Esporte

Campeã mundial pelo Brasil, Janeth Arcain entra para o Hall da Fama do Basquete

Ex-jogadora da seleção brasileira recebeu a honra máxima do basquete e entrou no seleto grupo de lendas do esporte

A ex-jogadora de basquete da seleção brasileira, Janeth Arcain, foi oficialmente eternizada no Hall da Fama do Basquete mundial. Campeã mundial e duas vezes medalhista olímpica pelo Brasil, Janeth recebeu o título honorário durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de Basquetebol masculino da Federação Internacional de Basquete (FIBA), na manhã desta sexta-feira (30), na cidade de Pequim, na China.

Ser convidado para entrar no Hall da Fama do Basquete é uma das maiores honrarias que um jogador pode receber em sua carreira. Além de Janeth, apenas cinco atletas brasileiros já conseguiram realizar o mesmo feito até o momento, sendo eles: Oscar Schmidth, Hortência, Magic Paula, Amaury Pasos e Ubiratan.

Durante a sua carreira na seleção brasileira, Janeth conquistou a medalha de ouro no Pan de Havana em 91; o ouro no Mundial da Austrália em 94; o prata na Olimpíada de Atlanta em 96 e o bronze na Olimpíada de Sydney em 2000. Até hoje ela detém o recorde de terceiro maior pontuador da história da seleção, somando 2,247 pontos com o uniforme brasileiro. A ex-ala armadora também foi uma das primeiras brasileiras a jogar em alto nível na WNBA, a Liga Norte-americana de Basquete Feminino.

Janeth posa junto com o certificado do Hall da Fama. (Foto: Divulgação)

Vestindo a camisa do Houston Comets, a brasileira conquistou quatro vezes seguidas o título da WNBA entre as temporadas de 1997 e 2000. Janeth sempre era um dos principais destaques do Comets em todas nas campanhas do time. Ela ganhou tanto reconhecimento nos Estados Unidos que chegou a ser incluída em um Hall da Fama americano dedicado exclusivamente ao basquete feminino no ano de 2015.

Após a cerimonia, os fãs brasileiros de basquete aproveitaram para comemorar a conquista de Janeth nas redes sociais. Apaixonado desde criança pelo esporte, o estudante de jornalismo Igor Gomes acha que receber esse reconhecimento da FIBA é maravilhoso para o Brasil. “Isso serve de inspiração para a garotada”, comenta.

Rhuan Bastos – 6º período

0 comentário em “Campeã mundial pelo Brasil, Janeth Arcain entra para o Hall da Fama do Basquete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s