EUA reconhece formalmente as Colinas de Golã como território Israelense

Território localizado na fronteira com a Síria foi conquistado em 1967, durante a guerra dos seis dias, mas entidades internacionais nunca reconheceram soberania Israelense

Durante visita do premiê de Israel Benjamin Netanyahu à Washington nesta segunda-feira (25), o presidente americano Donald Trump reconheceu o controle israelense sobre as colinas de Golã. A medida contrasta com décadas de consenso internacional sobre a posse da região.

trump-asasa.jpg

O presidente dos EUA, Donald Trump, estreita cada vez mais os laços com Israel Foto: Reprodução / EBC

Trump declarou que as relações entre os dois países nunca foram tão fortes. Essa proximidade entre as duas nações já havia ficado em evidência quando, em 2017, o presidente norte americano reconheceu Jerusalém como a capital de Israel, mudando a sede da embaixada de Tel Aviv para a cidade santa. A apenas duas semanas da eleição, Netanyahu foi aos Estados Unidos para exaltar a seu povo a relação de intimidade com Trump, o que ele mesmo descreveu como “O mais forte vínculo entre um líder israelense e um presidente americano’’.

Causa de várias tensões com a Síria, as colinas de Golã foram conquistadas ainda durante a guerra dos seis dias, em 1967. Apesar de terem anexadas como parte do território de Israel em 1981, essa soberania nunca foi reconhecida pelas maiores entidades internacionais. O secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que o status da região continua o mesmo perante a organização. “A decisão de Israel impor suas leis, jurisdições e administrações nas colinas sírias ocupadas é nula e sem efeito internacional”.

 O governo Sírio também se manifestou através de seu Ministério de Relações Exteriores, reprovando a medida de Trump e considerando-a como uma “Violação da soberania e unidade do território Sírio’’.


Felipe Pereira – 7º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s