Pela segunda rodada do Brasileirão, o Flamengo encarou o Internacional num Beira-Rio lotado na manhã deste domingo. Apesar de jogar bem e abrir o placar com golaço de Gerson, rubro-negro desperdiça oportunidades e sofre virada no final do jogo pelos pés de Maurício.
Em horário não habitual, com o jogo iniciando às 11h, o Flamengo foi a campo com formação diferente. Armando o time com linha de quatro defensores, Jorge Sampaoli levou ao gramado os autênticos laterais Ayrton Lucas e Wesley. O plano trouxe mais controle de bola por parte do Flamengo, que terminou o primeiro tempo com mais de 60% de posse de bola. Porém, no ataque, quase não levou perigo ao goleiro do Internacional.
Foi justamente dos pés do lateral Ayrton Lucas a melhor chance criada na primeira etapa. Ayrton lançou Gerson após boa movimentação do meia, terminando em cruzamento para Gabigol, que estufou as redes. Porém, Gerson, ao se projetar para o ataque, se colocou na posição de impedimento, e o gol foi anulado. Em resposta, o Internacional encontrou chance nos contra-ataques, após superar pressão alta do Flamengo. A equipe de Mano Menezes levou perigo pelo seu lado direito de ataque, em avanços do lateral Igor Gomes e do meia Pedro Henrique. Pecando na finalização das jogadas, principalmente por decisões erradas, o colorado foi para o intervalo com apenas duas chances concretas de gol, que pararam nas mãos de Santos.
A volta do intervalo aconteceu sem mudanças em ambas as equipes, e o jogo perdeu intensidade. Nos primeiros dez minutos, apenas uma finalização de cada lado: Pedro Henrique, aos 6′, e Gabigol, aos 10′. A partir daí, Gerson, o melhor do Flamengo em campo, desequilibrou.
Gerson foi o melhor do Flamengo no jogo
Aos 17′ do segundo tempo, o meia, em arrancada que iniciou no centro do campo, acha Gabi na entrada da grande área. O camisa 10 finaliza em cima do zagueiro, e a bola sobra para Gerson, que dá lindo chapéu no goleiro Keiller, e ainda consegue controlar a bola com uma embaixadinha antes de marcar um golaço para o rubro-negro: Flamengo 1 x 0.

A reação do time de Porto Alegre foi instantânea. Mano Menezes coloca em campo o atacante Luiz Adriano, e os meias De Pena e Maurício. E surtiu efeito. Aos 24′, em boa troca de passes entre Alan Patrick e Wanderson, a bola sobra livre para o domínio de Maurício que, em seu primeiro toque na bola, chuta na saída do goleiro Santos para empatar a partida.
Após o empate quem comandou as ações de jogo foi o Internacional, ocupando o campo de defesa do time carioca. Sampaoli sente o momento difícil da equipe e saca Pedro e Vidal, para a entrada de Everton Cebolinha e Marinho e, pouco depois, Matheus França no lugar de Everton Ribeiro. O Flamengo reagiu, e foi com o próprio Matheus França que levou perigo ao gol do Inter.
Fla perde oportunidades, e é punido com virada no fim
Já nos acréscimos, França acertou, de cabeça, a trave de Keiller, após aproveitar escanteio bem batido por Cebolinha. O rubro-negro pressionava em bom momento na partida. Marinho, Gerson e Gabigol finalizaram, mas o goleiro do time gaúcho conseguiu fazer boas defesas para segurar o empate para o time da casa.
O resultado parecia justo para o Internacional, quando já nos acréscimos, aos 52′ minutos do segundo tempo, veio a virada. Alan Patrick e Jean Dias protagonizaram boa triangulação, e novamente Maurício apareceu livre para finalizar no ângulo do gol de Santos, levando à loucura os mais de 40 mil presentes no Beira-Rio.
O Flamengo com esta derrota caiu para a 4°colocação da competição, com 3 pontos. O Internacional chegou a 4 pontos, e alcançou a vice-liderança.
O próximo confronto do Flamengo é quarta-feira (26) no Maracanã, às 21h30, em partida válida pela Copa do Brasil, onde enfrenta o Maringá no jogo de volta da terceira fase da competição. No confronto de ida, a equipe carioca perdeu por 2×0 e precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para levar a partida aos pênaltis. No domingo, recebe o Botafogo no Maracanã para o clássico da 3° rodada do Brasileirão 2023.
Ficha Técnica
Internacional 2×1 Flamengo
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC/FIFA)
Assistentes: Bruno Boschillia (PR/FIFA) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Gols: Gerson (17’/2°T) e Maurício (21′,52’/2°T)
Escalações
Internacional (Técnico: Mano Menezes)
Keiller; Igor Gomes, Gabriel Mercado, Vitão e Renê; Gustavo Campanharo (Baralhas, 32’/2T), Johnny (De Pena, 20’/2°T) Wanderson (Jean Dias, 39’/2°T) e Alan Patrick; Pedro Henrique (Maurício, 20’/2°T) e Alemão (Luiz Adriano, 20’/2°T)
Flamengo (Técnico: Jorge Sampaoli)
Santos; Wesley, Fabrício Bruno, Leo Pereira (Rodrigo Caio, 44’/2°T) e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Vidal (Everton Cebolinha, 24’/2°T) e Everton Ribeiro (Matheus França, 31’/2°T); Gabigol e Pedro (Marinho, 24’/2°T).
Reportagem de: Jorge Barbosa
Foto de capa: Gilvan de Souza/CRF/Divulgação
LEIA TAMBÉM: Brasileirão 2023: Fluminense domina Atlético-PR e vence a sexta seguida
LEIA TAMBÉM: Brasileirão 2023: Vasco recebe o atual campeão no Maracanã
Pingback: Brasileirão 2023: Vasco abre o placar, mas cede o empate ao Palmeiras | Agência UVA
Pingback: Brasileirao 2023: Botafogo busca a vitória fora de casa | Agência UVA
Pingback: Botafogo vence fora de casa e confirma boa fase | Agência UVA