPELLLING & the Mistery School” (Sacred Bones)

A cantora americana Tia Cabral, conhecida popularmente pelo seu nome artístico SPELLLING, lança nesta sexta-feira o álbum de regravações, “SPELLLING & the Mistery School”. Este trabalho apresenta faixas presentes nos seus três primeiros álbuns: “Pantheon of Me” (Cherry Horse, 2017), “Mazy Fly” (Sacred Bones, 2019) e “The Turning Wheel” (Sacred Bones, 2021). O motivo das regravações é que Cabral percebeu que essas músicas se transformaram com o tempo, e decidiu capturar esta mudança, que ocorreu ao longo de sua carreira. Escute “SPELLLING & the Mistery School” aqui.

O último álbum de SPELLLING, recebeu aclamação em diversos veículos especializados, marcando presença em listas de melhores álbuns de 2021, como The Needle Drop e Slant Magazine. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Victoria Monét – “JAGUAR II” (Lovett)

A cantora e compositora de R&B Victoria Monét lança, nesta sexta-feira, seu primeiro álbum de estúdio, “JAGUAR II”. Seu debut dá continuidade ao EP lançado em agosto de 2020, “JAGUAR” (Tribe, 2020). Para seu debut, Monet apresenta colaborações com Earth, Wind & Fire, Kaytranada, Buju Banton, Lucky Daye e, sua filha, Hazel Monét. Escute “JAGUAR II”, debut de Victoria Monét, aqui.

Vicotira Monét ganhou notoriedade como uma das compositoras favoritas de Ariana Grande, com quem compôs o hit “7 Rings”. (Foto: Reprodução/Twitter)

Fleezus – “Off Mode” (Empire)

O rapper e MC paulista Fleezus é um dos nomes mais interessantes do grime brasileiro, o Brime. O MC apresenta, nesta sexta-feira seu mais novo álbum de estúdio, “Off Mode”. Com produão de CESRV e Iuri Rio Branco, o disco conta com participações de Rodrigo Ogi, Febem, Luccas Carlos e Marina Sena, com quem Fleezus colaborou recentemente no álbum “Vicio Inerente” (Sony, 2023). Escute “Off Mode” aqui.

FLEEZUS ganhou reconhecimento no hip-hop brasileiro com o EP “BRIME” (Ceia, 2020), em parceria com o rapper Febem e o produtor CESRV. (Foto: Reprodução/Apple Music)

The Armed – “Perfect Saviors” (Sargent House)

A banda punk The Armed lança, nesta sexta-feira, seu quinto álbum de estúdio “Perfect Saviors”. Este disco dá sequencia as atividades da banda após o aclamado “ULTRAPOP” (Sargent House, 2021). “Perfect Saviors” tem produção do vocalista Tony Wolski, com contribuições de diversos nomes como Julien Baker (Boygenius), Justin Meldal-Johnsen (Paramore) e Eric Avery (Jane’s Addiction). “‘Perfect Saviors’ é nossa tentativa não-ironica de criar o maior álbum de rock do século”, disse o cantor e produtor Tony Wolski. Escute “Perfect Saviors” aqui.

A temática de “Perfect Saviors” se refere aos perigos sociais derivados do excesso de informação das redes em um mundo aterrorizador e confuso, porém belo. (Foto: Reprodução/Rough Trade)

Ashnikko – “Weedkiller” (Parlophone)

A rapper americana Ashnikko lança, nesta sexta-feira, seu primeiro álbum de estúdio, “Weedkiller”. O álbum, que traz parcerias com Ethel Cain e Daniela Lalita, dá sequência à mixtape “Demidevil” (Parlophone, 2021). “Weedkiller” é um universo fantasioso criado pela própria Ashnikko, uma distopia onde a civilização foi dominada por máquinas que se alimentam de matéria orgânica. Escute “Weedkiller”, debut de Ashnikko, aqui.

A protagonista da história de “Weedkiller”, uma fada, transforma-se em metade máquina em busca de vingança pelos danos ambientais causados. (Foto: Reprodução/Twitter)

Foto de capa: Bob Wolfenson/Divulgação

Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner.

LEIA TAMBÉM: Jão encerra um ciclo em sua carreira com “SUPER”

LEIA TAMBÉM: Clarice Falcão lança o álbum visual “Truque”

4 comentários em “Bebel Gilberto reverencia o catálogo de seu pai, no disco “João”