Cultura Música

Álbum póstumo de Elza Soares é destaque nos lançamentos da semana na música

A rainha Elza Soares é destaque na lista de lançamentos musicais da semana, junto de Swans, Kim Petras e Maria Luiza Jobim.

“No tempo da intolerância” é o último álbum de Elza Soares, lançado de forma póstuma nesta sexta-feira (23). Este é destaque na lista de lançamentos musicais da semana, com curadoria da equipe da Agência UVA. Além de Elza, têm a banda experimental Swans, Kim Petras, Maria Luiza Jobim e mais. Confira a lista:

Elza Soares – “No tempo da intolerância”

Foi lançado nesta sexta-feira, 23, o último álbum de Elza Soares. “No tempo da intolerância” foi gravado entre 2021 e 2022, e foi concluído seis dias antes de sua morte, em janeiro de 2022. O álbum que encerra a discografia da rainha conta com composições de Rita Lee e Pitty e produção de Rafael Ramos, com quem trabalhou com Elza em “Planeta Fome” (DeckDisc, 2019). O disco é um álbum visual, com vídeos, produzidos por inteligência artificial, retratando a carreira de Elza Soares. Escute “No tempo da intolerância” aqui.

A arte de capa de “No tempo da Intolerância” é assinada por Pedro Hansen. (Foto: Reprodução/G1)

Swans – “The Beggar” (Young God)

Swans é uma das bandas de rock experimental mais celebradas das últimas décadas, com seu som apocalíptico e dissonante de discos como “Soundtracks for the Blind” (Young God, 1996) e “To Be Kind” (Young God, 2014). Nesta sexta-feira, o grupo liderado por Michael Gira, lança seu álbum inédito, “The Beggar”. Aqui, Gira se forçou a escrever um disco novo para o Swans após os cancelamentos da turnê do disco anterior, “leaving behind” (Young God, 2019), e a interminável espera pelo fim do isolamento social. “Elas vieram facilmente, sempre com a suspeita de que seria meu último disco. Agora estou bem otimista”, diz Gira na divulgação do álbum no Bandcamp. Escute “The Beggar” aqui.

“Quando eu pude finalmente viajar com as canções para poder gravá-las com meus amigos em Berlim, o sentimento era parecido com “O Mágico de Oz”, quando o filme parte do preto e branco à imagem colorida”. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Kim Petras – “Feed the Beast” (Republic)

Após o sucesso da parceria com Sam Smith em “Unholy”, que lhe rendeu Grammys, a cantora alemã Kim Petras lança, nesta sexta-feira, seu primeiro álbum de estúdio, “Feed the Beast”. Com influências de eurodance, disco e house music, “Feed the Beast” apresenta Petras como a nova promessa da música pop. O disco conta com participações especiais de Nicki Minaj, BANKS e Sam Smith. Escute “Feed the Beast”, álbum inédito de Kim Petras, aqui.

Antes de “Feed the Beast”, Kim Petras lançou a mixtape “TURN OFF THE LIGHT” (Amigo, 2019), com temática de Halloween. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Maria Luiza Jobim – “Azul” (Das Duas)

A cantora Maria Luiza Jobim lança, nesta sexta-feira, seu álbum inédito “Azul”, inspirado na sua volta ao Rio de Janeiro e ao mar. Aqui, Maria Luiza fala sobre o presente de sua vida, enquanto seu álbum de estréia, “Casa Branca”, retratava a sua infância, morando com seu pai, Antônio Carlos Jobim, no Jardim Botânico. Em “Azul”, a artista apresenta músicas assinadas por Adriana Calcanhotto, Arnaldo Antunes e Paulo Jobim, seu irmão que faleceu em 2022, durante a criação do disco. Escute “Azul” aqui.

“Se “Casa branca” é minha origem, “Azul” é meu presente. É como eu atuo no mundo. O que eu quero e como ando.”, disse Maria Luiza Jobim na divulgação de “Azul”. (Foto: Reprodução/G1)

Arthur Russell – “Picture of Bunny Rabbit” (Audika)

Arthur Russell foi um dos artistas de música experimental mais importantes do século XX, influenciando obras de Sufjan Stevens, LCD Soundsystem e Hot Chip, seja pelos trabalhos minimalistas ou as produções de Disco Underground, ou Mutant Disco. Russell foi diagnosticado HIV positivo em 1986, enquanto produzia sua obra-prima “The World of Echo” (Upside, 1987). “Picture of Bunny Rabbit” apresenta nove faixas inéditas, gravadas entre 1985 e 1986 e masterizadas de fitas de arquivo pessoal de Arthur. Escute “Picture of Bunny Rabbit” aqui.

A masterização de “Picture of Bunny Rabbit”, com produções autorais de Arthur Russell, ficou a cargo de Eric Liljestrand. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Foto de capa: Denise Ricardo/Divulgação

Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner.

LEIA TAMBÉM: Marcelo D2 lança “Iboru”, álbum inédito que mistura samba e hip-hop

LEIA TAMBÉM: Janelle Monáe explora seu corpo e sexualidade em “The Age of Pleasure”

2 comentários em “Álbum póstumo de Elza Soares é destaque nos lançamentos da semana na música

  1. Pingback: Letrux assume seu espiríto animal em “Letrux como Mulher Girafa” | Agência UVA

  2. Pingback: Taylor Swift continua série de regravações com “Speak Now (Taylor’s Version)” | Agência UVA

Deixe um comentário