Setembro é mês de Bienal do Livro, para alegria do público leitor carioca. E a deste ano, em que são celebrados os 40 anos do evento, novamente aporta no Riocentro, na Barra da Tijuca, contando com a participação de autores renomados, como o angolano Valter Hugo Mãe (‘A desumanização’, 2013), a americana Julia Quinn (a saga ‘Os Bridgertons’, 2006) e as brasileiras Carla Madeira (‘Tudo é rio’, 2014) e Conceição Evaristo (‘Olhos d’água’, 2014). A edição acontecerá entre os dias 1 e 10 de setembro e contará com mais de 300 autores e 200 horas de programações para toda a família.
A Bienal, ao longo dos anos, se tornou mais do que um simples espaço para a venda de livros. Hoje, o festival reúne cultura, cinema, arte, literatura e entretenimento em um só local. Portanto, é lógico que esses 40 anos precisam ser celebrados em grande estilo, na Cidade Maravilhosa. Os ingressos, a partir de R$19,50, podem ser adquiridos no site da Eventim.

Dentre as novidades, destacam-se o baile de máscaras com traje à fantasia da Julia Quinn e o espaço gastronômico com food trucks. Para valorizar a área verde, foram criados espaços de relaxamento ao ar livre. Depois de tanto tempo confinados em casa por causa da pandemia, faz sentido que os responsáveis pelo evento abram os jardins do Riocentro para o público aproveitar.

A Bienal continua com a tradição de ser inclusiva: todas as sessões terão tradução simultânea em libras e serão exibidas ao vivo no YouTube no evento. Além disso, em parceria com o Instituto Benjamin Constant, deficientes visuais poderão fazer visitas guiadas em espaços do festival.
O evento contará com diversas outras experiências imersivas, palestras e rodas de conversa. Além dos autores já citados, vale a menção para Cassandra Clare (‘Os Instrumentos Mortais’, 2007) e Jenna Evans Welch (‘Amor e Gelato’, 2017). O festival também conta com a presença de atores, roteiristas e produtores renomados em sua área de atuação. Para saber mais, acesse aqui o site do evento.
Foto de capa: Divulgação/Bienal do Livro
Reportagem de Larissa Martins, com edição de texto de Daniela Oliveira
LEIA TAMBÉM: Preço de capa: crise, oportunidades e precarização são temas no setor livreiro
LEIA TAMBÉM: Vampiros no streaming: o que a Saga Crepúsculo revela sobre o acesso à cultura no Brasil

Obrigada pelas informações! Nos vemos lá! 💋
Pingback: Baile de Máscara e bate papo com autoras internacionais são umas das atrações do primeiro fim de semana da Bienal do Livro | Agência UVA
Pingback: Show do DJ Alok é um dos destaques do fim de semana | Agência UVA
Pingback: Bienal do Rio cria memórias há 40 anos | Agência UVA
Pingback: Autora de “Os Instrumentos Mortais” promete personagens brasileiros com mais destaque em seus livros | Agência UVA