Curiosidades sobre o Halloween

Origem do Nome

O nome Halloween vem de “All Hallow’s Eve”. “Hallow” é um termo antigo do inglês que significa “santo”. “Eve”, em português, é “véspera”. Assim, a expressão era usada para se referir à noite anterior ao Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro.

Origem da Festa

O Halloween é conhecido em todo o mundo por ser um feriado celebrado, principalmente, nos Estados Unidos, mas sua origem é bem mais antiga do que se imagina. A festa surgiu entre os povos celtas, residentes de onde hoje fica localizada a Irlanda, há cerca de 2.500 anos. Não há nenhum registro escrito desse povo, por isso suas histórias e tradições foram passadas oralmente de geração em geração. Eles acreditavam que os mortos se levantavam para apoderar-se do corpo dos vivos nessa noite.

Por isso, para afastar os maus espíritos e proteger a colheita, eles saiam de suas casas fantasiados de figuras estranhas e bizarras. A comemoração dos “doces ou travessuras” (trick or treat, em inglês) ocorre no dia 31 de outubro desde a sua origem. Essa data marca o Samhain, que corresponde ao ano novo celta. Foi durante a Idade Média que a comemoração recebeu a denominação de “Dias das Bruxas”, pois era um evento condenado pela Igreja Católica, sendo alvo de perseguições e condenações de seus participantes à fogueira.

O pedido de doces nesse dia está relacionado com essa antiga tradição. As pessoas ofereciam comida aos maus espíritos, como forma de apaziguá-los. O uso de abóboras como vela, no entanto, está relacionado a um folclore irlandês, cuja figura central é o “Jack da Lanterna”. A história conta que Jack conseguiu enganar o diabo e, por isso, escapou do inferno. Ao morrer, ele não foi aceito no céu e passou a andar pelas noites utilizando uma lanterna para iluminar o caminho. Na lenda, no entanto, Jack não utilizava abóboras, mas sim um nabo.

halloween-959006_960_720

O Halloween, também conhecido como “Dia das Bruxas”, é comemorado no dia 31 de outubro desde a sua origem Foto: Pixabay

Dos Estados Unidos para o Mundo

Em 1845, período histórico conhecido na Irlanda como “Grande Fome” fez com que milhares de pessoas migrassem para os Estados Unidos, levando suas histórias e cultura.

Hoje, o Halloween é o maior feriado não-cristão do país. Seu cunho comercial aumenta as vendas de doces. Segundo a BBC, em 2010, as vendas de chocolates ultrapassaram as de outras datas comemorativas como Dia dos Namorados e Páscoa.

As festas são retratadas em diversos filmes, séries e demais produções norte-americanas. Com essa popularidade, a comemoração foi exportada para outros países, entre eles o Brasil. Aqui, as celebrações geralmente ocorrem em boates, bares, escolas e cursos de idiomas. As crianças, principalmente, se divertem com as fantasias e brincadeiras.

Filmes sobre Halloween

Se você quer comemorar o Dia das Bruxas debaixo das cobertas ou se divertindo com amigos, confira a seleção abaixo de filmes, de animações a clássicos do terror, com essa temática:

  • Halloween: A Noite do Terror (1978);
  • O Estranho Mundo de Jack (1993);
  • Abracadabra (1994);
  • A Bruxa de Blair (1999);
  • A Noiva Cadáver (2004);
  • Contos do Dia das Bruxas (2007);
  • Frankenweenie (2012).

Letícia Montilla – 6º período e Maria Carolina Martuchelli – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s