Flamengo e Independiente del Valle se enfrentam nesta quinta-feira (17), às 21h (horário de Brasília), pela terceira rodada do Grupo A da Copa Libertadores da América, em Quito, no Equador. O confronto vale a liderança do Grupo.
Ambos os times somam seis pontos na tabela, mas o clube equatoriano, no saldo de gols, leva a melhor até agora: seis gols contra quatro do time brasileiro. O time rubro-negro está invicto na Libertadores e a partida vai marcar a estreia do técnico Domènec Torrent na competição.
O supervisor industrial Fábio André, 40 anos, é monitor da torcida organizada Flamanguaça e está otimista para a partida. Ele acredita que o atual técnico pode sair com a vitória no jogo de hoje. “Ele entende das coisas, o técnico anterior demonstrou, por várias vezes, que no futebol dá para quebrar vários paradigmas. Se ele não inventar, acho que pode ter sucesso”.

Além do desafio de retornar para a competição com um novo treinador, o Flamengo terá pela frente a altitude de 2.850 metros de Quito e entrará em campo com o goleiro reserva, César. Diego Alves, titular da posição, desfalca o time por conta de uma lesão no ombro.
Kiti Abreu, 33 anos, técnica em radiologia e integrante da torcida Raça, comenta que apesar de César ser reserva, ele é experiente e já está no clube há bastante tempo. “Estou com o coração acelerado, as mãos suando frio, acreditando no tricampeonato mesmo com a saída de algumas peças fundamentais”.

Antes da pandemia, em fevereiro, Flamengo e Independiente del Valle disputaram a Recopa Sul-Americana. O time brasileiro derrotou o equatoriano com um placar agregado de 5×2 – 2 a 2 em Quito e vitória do Flamengo por 3 a 0 no Maracanã, na primeira vez que o clube rubro-negro conquistou um título internacional jogando no estádio. No entanto, o Flamengo retorna a Quito com um elenco que sofreu mudanças desde então.
A jornalista e editora do blog Fim de Jogo, Cris Dissat, considera que o técnico Domènec sofre uma grande pressão por resultado e teve um tempo menor com o elenco, o que pode acabar atrapalhando na disputa de hoje.
“Diferente do estilo de Jorge Jesus, que não gostava de poupar jogadores e sim jogar cada vez mais para melhorar o entrosamento, a maior dificuldade é a soma de bom entrosamento e preparo físico. Apesar dos times de fora do Brasil estarem com menos treinamento que os brasileiros, isso não está sendo o diferencial para ajudar”, pondera a jornalista.

A partida será transmitida ao vivo pelo Facebook Watch e a Torcida Jovem do Flamengo irá se reunir em Rio das Pedras (bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro) para que todos torçam juntos para o time carioca.
Para Marcelle Mello, 44 anos, professora e integrante da Jovem, o rubro-negro entra em campo nesta quinta como o favorito, mas não subestima o time adversário que tem resultados semelhantes aos do Flamengo. “Sempre tenho as melhores expectativas e ainda não fiz um panorama em relação ao técnico, pois ele está começando e conhecendo o elenco jogo a jogo”, diz.

Já a Urubuzada irá se reunir na Praça da Bandeira (bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro), onde se localiza a sede da torcida. A fisioterapeuta Andreza Regina, 35 anos, é monitora da Urubuzada e acredita que o placar será de 2×0 para o time carioca. Ela diz que com o retorno do Bruno Henrique, o time ganha mais velocidade e maior chance de finalização. “O Flamengo hoje tem um time para fazer um jogo no ritmo que fez para ganhar ano passado. O elenco é padrão!”
Alessandra Borges – 8º período
0 comentário em “Independiente del Valle x Flamengo: terceira rodada do Grupo A”