Saúde

Ansiedade afeta vida de muitos jovens, mas ainda é tabu

Estima-se que cerca de 10% a 20% dos adolescentes sofrem com transtorno de ansiedade

Enjoo, taquicardia, dor no peito, dentre outros, esses são alguns dos sintomas que a youtuber e designer de moda, Bruna Serrano, de 26 anos, sente em suas crises de ansiedade. Mas afinal, o que é esta doença que cada vez atinge mais pessoas?

A ansiedade é uma reação natural do instinto de sobrevivência que alerta ao corpo humano quando há algum perigo e prepara o organismo para lutar ou fugir. No entanto, o transtorno de ansiedade (T.A) seria uma sensibilização deste “sentido de perigo” que se manifesta mesmo sem existir um perigo real. Com isso, acaba causando um sofrimento grande devido aos sentimentos de apreensão, já que a pessoa estaria sempre aguardando o pior.

Esta doença psiquiátrica já atinge 264 milhões de pessoas no mundo, sendo no Brasil 18 milhões com transtorno de ansiedade, segundo os dados da Organização da Saúde (OMS), que diz que a população brasileira é uma das mais ansiosas do mundo. Além disso, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), estima que 10% a 20% dos adolescentes sofrem deste transtorno mental.

Este é o caso da jovem Bruna Serrano, youtuber com quase 100 mil escritos, que vem lidando com os transtornos de ansiedade desde a época da faculdade. “Sempre fui ansiosa, um pouco mais que o normal, porém quando eu estudava Moda, comecei a desenvolver o T.A. Eu tinha muitos sintomas físicos e crises de ansiedade”, conta.

Bruna tem um canal no youtube chamado “Morena Raiz”, onde aborda assuntos de cuidados com o cabelo natural, empoderamento, aceitação e outras reflexões.
(Foto: Arquivo pessoal)

Bruna ainda completa que além dos sintomas físicos (gastrite, refluxo, dor nas costas, etc), ela tinha medo de sair de casa. “No primeiro momento, pensei que fosse síndrome do pânico, fiquei preocupada e fui buscar a ajuda de um profissional”, diz Bruna Serrano.

O psicólogo Wiverson Oliveira explica a importância do profissional para tratar o transtorno de ansiedade. “Nosso papel é analisar os pensamentos que causam esse processo e levar o indivíduo a conhecer o T.A, ao ponto que ele possa identificar os fatores internos que geram a ansiedade e auxiliar no desenvolvimento de ferramentas de enfrentamento e controle do estado ansioso”, conta o psicólogo.

Depois de dois anos e meio de terapia, Bruna conta que já sabe lidar com o transtorno de ansiedade em sua vida. “No momento, eu já consigo gerenciar o transtorno de ansiedade. Mesmo sabendo que a terapia não é para a vida toda, ela me ajuda em outras questões também. A ansiedade sempre estará comigo, a diferença é que estou sempre tentando controlá-la”, diz a youtuber.

Um dos motivos da ansiedade estar presente na vida de diversos jovens é a hiper estimulação causada pela tecnologia. “Além do acesso à tecnologia e às redes sociais, a tomada de decisões para o futuro pode gerar o T.A principalmente nos jovens, pois é nesta faixa etária que muitos imaginam suas vidas”, acrescenta o psicólogo Wiverson.

Com intuito de levar informações sobre o transtorno de ansiedade para seu público, Bruna decidiu se abrir e contra um pouco de sua experiência com a ansiedade. “Há um ano eu decidir fazer a série no meu canal sobre T.A. É claro que esta decisão foi depois de um tempo de tratamento, até porque assim eu teria mais embasamento. Fico muito feliz do retorno positivo dos meus seguidores, muitas pessoas se identificaram. Infelizmente, esse assunto ainda é um tabu”, conta a youtuber.

Tainá Valiati – 7° período

0 comentário em “Ansiedade afeta vida de muitos jovens, mas ainda é tabu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s