Educação Tecnologia

Semana Acadêmica de Design Gráfico da UVA debate os desafios na carreira e IA

Com auditório cheio, evento discutiu aplicações das novas tecnologias e os rumos do trabalho.

A Semana Acadêmica de Design Gráfico e Design de Animação da Universidade Veiga de Almeida (UVA) apresentou, nessa quarta-feira (21), a palestra “Design e os desafios da carreira em tempos de Inteligência Artificial”, que contou com a presença de Michel Lent, pioneiro no mercado digital, designer especialista em construção de marcas e negócios, bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio e mestre em telecomunicações interativas pela New York University.

Há 25 anos, nos Estados Unidos, Michel, ainda em início de carreira, aprendeu a criar sites, uma tecnologia que, até então, não era muito utilizada no Brasil. Responsável por redesenhar o site da Globo, ele foi contratado por uma grande agência de publicidade, a DM9DDB, e foi parar no Festival de Publicidade de Cannes.

“Eu decidi trabalhar com internet e não tinham vagas de emprego nessa área, por isso decidi criar a minha própria empresa”, relata Michel Lent, pioneiro no mercado digital.

De seu trabalho como diretor de criação na DM9DDB, o profissional destaca o uso da propaganda feita para o banco Itaú, que foi capaz de atrair novos consumidores e desbancar a concorrência por saber comunicar o produto. O designer afirma que, hoje, o produto se vende sozinho e cita, como exemplo, o caso da Nubank.

A fintech entrou no mercado com uma lista de espera para os possíveis novos clientes. O diferencial estava no design: o cartão roxo se destaca em meio aos cartões comuns. Assim, a propaganda boca-a-boca gerou certa exclusividade para quem consumia a marca. Além disso, a simplicidade do aplicativo resolveu problemas que os outros bancos não foram capazes de solucionar.

O especialista explicou o sucesso da Nubank. (Foto: Agência UVA/Larissa Martins)

“O design é a solução de problemas. Se a empresa não vem para solucionar, ela não terá sucesso”, o especialista pondera.

De acordo com Michel, “a inteligência artificial surge como uma ameaça ou aliada nesse cenário”, ele avalia, “ela é capaz de criar textos, imagens e vídeos, podendo gerar deep fakes“. O profissional, no entanto, lembra que as novas tecnologias podem ser aplicadas, em grande escala, na medicina, por exemplo. Sendo assim, as IA’s, cada vez mais sofisticadas, representariam uma revolução no ambiente digital.

Aliás, o publicitário incentiva os alunos a criarem a própria empresa em vez de se prepararem para uma contratação. “Estamos entrando em territórios novos, aconselho vocês a se informarem sobre isso. Não se preparem para o mercado, se planejem para a vida. Tenham noção de muitas empresas não estão prontas para essa transformação, por isso é necessário ter espírito empreendedor”.

Michel Lent afirma que os empregos tradicionais estão em desuso. (Foto: Agência UVA/Larissa Martins)

Durante o evento, a Agência UVA perguntou o que Michel Lent pensa sobre a aplicação das soft skills (habilidades socioemocionais) no mercado de trabalho. O palestrante afirmou que as hard skills (habilidades técnicas) sempre serão aprimoradas, porém os relacionamentos e as condutas no ambiente corporativo não mudam ao longo do tempo e devem ser vistos como um investimento enquanto profissional.

Foto de Capa: Larissa Martins/Agência UVA
Reportagem de Larissa Martins, com edição de texto de Daniel Deroza

LEIA TAMBÉM: “A tecnologia é um meio para um fim”, diz Aline Souza no Rio2C
LEIA TAMBÉM:
IA: potencialidades e desafios na criação de vídeos usando tecnologia

3 comentários em “Semana Acadêmica de Design Gráfico da UVA debate os desafios na carreira e IA