Internacional

Milhares de pessoas protestam em Hong Kong contra projeto de extradições para China

Governo quer aprovar projeto que permite extradições para China continental. A medida gerou nos cidadãos o medo de perder sua independência judicial

Governo quer aprovar projeto que permite extradições para China continental. A medida gerou nos cidadãos o medo de perder sua independência judicial

Muitas pessoas foram às ruas da antiga colônia britânica no último domingo (9) para protestarem contra a proposta que viabiliza o envio de suspeitos de crimes para serem julgados na China continental. O ato teve a presença de um milhão de manifestantes, segundo os organizadores. A polícia registrou cerca de 240 mil pessoas. O protesto começou às 15h (equivalente à 4h no horário de Brasília), conforme o previsto, e durou sete horas.

Os manifestantes encheram as ruas de Hong Kong vestidos de branco, simbolizando paz e justiça. Muitos seguravam faixas vermelhas escritas com o lema do protesto: Fan song zhong, em mandarim. Faan sung jung em cantonês. No to extradition to China em inglês, significando “Não à extradição à China”. Algumas pessoas também carregavam guarda-chuvas amarelo, que se tornou um símbolo dos protestos pró-democracia que tomaram as principais ruas da cidade por 79 dias em 2014. O ato ficou conhecido como “Revolução dos Guarda-Chuvas”.

1 - Copia.png
Mobilização foi em grande escala e impactou a história do país  (Foto: Reprodução/Twitter -Laurel Chor)

As emendas, à principio, serão votadas na quarta-feira (12) no Legislativo autônomo e poderiam se tornar lei no fim do mês. A medida alarmou diversos setores sociais em Hong Kong. Estudantes, jornalistas, juristas,empresários  e grupos de defesa dos direitos humanos são críticos à essa decisão e ressaltam a falta de transparência e independência do sistema judicial chinês.

Atualmente nas leis chinesas, é permitido que um detido possa permanecer, durante seis meses, em paradeiro desconhecido, isolado e sem acesso a um advogado. Defensores dos direitos humanos também denunciam detenções arbitrárias e confissões à força.


Ana Carolina Aguiar – 6° período

 

 

0 comentário em “Milhares de pessoas protestam em Hong Kong contra projeto de extradições para China

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s