Cultura Multimídia

Do console ao mobile: indústria nacional ganha espaço na produção de games

A Agência UVA preparou uma lista com jogos variados desenvolvidos por programadores brasileiros.

Títulos como “Tomb Raider, “Resident Evil”, e “Super Mario”, dentre muitos outros, marcaram a infância de uma geração ligada nos consoles. O que esses jogos têm em comum é que todos foram desenvolvidos no exterior. Em pesquisa de 2022 feita pela Game Brasil, estima-se que 74,5% da população brasileira consome jogos eletrônicos, mas a disparidade no consumo de produtos programados por brasileiros é grande.

A equipe da Agência UVA juntou uma lista de indicações de jogos desenvolvidos por brasileiros, cujo enfoque ou o pano de fundo é a cidade e a cultura. Confira:

“Ordem Paranormal: Enigma do Medo
“Enigma do Medo” é um jogo de Investigação e Suspense em Pixel Art/3D onde você será Mia, uma jovem detetive que investiga o paranormal em uma misteriosa área denominada “Perímetro: o lugar que não existe”.

O jogo ganhou muita visibilidade nas redes sociais por ter sido desenvolvido pelo youtuber e gamer Cellbit, e após uma longa campanha de financiamento coletivo, a meta foi atingida, e o jogo entrou em desenvolvimento.

Seu lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2023 e tem pré-venda já disponível.

“Fobia: Santa Dinfna Hotel
O jogo se passa em Treze Trilhas, uma cidade fictícia no interior do Brasil, repleta de rumores sombrios e desaparecimentos que envolvem o Hotel Santa Dinfna. A própria cidade desconfia que algo sobrenatural está acontecendo, então o jornalista investigativo Roberto Leite Lopes, personagem que o jogador assumirá, precisa buscar por repostas, seja explorando o hotel, resolvendo puzzles, e até observando outras linhas temporais.

A produção da Pulsatrix Studios se encontra disponível na Steam, PlayStation Store e XBox Store.

“Ominira
“Ominira” é um jogo 2D que conta a história de Valéria, uma jovem carioca, que ao ser questionada de onde vem seu sobrenome, família e traços, percebe que, assim como a maioria dos afrodescendentes no Brasil, desconhece sua ancestralidade. Então, após mergulhar em livros e contos na internet, adormece e acorda dentro de lenda yorubá “Iansã liberta Xangô”

No jogo, você precisa recolher as peças do machado de Xangô para libertá-lo do calabouço. O jogo está disponível para download gratuito na Play Store ou online no site da Afro Games.

“171
“171”, popularmente conhecido como o GTA carioca, se passa no Brasil. Cada detalhe e elemento presente no ambiente do jogo foi pensado para trazer uma sensação de familiaridade ao jogador. Nele, a a cidade toma vida com pedestres e carros andando pelo mapa que interagem entre si e com o mapa.

O jogador conta com armas e pode interagir com os elementos presentes na cidade, onde toda ação poderá criar uma reação na mesma intensidade; agir de uma forma agressiva poderá chamar a atenção, fazendo com que os inocentes mantenham distancia e trazendo problemas não apenas com a polícia, mas também com bandidos locais.

“171” está na versão alpha, porém já disponível para a compra no site da Steam.

Foto de capa: Divulgação/Pulsatrix Studios

Reportagem de Gyovanna Cabral, com edição de texto de João Agner.

LEIA TAMBÉM: Fióti, do Laboratório Fantasma, exalta a união do rap com o universo dos games
LEIA TAMBÉM:The Last Of Us”: especialista explica as chances de pandemia fúngica ocorrer de verdade

Avatar de Desconhecido

Sobre Hunter

Eu me escolhi chamar Hunter e usar a arte como refúgio. Escrevo ficções especulativas; em 2021, publiquei Colmeia e A outra, porém após problemas com a editoração retirei A outra de publicação. Em 2022 publiquei Rompendo Akai Itos, um livro de poesias que fala sobre rompermos laços tóxicos. E hoje em dia, sou formada em gastronomia, estudo jornalismo com uma bolsa na UVA e sou repórter na Agência UVA, onde tenho minha própria coluna de crônicas e cuido das matérias culturais e internacionais. E no meu Instagram @hunterlivros, monto um acervo de fotos estilo 2000 junto de meus textos chamado "Caixinha de papel debaixo da cama".

1 comentário em “Do console ao mobile: indústria nacional ganha espaço na produção de games

  1. Pingback: Brasil é o 5º país em vendas de cartões na dark web; saiba como se proteger | Agência UVA

Deixe um comentário