Cultura Música

Marcelo D2 lança “Iboru”, álbum inédito que mistura samba e hip-hop

O rapper é destaque na lista de lançamentos musicais da semana, junto de Sigur Rós, Queens of the Stone Age e Pitty

Marcelo D2 lança “Iboru”, seu novo álbum carregado de referências a cultura afro-brasileira. Este disco é destaque na lista de lançamentos musicais da semana, com curadoria da equipe da Agência UVA. Além de D2, têm Sigur Rós, Queens of the Stone Age, Pitty, e muito mais. Confira a lista:

Marcelo D2 – “Iboru”

O rapper Marcelo D2 lançou, nesta quarta-feira, seu mais novo álbum, “Iboru”. Aqui, D2 entrega um trabalho inspirado na cultura afro-brasileira, enlaçado pelo samba, estilo pelo qual o músico foi criado e que sempre manteve as influências evidentes em seus discos. O tema principal de “Iboru” é a “ancestralidade do futuro”, que permeia o momento criativo de D2. O artista colabora aqui com artistas como Alcione, Mumuzinho, Mateus Aleluia, Zeca Pagodinho, Xande de Pilares e Metá Metá. Além do disco, no dia 28 de junho, Marcelo lançará um curta-metragem homônimo com roteiro autoral e co-direção de Luiza Machado. Escute “Iboru” aqui.

“Iboru” é uma expressão em Iorubá que significa, em tradução livre, “que seja ouvida nossas súplicas”. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Sigur Rós – “ÁTTA”

Os islandeses da banda de pós-rock Sigur Rós surpreenderam seus fãs com a notícia de um álbum inédito, de surpresa, para esta sexta-feira. Este é o primeiro disco de um dos maiores grupos do país nórdico desde “Kveikur”. Para a divulgação, a banda liderada por Jónsi lançou “Blóðberg”, uma faixa orquestrada e instrumental com um clipe distópico, com direção de Johan Renck, diretor da série da HBO “Chernobyl”. Escute “ÁTTA” aqui.

O pós-rock, estilo pelo qual o Sigur Rós é conhecido, trabalha com texturas e timbres experimentais e influências de música ambient, jazz e música orquestrada. (Foto: Reprodução/Stereogum)

Queens of the Stone Age – “In Times New Roman” (Matador)

“In Times New Roman” é o oitavo álbum de estúdio da banda de hard rock Queens of the Stone Age. Apesar de ser um disco brutal e cru, tem o refinamento nas letras inteligentes de Josh Homme, fundador da banda. Homme revelou que, recentemente, passou por tratamento contra um câncer e uma cirurgia bem sucedida. Além disso, o músico enfrenta uma batalha judicial com sua ex-esposa Brody Dalle, da banda The Distillers, para a guarda de seus filhos Escute “In Times New Roman” aqui.

Queens of the Stone Age é um dos maiores expoentes do estilo “Stoner Rock”, espécie de Hard Rock com influências de Heavy Metal e Rock Psicodélico. (Foto: Reprodução/Queens of the Stone Age)

Pitty – “Espelhos” (DeckDisc)

A roqueira Pitty lança, nesta sexta-feira, um disco de versões, ou covers, de canções de outros artistas que gravou há quase 20 anos, na época de seu primeiro disco, “Admirável Chip Novo” (DeckDisc, 2003). As versões foram produzidas durante a gravação do DVD “Admirável Vídeo Novo”, lançado na época. “Espelhos” traz covers de Cindy Lauper, The Velvet Underground, The Beatles e Nirvana. Escute “Espelhos” aqui.

“O antes e o agora. As referências de sempre pra sempre”, apresentou Pitty seu disco “Espelhos” em seu Twitter. (Foto: Reprodução/Twitter)

Spoon – “Memory Dust” (Matador)

A banda indie americana Spoon lançou, nesta terça-feira, o EP “Memory Dust”, em continuação a era “Lucifer on the Sofa”, álbum lançado em 2022. Com três faixas criadas durante a criação do último disco, estas não ficaram prontas a tempo do lançamento no ano passado, mas, enfim, apresentadas ao público em um EP. Para divulgação, foi lançada “Sugar Babies”. Além dessa, “Memory Dust” tem uma versão da canção “She’s Fine, She’s Mine” do músico de Rhythm & Blues, Bo Diddley. Escute “Memory Dust” aqui.

Spoon é uma das bandas mais influentes do indie rock americano, sendo referência para Vampire Weekend e TV On the Radio. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Meshell Ndegeocello – “The Omnichord Real Book” (Blue Note)

Meshell Ndegeocello é uma premiada cantora, compositora e multi-instrumentista norte-americana, que lança hoje seu álbum inédito “The Omnichord Real Book” pelo selo de jazz “Blue Note”. Em um trabalho visionário influenciado pelo jazz, este disco marca um recomeço na carreira de Meshell. “The Omnichord Real Book” é o primeiro álbum de Ndegeocello em cinco anos e apresenta influências e referências que permeiam toda sua carreira. Escute “The Omnichord Real Book” aqui.

Meshell Ndegeocello é uma das principais artistas da música negra estadounidense, sendo referência do Jazz, do Neo-Soul e da música eletrônica. (Foto: Reprodução/Blue Note)

Foto de capa: Rodrigo Ladeira/Divulgação

Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner.

LEIA TAMBÉM: Janelle Monáe explora seu corpo e sexualidade em “The Age of Pleasure”

LEIA TAMBÉM: Foo Fighters lança primeiro álbum após morte de Taylor Hawkins

2 comentários em “Marcelo D2 lança “Iboru”, álbum inédito que mistura samba e hip-hop

  1. Pingback: Álbum póstumo de Elza Soares é destaque nos lançamentos da semana na música | Agência UVA

  2. Pingback: Letrux assume seu espiríto animal em “Letrux como Mulher Girafa” | Agência UVA

Deixe um comentário