Cultura

Aline Paes e Júlia Vargas falam do show no MIMO Festival Rio e sobre novos trabalhos

Julia Vargas cantou com Aline Paes no palco do MIMO Festival Rio de Janeiro. Foto: Francisco V. Santos / AgênciaUVA

Cantora carioca cantou na Marina da Glória e recebeu no palco Júlia Vargas.

A abertura do MIMO Festival Rio de Janeiro, na Marina da Glória, na última sexta-feira (10 de novembro), coube à cantora carioca Aline Paes e contou com participação de Júlia Vargas. Dona de uma voz suave e afinadíssima, Aline trouxe para o festival um repertório variado de ritmos e sons brasileiros, dialogando com músicas de Portugal, Angola e Cabo Verde. Essa é a proposta do seu novo trabalho, ainda sem título, com previsão de lançamento para agosto do próximo ano.

Aline Paes no palco do MIMO festival Rio de Janeiro. Foto: Francisco V. Santos / AgênciaUVA
Aline Paes no palco do MIMO festival Rio de Janeiro. Foto: Francisco V. Santos / AgênciaUVA

Ela conta que ser artista não foi a primeira opção. Ingressou na faculdade de história, desistiu e se formou em produção cultural. Começou a cantar somente aos 19 anos e a carreira artística foi sendo construída junto com a de produtora cultural.

O primeiro disco lançado em 2015, “Batucada Canção”, foi muito elogiado e rendeu a ela o prêmio Revelação da “Revista Rolling Stone Brasil”. O álbum fala da vocação musical do Brasil, da riqueza do cancioneiro e dos ritmos populares, especialmente do nordeste brasileiro. Segundo Aline, lançar um disco atualmente não tem valor comercial. Mas, enquanto cartão de visita, é muito importante. Tem a função de trazer o nome do artista para o mercado. E ter o trabalho reconhecido logo no primeiro disco é uma sensação maravilhosa.

Me deu muito orgulho, me fez circular pelas capitais brasileiras – Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Recife – e também no exterior, Portugal e Londres.

Na plateia, o casal carioca Alexander Panágio, 40 anos, e Rosane Vellasco, 46 anos, assistiam ao show e ficaram encantados com o repertório e a performance de Aline. “Gostei bastante do show da Aline, porque ela cantou fado e também ritmos brasileiros como o maracatu”, declarou Rosane.

Julia Vargas cantou com Aline Paes no palco do MIMO Festival Rio de Janeiro. Foto: Francisco V. Santos / AgênciaUVA
Julia Vargas cantou com Aline Paes no palco do MIMO Festival Rio de Janeiro. Foto: Francisco V. Santos / AgênciaUVA

 

A música Canto de Xangô, de Badem Powell e Vinícius de Moraes, foi o ponto alto da participação de Júlia Vargas no show de Aline Paes. Foi a primeira participação da cantora no MIMO festival. Júlia disse que ficou muito feliz pelo convite de Aline e pelo festival ter a participação de grandes músicos, além de ser muito prestigiado pelo público.

Natural de Cabo Frio e atualmente radicada em Niterói, Júlia Vargas, 28 anos, começou a vida artística na dança, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e no Centro de Movimento Deborah Colker. Depois, fez participações em shows do irmão Ivo Vargas, antes de seguir carreira solo.

Desde 2012 na cena musical carioca, ela já fez turnê e shows com Milton Nascimento, ganhou uma música inédita de Ivan Lins, que foi gravada em seu primeiro disco, e abriu o show de Alceu Valença na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, além de ter participado de shows com outros artistas consagrados como Pedro Luís, Moraes Moreira, João Donato e Wagner Tiso. No segundo álbum, “Pop Banana”, a carreira de Júlia se consolidou. Perguntada se o reconhecimento ao trabalho chegou, respondeu:

Chegou. Chegou porque tem sido muito bem recebido, tanto pelo público quanto pela imprensa, mereceu muitas notas de jornal. Enfim, estou muito feliz com o resultado.

Mas o sucesso não lhe subiu à cabeça. Júlia diz ter muito ainda a trabalhar nesse disco, como levar o show para outros estados e gravar um clip em 2018. Ela também tem outros projetos em andamento, como o show Iara Ira, que faz com Duda Brack e Juliana Linhares, o qual ressalta a força da mulher e que também tem sido muito bem recebido pelo público.


Francisco V. Santos – 5º período

Do rap ao rock’n’roll, Festival MIMO reuniu filmes onde a música é a protagonista

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Aline Paes e Júlia Vargas falam do show no MIMO Festival Rio e sobre novos trabalhos

Deixe um comentário