Do dia 7 a 26 de setembro, a Casa França-Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, recebe a exposição “Flamengo: História De Uma Paixão”. Com fotografias, vídeos, oficinas de arte, debates e espaço destinado ao torcedor, a mostra – com curadoria de Nelson Ricardo Martins, pesquisa de Bruno Lucena, realização do próprio clube e produção da Fase 10 Ação Contemporânea – ocupa todas as salas do museu em homenagem ao time, contando sua história desde a fundação até os dias de hoje. No Facebook da instituição, o curador afirma que a exposição se constitui em uma iniciativa inédita. “Nunca se ocupou um grande centro cultural da cidade trazendo a história de um clube carioca”, diz Nelson.

Com a mostra, a Casa França-Brasil registrou recorde de público em um único fim de semana. Cerca de mil visitantes passaram por lá no sábado e domingo de estreia. A média para esses dias é de 300 pessoas. Os torcedores encontram uma exposição composta de quatro painéis, com 2,5 metros de altura e 4,0 metros de largura cada, que ficam na sala principal, com cerca de 170 fotos e vídeos que compõem uma linha do tempo da história do Flamengo.
Há uma mini-arquibancada estilizada transformada em espaço de convivência, onde os visitantes podem assistir a imagens da torcida e dos gols mais emblemáticos no telão em frente. Também é onde acontecem as palestras com os torcedores mais famosos do time e os organizadores da mostra.
Figuras icônicas da torcida rubro-negra como “Anjinho”, “Pânico”, “Valderrama” e “Dona Zica” fazem uma participação especial na mostra. Os flamenguistas anônimos também possuem seu espaço na “Sala da Paixão”, onde fica um quadro imenso para deixar desenhos, mensagens ou declarações ao time do peito.
Com a presença do curador, dos historiadores, de atletas ou rubro-negros ilustres, as visitas guiadas são realizadas em diferentes horários, tanto para o público em geral quanto para estudantes de escolas públicas e particulares.
Por fim, a exposição fala do futuro do clube. Em uma área exclusiva, os visitantes terão a oportunidade, em primeira mão, de conhecer o projeto do novo museu do Flamengo e mais, de estar próximos à taça Salutaris, que premiou o time, em 1927, como o clube Mais Querido Do Brasil.

A visitação da mostra “Flamengo: História De Uma Paixão”, na Casa França-Brasil, acontece de terças a sábados, das 10h às 20h e aos domingos, das 10h às 19h.
Thais Fernandes – 7° período

0 comentário em “‘Flamengo: história de uma paixão’: exposição faz Casa França-Brasil bater recorde de visitações”