Internacional Meio Ambiente

Líder indígena brasileiro Raoni visita Papa Francisco no Vaticano

Papa Francisco encontra o líder Raoni Metuktire, da etnia caiapó, para discutir sobre a Amazônia e questões ambientais

Papa Francisco encontra o líder Raoni Metuktire (foto), da etnia Kayapó, para discutir sobre a Amazônia e questões ambientais

O Papa Francisco recebeu o líder indígena Raoni Metuktire, nesta segunda-feira (27), na Casa Santa Marta, na cidade do Vaticano. O cacique é um grande aliado na defesa da Amazônia e está desde o dia 12 de maio em uma viagem de três semanas pela Europa, onde foi recebido por três chefes de Estado, como o premier francês Emmanuel Macron, e marchou com jovens em favor do clima.

x82884712_This-handout-photo-taken-on-May-27-2019-and-released-by-the-Vatican-Media-shows-Pope-Fr.jpg.pagespeed.ic.6Iln0T_kwk
Abraço sela encontro entre o líder indígena brasileiro Raomi e o Papa Francisco, no Vaticano (Foto: Vatican Media/AFP)

 

Segundo o Vatican News, o compromisso do Papa com o líder do povo Kayapó foi confirmado no último sábado (25) pelo diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti. Ele explica que a reunião é parte da preparação para o Sínodo da Amazônia, que se será realizado entre os dias 6 a 27 de outubro, no Vaticano, com o tema Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e por uma Ecologia Integral. Conforme o O Globo, o encontro com bispos e clérigos de todo o mundo terá como objetivo debater questões como o desmatamento e a situação de povos indígenas.

“Com este encontro, o Papa Francisco quer reiterar sua atenção pela população e pelo meio ambiente da região amazônica”, anunciou o porta-voz do Papa, no último domingo (26).

Este slideshow necessita de JavaScript.

A tribo Kayapó, na qual Raomi faz parte e é líder, é uma das ameaçadas pelo agronegócio e por madeireiros. O cacique, de acordo com o G1, além de lutar pelos problemas sofridos pelo seu povo, denuncia a devastação de toda a Amazônia, que está sendo por muito tempo ameaçada pelo desmatamento.

A preocupação do Papa argentino com as ameaças contra a floresta e sua biodiversidade coincide com a de muitas populações amazônicas, como a de Raomi, determinadas a defender sua identidade e seus costumes. Segundo o UOL, esta é a primeira vez que a Igreja Católica oferece oficialmente apoio e atividades concretas em favor do cuidado ambiental.


Natália Pires – 8º período

0 comentário em “Líder indígena brasileiro Raoni visita Papa Francisco no Vaticano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s