‘No intenso agora’, de João Moreira Salles, ganha prêmio de melhor filme na Colômbia

Documentário também será exibido no Festival Internacional de Documentários de Amsterdam.

Cartaz do documentário

Cartaz do documentário “No intenso agora”. Divulgação

O documentário “No intenso agora”, de João Moreira Salles, acaba de ganhar o prêmio de Melhor Filme Internacional do Festival de Cali, Colômbia. O filme já foi premiado nas Américas, na Europa e na Ásia. “No Intenso Agora”, que está em cartaz no Brasil, também é finalista do Prêmio Fênix, que homenageia os melhores profissionais da indústria cinematográfica da América Latina, Espanha e Portugal, uma espécie de Oscar ibero-americano. A cerimônia acontecerá no início de dezembro, na Cidade do México.

Desde sua estreia no Festival de Berlim, o documentário já participou de mais de 20 festivais. E, na próxima segunda, 20 de novembro, o longa estreia na Mostra Masters do IDFA (Festival Internacional de Documentários de Amsterdam), considerado o festival mais importante do mundo destinado ao gênero.

“No intenso agora” é narrado em primeira pessoa e reflete sobre o que revelam quatro conjuntos de imagens da década de 1960: os registros da revolta estudantil francesa em maio de 1968; os vídeos feitos por amadores durante a invasão da Tchecoslováquia em agosto do mesmo ano, quando as forças lideradas pela União Soviética puseram fim à Primavera de Praga; as filmagens do enterro de estudantes, operários e policiais mortos durante os eventos de 1968 nas cidades de Paris, Lyon, Praga e Rio de Janeiro; e as cenas que uma turista – a mãe do diretor – filmou na China, em 1966, ano em que se implantou no país a Grande Revolução Cultural Proletária.

Edson Luis. Foto: Eduardo Escorel

Rio de Janeiro, 1968. Foto: Eduardo Escorel

muralha 1 Cred Divulgaçãoi

Muralha da China. Foto: Divulgação

5 b Crédito Divulgação

China. Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s