Feito foi alcançado antes apenas por Estados Unidos, Rússia e China
O premiê indiano Narenda Modi comemorou a derrubada do satélite que pertencia ao próprio país. Segundo ele, isso estabelece a Índia como uma “potência espacial”. É um importante feito, já que um míssil antissatélite permite, em uma situação de guerra, dificultar ou até inviabilizar a comunicação dos inimigos.

O lançamento acendeu o alerta na região, que já vive em estado de tensão crescente, especialmente, por conta do antigo conflito entre Índia e Paquistão. Narenda Modi disputará as eleições gerais em abril e a incerteza por sua reeleição gera apreensão na relação entre os dois países, que acusam um ao outro de dispararem morteiros contra o vizinho.
O ministro das relações exteriores chinês se manifestou dizendo esperar que os países possam proteger a paz duradoura no espaço. Estados Unidos e Rússia ainda não divulgaram declarações. Vale lembrar que a Índia é um dos países que assinaram o chamado “Tratado do Espaço Exterior”, realizado por Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética. Criado durante a corrida espacial, esse acordo regula a utilização do espaço e proíbe seu uso para testes nucleares – a Índia também é uma potência nuclear – e para fins militares.
Daniel Fernandes – 7° Período

0 comentário em “Índia destrói satélite com míssil”