Comportamento Economia

Amazon faz evento virar febre nacional

Nos últimos dois dias, Amazon tem sido o assunto mais comentado no Brasil

Nesta terça-feira (13), deu-se início ao Amazon Prime Day, um evento de curta duração promovido pela empresa, com exclusividade para os assinantes da Amazon Prime no Brasil. O evento, que ocorre pela primeira vez no Brasil, ficará disponível por apenas 48 horas, se encerrando à meia-noite do dia 15. Normalmente acontece no mês de julho, porém, devido à pandemia, a data foi adiada.

Esse evento é similar à já conhecida Black Friday, que ocorre dia 27 de novembro, e dá inícios as compras de fim de ano. Por serem eventos anuais, os consumidores já esperam a data e evitam gastar dinheiro antes, a fim de aproveitar as compras com preços bem mais baixos.

Esse é o caso do Gabriel Dantas, estudante de Publicidade, que aproveitou a data para ir às compras. “Comprei uma Air Fryer, umas assadeiras, diversos livros e um Echo Dot da Amazon”, enumera. Porém, Gabriel não ficou muito satisfeito. “O evento foi um pouco abaixo do que imaginava, mas, por ser assinante do Prime, já estava meio inclinado a comprar produtos que já estava de olho antes. Poucas coisas estavam com bom desconto de fato. E, os produtos que estavam com bom desconto, era também pelo fato de estarem atreladas ao frete grátis do Prime”, acrescenta Gabriel.

Alguns usuários das redes sociais fizeram comentários empolgados com algumas dessas promoções.

Mas nem tudo são flores. Muitas pessoas fizeram duras criticas à Amazon, e alguns usuários usaram a famosa frase “metade do dobro” para fazer alusão à prática já conhecida nas promoções, em que as lojas aumentam os preços poucos dias antes da promoção, e no dia com os preços mais baixos, aparecem como se fosse um enorme desconto.

Léo Szigethy também esperava por essas promoções, mas acabou desistindo de comprar devido aos valores não possuírem um desconto tão bom quanto prometido. “Eu ia comprar um controle de Xbox, uma TV de 50 polegadas e um whisky. Os dois primeiros estavam com preços altos, especialmente o controle, e o whisky acabou rápido e aumentou o preço. Acho que existiram boas promoções, mas não notei muitas.”

Hoje em dia, há alguns serviços de internet e aplicativos que são feitos para ajudar o consumidor na hora da compra, principalmente nesses casos de grandes eventos. Esses serviços conseguem mostrar para o público as variações de preço de determinado produto, em determinada loja, fazendo com que a população possa ficar por dentro desses aumentos e diminuições nos preços poucos dias antes das promoções, e evitando, assim, de pagar mais do que o valor correto. Um desses produtos de serviços é a extensão do “Black Friday de verdade”, que é possível baixar no Google Chrome.

Mesmo com esses altos e baixos, o evento está sendo bem feito, o que está gerando diversos comentários nas redes sociais, em especial no Twitter, deixando a Amazon como um dos assuntos mais comentados durante esses dois dias. Apesar das reclamações, é bem provável que, seguindo o modelo da Black Friday, ocorra um Amazon Prime Day todos os anos no Brasil a partir de agora.

LEIA TAMBÉM: Entenda o Pix, novo sistema para flexibilizar tarefas bancárias

Por Lucas Bacil – 8º período
Revisão por Julia Barroso

0 comentário em “Amazon faz evento virar febre nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s